Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

História de Portugal

sofia jose

Created on December 28, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

HISTÓRIA DE pORTUGAL

INÍCIO

INDÍCE

1. Os primeiros povos

5. A expansão de Portugal na segunda dinastia

2. Os romanos e os povos bárbaros

3. Os muçulmanos

6. A terceira dinastia

4. A formação de Portugal e a primeira dinastia

7. A quarta dinastia

oS PRIMEIROS POVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA

Alguns dos primeiros povos eram comunidades recoletoras. Eram nómadas (deslocavam-se de um lado para o outro sem se fixarem no mesmo sítio).

Genially

Essas comunidades aprenderam a domesticar os animais, passaram a praticar a agricultura e a pastorícia. Denominavam-se de comunidades agropastoris e passaram a ser sedentários (fixaram-se num local, onde passaram a viver.

OS IBEROS, CELTAS, FENÍCIOS, GREGOS E CARTAGINESES

OS ROMANOS

No ano 711, um povo de influência árabe, vindo do norte de África, invadiu a Península Ibérica. Ficaram conhecidos como Muçulmanos, Árabes, Mouros ou Maometanos, que iniciaram o seu domínio na Arábia e formaram um grande Império até África. A sua religião era o Islamismo ao longo dos anos, os Árabes implantaram na Península Ibérica os seus costumes e conhecimentos: a cultura do algodão, do arroz, dos citrinos, a produção do papel, a bússola, o astrolábio, a nora como sistema de rega,… Na língua Portuguesa ainda hoje se encontram palavras de origem Árabe: Almirante, Algarve, algarismo, alface, … O comandante da invasão foi Tarik, que após algumas batalhas, derrotou os Visigodos, apoderaram-se de quase toda a Península Ibérica com exceção da parte Norte, onde ficam as montanhas das Astúrias. Nestas montanhas refugiaram-se muitos Cristãos e daí iniciaram novas lutas contra os árabes.

OS MUÇULMANOS

A Reconquista Os Muçulmanos tinham o controlo sobre a Península Ibérica com excepção das montanhas do norte - as Astúrias. No ano de 718, aproveitando o enfraquecimento dos Muçulmanos, os Visigodos comandados por Pélágio, venceram-nos na batalha de Covadonga. Formou-se assim o Reino Cristão das Astúrias – Reino de Leão. ​A ajuda de cavaleiros cristãos do norte e do centro da Europa foi crucial – os Cruzados – formaram-se na Península Ibérica outros Reinos Cristãos: Castela Navarra e Aragão. Entre esses cavaleiros que ajudaram na reconquista, estavam Dom Raimundo e Dom Henrique de Borgonha. Como recompensa pelas batalhas travadas contra os Mouros, D. Henrique casou com Dona Teresa, filha do Rei de Leão. Foi-lhe doado o Condado Portucalense, se se estendia entre os rios Minho e Douro. A primeira capital do condado foi Guimarães e o seu primeiro filho foi Dom Afonso Henriques.

OS MUÇULMANOS

A FORMAÇÃO DE PORTUGAL

D. AFONSO HENRIQUES

Nome: D. Afonso Henriques. Cognome: O Conquistador. Profissão: 1.º Rei de Portugal. Data e local de nascimento: nasceu em 1109, provavelmente na cidade de Coimbra, embora haja quem pense que nasceu em Guimarães. Filiação: os seus pais eram os senhores do Condado Portucalense, D. Henrique de Borgonha, cavaleiro francês e cruzado e D. Teresa, filha de D. Afonso VI, rei de Leão e Castela.

Os reis da 1ª dinastia

A EXPANSÃO DE PORTUGAL NA SEGUNDA DINASTIA

Infante D. Henrique

A TERCEIRA DINASTIA

A dinastia filipina ou dinastia de Habsburgo foi a dinastia real que reinou em Portugal durante o período de união pessoal entre este país e a Espanha, isto é, em que o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal. Os três reis da dinastia filipina pertenciam à Casa de Habsburgo e governaram em Portugal entre 1580 e 1 de dezembro de 1640. Foram: Filipe I de Portugal e II de Espanha r. 1580-1598; Filipe II de Portugal e III de Espanha r. 1598-1621; Filipe III de Portugal e IV de Espanha r. 1621-1640.

QUARTA DINASTIA

d. joão iv

D. manuel ii

D. João IV (1604-1656) abriu as portas à dinastia de Bragança. Tinha sido sondado para assumir a coroa antes das revoltas de 1640. Hesitou mas acabou por ser coroado.

D. Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 .

Factos importantes da quarta dinastia

MARQUÊS DE POMBAL

napoleão bonaparte

Napoleão foi um estadista e líder militar francês que ganhou destaque durante a Revolução Francesa e liderou várias campanhas militares de sucesso durante as Guerras Revolucionárias Francesas. Foi imperador dos franceses como Napoleão I de 1804 a 1814

Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I,

FIM