Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Ricardo_Firewalls

joaopacheco08

Created on January 2, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Relaxing Presentation

Nature Presentation

Transcript

Firewall

Ricardo Oliveira | 12ºPIGR | 2022/23

Índice

8. NGFW

1. Introdução

9. WAF

2. O que é um Firewall

10. Gateway em nível de circuito

3. Função da Firewall

11. Gerações da Segurança Informática

4. Tipos de Firewall

12. NGFW vs UTM

5. Firewall Proxy

13. Conclusão

6. Firewall UTM

14. Webgrafia

7. Inspeção de Estado

Introdução

Introdução

Este trabalho vai ser todo ele à volta do tema das firewall, pois é um dispositivos bastante importante para a segurança das redes, pois hoje em dia, os ataques são cada vez mais frequentes, e é conveniente ter algo que nos proteja e nos ajude a estar menos vulneráveis quando navegamos na Internet.

O que é uma firewall?

O que é uma firewall?

Uma firewall é um dispositivo de segurança de redes. Este dispositivo pode ser tanto a nível de hardware como a nível de software. Pode ser um dispositivo próprio ou um software no próprio router da operadora.

Qual é a função da firewall?

Qual é a função da firewall?

A firewall tem como função controlar e gerir o tráfego da rede. Tem como principal objetivo bloquear o acesso de pacotes não desejados a circular na rede.

Tipos de Firewall

Tipos de Firewall

Temos vários tipos de firewalls, para as diferentes situações/funções:- Filtragem de pacotes; - Firewall Proxy; - Firewall com Inspeção de Estado; - Firewall UTM; - Firewall NGFW; - WAF;

Firewall Proxy

Firewall Proxy

Este tipo de firewall, para além de ter a função básica da firewall, tem também a função de impedir algumas ligações externas para a rede interna. Tem também algumas funções adicionais, como armazenamento em cache e segurança de conteúdo.

Firewall UTM

Firewall UTM

(Unified Threat Management) é um dispositivo combina várias funções de segurança num único dispositivo e protegendo uma rede de forma simples, sendo assim mais procurada do que a NGFW.

Firewall Inspeção de Estado

Firewall de Inspeção de Estado

Este tipo de firewall, para além de ter a função o tráfego numa rede a partir de umas certas regras, tem também a função de impedir algumas ligações à Internet.

NGFW

NGFW

(Next Generation Firewall) é uma firewall semelhante à UTM, mas é geralmente usada em empresas maiores, é possível uma configuração mais pessoal. A firewall UTM geralmente já trás uma certa configuração (predefinida) enquanto na NGFW é possível fazer uma configuração própria do zero.

WAF

WAF

Web Application Firewall executa as funções de firewall ao nível de aplicação. Com diferença às outras firewall's, este tipo de firewall tens um servidor intermediário que analisa o tráfego das aplicações.

10

Gateway em nível de circuito

Gateway em nível de circuito

Um gateway em nível de circuito é um firewall que fornece segurança de conexão UDP (Protocolo de Datagrama de Utilizador) e Protocolo de Controlo de Transmissão (TCP).Ao contrário dos gateways de aplicações, os gateways no nível do circuito monitoram o handshaking de pacotes de dados TCP e o cumprimento das regras e políticas do firewall.

11

Gerações de Firewall

Gerações da Segurança Informática

Existem 5 gerações de segurança, sendo estas: - Geração 1 (Vírus); - Geração 2 (Redes); - Geração 3 (Aplicações); - Geração 4 (Payloads); - Geração 5 (Mega) (2018);

Geração 1 (Vírus)

A primeira geração de segurança de rede teve o seu início no final do século 80.Nessa altura, os ataques começaram a ser autónomos, o que impulsionou a venda de antivírus, pois muitas empresas eram atacadas.

Geração 2 (Redes)

Durante a década de 90, os ataques de Internet aumentaram substancialmente, afetando assim os negócios e empresas.Isto levou à criação da firewall.

Geração 3 (Aplicações)

Nos inícios dos anos 2000, foram amplamente exploradas muitas vunerabilidades em aplicações.Isto afetou empresas, levando assim à criação de sistemas IPS (Intrusion Prevention System).

Geração 4 (Payloads)

Por volta de 2010, o aumento de ataques direcionados, desconhecidos, evasivos, etc, afetaram a maioria das empresas impulsionaram produtos anti-bot e sandboxing.

Geração 5 (Mega)

A partir de 2017, ataques em grande escala que usavam ferramentas avançadas que exigiram soluções avançadas de prevenção de ameaças.

Evolução

A evolução deve-se à descoberta de algo novo.Com a evolução dos ataques informáticos, haverá sempre alguma maneira nova de atacar um dispositivo informático, o que fará com que haja a necessidade de evoluir da segurança. Atualmente estamos na 6ª geração (nano segurança), que começou em meados de 2020.

12

NGFW vs UTM

UTM

NGFW

Normalmente usada em empresas mais pequenas. Tem uma variedade maior de proteção de redes. Maior versatilidade.

Usados em empresas maiores. Capacidade de uma configuração de segurança mais avançada. Usada em empresas com uma rede mais complexa

VS

13

Conclusão

Conclusão

14

Webgrafia

Bibliiografia

https://www.internationalit.com/post/firewall-o-que-é-e-quais-tipos-diferentes-existem - O que é/Tipos de firewall. https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/firewall/tiposdefirewall.html - Tipos de Firewall https://bdprogramacao.blogspot.com/2021/11/ciberseguranca-e-firewalls.html - Tudo sobre Firewalls https://www.cioinsight.com/security/ngfw-vs-utm/ - NGFW vs UTM

FIM!!!