Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Moda na roma antiga

Daniela Almendra

Created on December 26, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

MODA

na roma antiga

cOMEÇAR

A evolução do vestuário acompanhou a História da evolução humana. Em Roma, o vestuário significava muito mais do que apenas cobrir o corpo. Além de revelar o trabalho exercido, a roupa mostrava o nível de riqueza e a sua posição social.

Também no vestuário, Roma recebeu influência dos gregos. As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.

Toga Romana

Diferenças sociais

Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima.Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa. Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.

Roupa usada pelos escravos romanos

Exemplos

Cobertura para a CABEÇA

Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça, a não ser por ocasião de uma viagem. Nessas alturas poderiam colocar o pétaso (petasus), um chapéu de abas largas, ou o cuculo, um capuz. Quando efetuavam sacrifícios, os homens romanos tapavam as cabeças com uma banda da toga ou do pálio (pallium). Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla (um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa. As viúvas utilizavam o ricínio (ricinium), uma espécie de xale.

CAlçado

JOELHARIA

As joias, por sua vez, eram muito usadas e valorizadas tanto pelas mulheres, quanto pelos homens. Eram feitas de metais nobres, de fibras naturais e pedras, e enfeitavam todo o corpo: orelhas, pescoço, mãos, pés, braços e canelas.

Nos pés, os romanos de todas as classes sociais vestiam sandálias de couro dos mais diversos estilos: com tiras entre os dedos, cadarços longos trançados na canela ou até alcançar os joelhos. Hoje, as famosas sandálias gladiador, muito comuns na Roma Antiga.

Na infância e adolescência o cabelo era usado livremente, liso ou encaracolado. Com o avançar do tempo encaracolavam os cabelos lisos servindo-se do calamistrum, um instrumento aquecido sobre o fogo que enrolava o cabelo. O uso continuado deste instrumento em muitos casos, danificava o cabelo perpetuamente. Para adornar o cabelo usavam ganchos (acus crinalis) em osso, marfim ou metal.

PENTEADOS

Assim como muito da cultura romana, os estilos de penteado também possuíam influência dos gregos. Como a tendência de se deixar a barba crescer e cortar o cabelo curto, que começou com os gregos. O estilo masculino dos romanos era o básico corte curto, mas alguns também usavam perucas. Assim como hoje, o estilo do cabelo da mulher possuía uma grande variedade. Os visuais variavam desde um coque atrás ou no topo da cabeça, até a toucas complexas e enfeitadas com fitas, camadas, caracóis.

Vestuário Infantil

As crianças usavam a toga pretexta, uma toga que possuía uma banda púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a toga viril (toga uirilis), evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia; as meninas usariam a estola (stola) a partir do momento em que se casassem.

rOUPA INTERIOR

Sabe-se pouco no que diz respeito à roupa interior (indumenta). As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito chamado fáscia peitoral (fascia pectoralis), mas também designada pelos nomes mamília (mammilia), estrófio (strophium) ou tênia (taenia), e o subligáculo (subligaculum), uma faixa de tecido colocada em volta dos rins. Esta última peça era também usada de início pelos homens, mas foi abandonada.

OBrigada!

  • Daniela Almendra
  • Nº9 10LH2