Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O beijo da palavrinha
Beatriz Cardoso
Created on January 3, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tarot Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
Transcript
O beijo da palavrinha
O beijo
Bibligrafia do autor
1.
2.
Opinião sobre a capa
3.
Relação do titulo com a obra
4.
Resumo da ação
Indice
Personagens, tempo e espaço
5.
6.
Passagem significativa da história
7.
Opinião da leitura
Associação entre o conteúdo da obra e um objetivo artístico
8.
Bibliografia
Mia Couto
Mia Couto, nome fictissio de António Emílio Leite Couto é um escritor e biólogo moçambicano . Nasceu na Beira, em Moçambique a 5 de julho de 1955 e tem 67 anos. Mia Couto tem uma obra literária extensa e diversificada, incluindo poesia, contos, romance e crónicas. É considerado como um dos escritores mais importantes de Moçambique. As suas obras são publicadas em mais de 22 países e traduzidas em alemão, francês, castelhano, catalão, inglês e italiano.
Opinião da capa:
O beijo da palavrinha uma obra que vos vou apresentar hoje. Observando a capa consigo ver uma rapariga abraçada a uma onda de mar e um pássaro,rodiada por areia e duas casas. Antes de ler a história a capa transmite que a menina representada na imagem, gosta muito do mar. No entando depois de ler a história toda entendemos que a menina chamada Maria Poerinha, nunca viu o mar. Na capa também existe informação como:* Titulo; * Autor e ilustrador; * editora; * número da edição
Interpretação do título:
O título «O beijo da Palavrinha» tem haver com o facto de a Maria Poerinha no final ser beijada pela palavra «mar» e deixar a vida na terra e «palavrinha» porque «mar» é uma palavra pequena tal como a menina.
Resumo:
O livro conta a história de uma menina que vive em no interior de África com a sua pobre família. Certo dia ela adoece e o seu tio que os tinha ido visitar diz que a cura é ver o mar. Sendo impossivel a viagem devido á sua fraquesa, o seu irmão Zeca Zonzo mostra-lhe o mar através do tato, passando os dedos da irmã por cima dos traços que desenhara M- ondas A- gaivota R- rochas Depois de sentir o mar a alma de Maria ergesse como uma gaivota branca.
Personagens, tempo e espaço:
Personagem secundária-Tio Jaime Litorânio:Tio da Maria Poerinha e do Zeca Zonzo, a quem o mar lhe havia aberto a porta do infinito.
Personagem Principal-Zeca Zonzo:Irmão mais novo de Maria Poerinha, era um rapaz desprovido de juizo e com cabeça no ar: «... as ideias lhe voavam como balões em final de festa.»
Personagem Principal-Maria Poerinha:Rapariga pobre e sonhadora eembora tinha sonhos pequenos.
Figurante-Mãe:Mãe de Zeca Zonzo e Maria Poerinha
Tempo: indefenidoEspaço: aldeia interior africana
Passagem significativa da História:
« Já se preparavam as finais despedidas quando o irmão Zeca Zonzo troxe um papel e uma caneta .-Vou-lhe mostrar o mar,maninha. Todos pensaram que ele iria desenhar o oceano. Que iria azular o papel e no meio da cor iria pintar uns peixes. E o sol em cima, como vela em bolo de aniversário. Mas não. Zonzo apenas rabiscou com letra gorda a palavra MAR»
Aconselho a leitura desta obra pois ela faz-nos entender o poder das palavras e dar assas á nossa imaginação como o Zeca Zonzo fez ao mostrar o mar á irmã de forma diferente. Para além disso transmite falores familiares como exemplo quando todos se reuniram com a Maria porque ela estava doente.
Associação da ilustração á ação:
As ilustrações do livro associam-se á história pois estam coloridas entre as cores quentes de África e os tons azuis do mar e rio.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mia_Couto
E esta foi a minha apresentação... obrigada pela atenção