Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Gases nobres
Lara Gomes
Created on December 17, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Propiedades dos elementos da tabela periódica
Escola Básica e Secundária de CampoTrabalho realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química Grupo: Afonso Vale nº1 Lara Gomes nº11 10ºA
Índice
Propriedades químicas das substâncias elementares
Localização dos elementos químicos na TP
Propriedades físicas das substâncias elementares
Variação das propriedades periódicas
Formação de iões dos elementos químicos
Webgrafia
Propriedades físicas das substâncias elementares
Propriedades físicas das substâncias elementares dos gases nobres
Os gases nobres são não-metais, porque não apresentam propriedades físicas e químicas metálicas.As propriedades físicas dos gases nobres são:
- Na natureza encontram-se no estado gasoso;
- Têm pontos de fusão e de ebulição baixos;
- Têm densidades variáveis menores que os metais;
- Quando sólidos são quebradiços;
- São maus condutores elétricos e térmicos.
Propriedades químicas das substâncias elementares
Propriedades químicas das substâncias elementares dos gases nobres
As propriedades químicas dos gases nobres são:
- São geralmente menos reativos que os metais;
- Os átomos dos elementos não originam iões;
- Originam óxidos não metálicos que são constituídos por moléculas e, a maioria, gasosos;
- Os óxidos não metálicos são óxidos ácidos;
Localização dos gases nobres na TP
Localização dos gases nobres na TP
A tabela periódica é composta por 7 períodos e 18 grupos. Sendo o 18º grupo chamado de gases nobres. Os átomos deste grupo recebem essa denominação por dois motivos:
- São inertes, porquem não reagem;
- São gases monoatômicos na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão). Por isso, esses gases são representados apenas pela escrita da sigla deles.
Formação de iões dos gases nobres
Formação de iões dos gases nobres
Os gases nobres não formam iões naturalmente, porque têm o seu último nível completo, ou seja, não perdem ou captam eletrões.Configurações eletrónicas dos átomos até ao nº atómico 23: He: 1s2 Ne: 1s2 2s2 2p6 Ar: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 Através das configurações eletrónicas podemos verificar isso, todos os gases têm o último nível completo, o Hélio (He) tem 2 eletrões de valência, enquanto o Néon (Ne) e o Árgon (Ar) têm 8 eletrões de valência.
Mesmo sendo estáveis, cientistas conseguiram originar substâncias e iões a partir de gases nobres. Os únicos gases nobres que ainda não formaram substâncias estáveis em laboratório foram o Hélio e o Néon, apenas formam grupos que se decompõem muito rapidamente por serem muito estáveis. Alguns exemplos de substâncias originadas a partir de gases nobres são:
- XeO3
- XeO4
Variação das propriedades periódicas
Variação das propriedades periódicas dos gazes nobres
A organização da tabela periódica no sentido crescente de número atômico, dentro de grupos e períodos, revela algumas propriedades dos elementos químicos, a depender da sua localização na tabela. É por isso que a tabela periódica tem esse nome, pelo fato de algumas propriedades se repetirem de maneira periódica entre os grupos e períodos. Algumas dessas propriedades são: - Raio atómico - Densidade - Ponto de ebulição e fusão
Raio atómico é a distância entre o eletrão mais externo e o núcleo. O raio atómico dos elementos aumenta dentro de um grupo, de cima para baixo, em razão do aumento do número de camadas preenchidas por eletrões. Sendo o Hélio o de menor raio atómico e o Rádon o de maior. A densidade dos elementos, na realidade, referimo-nos á substância mais simples formada por cada elemento. Em um grupo, a densidade cresce de baixo para cima, em razão da elevação do número atômico. Sendo o Hélio o de maior e o Rádon o de menor densidade. O ponto de fusão é a temperatura necessária para que um sólido se transforme em um líquido. O ponto de ebulição é a temperatura em que um líquido passa para o estado gasoso. Essas duas propriedades variam com o número atômico, dentro de um grupo, os pontos de fusão e ebulição crescem de cima para baixo.
Webgrafia
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/tabela-periodica.htmhttps://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/gases-nobres.htm https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/caracteristicas-dos-gases-nobres.htm
Eureka!