Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Componentes de um computador

JOÃO MANUEL RODRIGUES RIBEIRO 12827

Created on December 15, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

10

Componentes de um Computador

PS/2

O conector PS/2 é um conector mini-DIN de 6 pinos que é usado para se conectar aos teclados. E o mouse é um sistema de computador compatível com PC. O seu nome vem da série de computadores pessoais IBM Personal Sytem/2 esse nome criado por uma empresa Norte Americana em 1987. O conector do mouse PS/2 geralmente é substituido por antigos conectores de "mouses seriais" DE-9" tipo comum de conector usado em computadores comuns que tem conectores USB" . Enquanto o conector de teclado PS/2 substitui o conector DIN mais largo com 5 pinos de 180º usado no desenho do IBM PC/AT. Os desenhos PS/2 nas interfaces de teclados e mouses são eletricamente similares e empregram o mesmo protocolo de comunicação. A porta de teclado ou mouse de um sistema pode não ser intercambiável uma vez que os dois dispositivos usam um conjunto de comandos diferentes.

Conectores DIN

Porta PS/2

Série

A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar pendrives, modems, mouses, algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware, na interface serial, os bits são trasnferidos em fila ou seja , um bit de dados de cada vez. O padrão RS-232 foi originalmente defenido para uma comunicação por meio de 25 fios diferentes. A IBM ao utilizar o padrão para o seu projeto do IBM-PC, defeniu que apenas 9 pinos seriam necessários, , manteve-se o conectot DB25, por ser um padrão da época.

Serie

Paralela

A porta paralela é uma interface de comunicação entre um computador e um periférico.Quando a IBM criou o seu primeiro PC(" Personal Computer" ou " Computador Pessoal"), tinha como carateristica conectar a porta a uma impressora, mas atualmente, são vários os periféricos que se podem utilizar para esta conexão. Serve para enviar e receber dados para o computador como: scanners, câmeras de vídeos , unidade de disco removível entre outros. Outra carateristica é partir do sistema operacionall Windows 95 tornar possível efetuar comunicação entre dois computadores através da porta paralela, usando um programa nativo chamado " comunicação direta via cabo". Esta rede é muito simples de ser implementada. bastando apenas a utlização de um cabo DB25, conectado entre os dois computadores, é, no entanto, necessária uma configuração especiifica nos cabos para que a rede possa funcionar corretamente.
Paralela

USB vários tipos e velocidades

O USB surgiu em meados dos anos 90, com grandes fabricantes de eletrônicos e empresas de tecnologias se unindo para criar um novo padrão para trasferencia de dados e de energia que pudesse utilizado por diversos equipamentos diferentes, facilitado uma melhor conexão entre varios tipos de USB.

USB 2.0

Os USB's 2.0 oferecem uma velocidade de 480 Mbps na trasmissão de dados, muito superior aos 12 Mbps oferecidos na versão 1.1, permitem conectar a mais de um dispositivo à mesma porta USB, seus uso plug& play facilita a utilização dos equipamentos conectados.

USB 2.0

USB 3.0

A primeira versão USB 1.1 alcança taxas de trasmissão de no máximo 12 Mbps (megabits por segundo). Já a 2.0 oferece até 480 Mbps. Porém, o número de conexões de alta velocidade só aumenta, com vídeos, música, fotos e jogos em alta defenição ou resolução. Em 2008, o USB 3.0 surgiu para melhorar esta questão de velocidades de dados. A principal caracteristisca de USB 3.0 é a velocidade de até 4,8 Gbps (5 Gbps. arredondando) que corresponde a 10x a velocidade do USB 2.0 . Em relação a alimentação elétrica, o USB 2.0 trabalha com corrente de até 500 miliamperes e tensão de 5 volts, enquanto o USB 3.0 suporta 900 miliamperes e 5 volts. Consomem mais energia.O USB 3.0 possibilitam uma conexão de mais de um dispositivo na mesma porta.
USB 3.0

CONECTOR USB 3.0 A

Cabos USB 3.0 trabalham com 9 fios, já o padrão anterior utiliza 4: VBUS( VCC), D+, D- e GND. O primeiro responsável pela alimentação elétrica. Já o segundo e o terceiro são utilizados na trasmissão de dados. E quarto atua como " fio terra". O USB 3.0 também conta com conectores diferenciados para se adequar a determinados dispositivos. Um deles é o conector tipo B, utilizado em aparelhos de porte maior, como impressoras ou scanners. Em relação ao tipo B do padrão USB 2.0, a porta USB 3.0 possui uma área de contatos adicional na parte superior. Significa que nela podem ser conectados tantos dispositivos USB 2.0, a porta USB 3.0.
USB 3.0 A

USB 3.0 B

O conector micro-USB , muito utilizado em impressoras, também sofreu modificações. No padrão USB 3.0--- com o nome de micro-USB B --- passou a contar com uma área de contactos adicionais. Esse , de certa forma, diminui a sua produtovidade . Mas foi a solução encontrada para dar conta dos contatos extras.
USB 3.0 B

Micro-USB 3.0 B

Portas micro-USB B não tiveram boa aceitação pela indústria. De modo geral. Os fabricantes de smartphones, deram preferência às portas USB-C.

Micro-USB 3.0 B

USB TIPO-C

Mais compacto, já que se trata de conectores e entradas menores que o USB Tipo-A.Não se trata de uma nova versão na forma de transferência dos arquivos. Mas sim, no conector presente nas extremidades do cabo. O USB Tipo-C oferece muitas vantagens, algumas delas são : aumento para até 10 GB/s da velocidade da transmissão, já que o conector USB Tipo-C é reversível. então não é preciso encontrar a posição correta para o encaixe. Unificação nos tamanhos das portas, o que elimina a necessidade de ter cabos diferentes para conectar aparelhos maiores e menores.

USB TIPO-C

USB 4.0

Apesar de o USB 4 ter sido criado em 2019, o progresso na criação de dispositivos compatíveis tem sido lento. Em 2020, os fabricantes foram afetados pela pandemia e poucos dispositivos foram feitos até agora. Por isso os dispositivos estão sendo feitos.
USB 4.0

Rede

As redes de computadores podem ser definidas como um conjunto de equipamentoos , que além de compartilhar dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si. Os recursos são, por exemplo, a conexão com a internet, dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede . Ela possibilita o compartilhamento de dados , equipamentos e a comunicação entre usuários.
Ligações redes internet

Áudio

Nós velhos tempos era preciso adquirir uma "placa de som", (como a Sound Blaster 16) para reproduzir e gravar áudio em seu PC. Os PCs modernos já trazem integrado um sistema de som e as várias portas relacionadas. Portas analógicas são as mais usadas, e codificadas por cor para que podermos saber onde deve ligar cada componente (colunas de som, microfone etc). O som analógico não é a única opção. Alguns PCs também tem saída de áudio digital usando uma porta S/PDIF, que é uma conexão que usa cabo fibra óptica desenvolvida originalmente pela Toshiba. S/PDIF significa "Sony/Philips Digital Interface", Outras formas de conexão digital de áudio são possíveis, alguns aparelhos , como headsets, são capazes de enviar e receber áudio digital via USB. Portas HDMI e DisplayPort 2.0 também podem trasportar áudio digital, além de sinais de vídeo.

S/PDIF

Tipos de rede

  • LAN- Rede local
  • CAN- Rede de campus
  • MAN- Rede metropolitana
  • WAN- Rede de longa distância
  • RAN- Rede de área
  • PAN- Rede de área pessoal
  • SAN- Rede de área para armazenamento
  • VLAN- Rede virtuais

HDNI

O cabo HDMI (high definition multimedia Interface) é o padrão de conexão reconhecido e usado para trasferir vídeo e áudio digitalmennte de uma fonte para um dispositivo de exibição de vídeo, ou outros componentes compatíveis.O HDMI inclui previsões para dispositivos conectados via HDMI-CEC.

HDMI 2.1

A versão 2.1 do HDMI foi iniciada no início de 2017 , mas não foi disponibilizada para licenciamneto e implementação até novembro de 2017. Os produtos que incorporam alguns recursos do HDMI 2.1 começaram a ser disponibilizados em 2018, mas a implementação complenta ocorrerá em 2019 e 2020.

HDMI 2.1

HDMI 2.0b

Lançado em março dde 2016, o HDMI 2,0b estende o suporte HDR ao formato Hybrid Log Gamma, que deve ser usado em plataformas de transmissão em 4K Ultra HD TV.

HDMI 2.0 B

HDMI 2.0 a

Apresentado em abril de 2015 , o HDMI 2.0 a tem um suporte adicional para tecnologias de High Dynamic Range (HDR), como HDR10 e Dolby Vision.
HDMI 2.0 A

HDMI 1.2

Introduzido em agosto de 2005, HDMI 1.2 incorpora a capacidade de transferir sinais de áudio SACD em formato digital de um reprodutor compatível para um receptor.
HDMI 1.2

HDMI 1.1

Lançado em maio de 2004, o HDMI 1.1 oferece a capacidade de transferir não apenas vídeo e áudio de dois canais em um único cabo, mas também a capacidade de transferir sinais surround Dolby Digital, DTS e DVD-Audio, além de até 7.1 canais de áudio PCM
HDMI 1.1

HDMI 1.0

Introduzidio em dezembro de 2002, o HDMI 1.0 começou suportando a capacidade de transferir um sinal de vídeo digital(padrão ou alta definição) com sinal de áudio de dois canais através de um únicoo cabo, como entre um DVD player equipado com HDMI, e TV ou projetor de vídeo.
HDMI 1.0
FIM
J.R.