Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Processo de Haber-Bosch

Davi Junio

Created on December 15, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Processo de Haber-Bosch

Nome: Davi Junio Nº3Turma:12F

Introdução

Quando falamos sobre uma invenção que mudou a história da humanidade e que atualmente garante a subsistência alimentar de cerca de 50% da população mundial, as pessoas provavelmente imaginam obras de grande porte, como geradores de energia, máquinas siderais ou novos tratamentos na área da saúde e medicamentos, entre outras… Poucas associam a qualidade de vida e a sobrevivência da humanidade à produtividade agrícola e ao fornecimento de alimentos saudáveis permitida pela descoberta do processo Haber – Bosch.

Fritz Haber e Carl Bosch

Um trabalho publicado em 1908 pelo químico alemão Fritz Haber descreve uma técnica para obtenção da amônia a partir da combinação do nitrogênio do ar atmosférico e do hidrogênio e de fatores como altas temperaturas e pressão. Este documento permitiu que, poucos anos depois, seu conterrâneo, o engenheiro metalúrgico Carl Bosch, transformasse a possibilidade teórica em realidade prática, inaugurando uma nova fase na agricultura e na indústria. Pelas descobertas, ambos foram contemplados com o Prêmio Nobel de Química – Haber em 1918 e Bosch em 1931.

Fritz Haber Carl Bosch

+ info

Processo de Haber-Bosch

+ info

Antes do desenvolvimento do processo Haber, a amônia era difícil de produzir em escala industrial, com métodos iniciais como o processo Birkeland-Eyde e o processo Frank-Caro sendo todos altamente ineficientes. Embora o processo Haber seja usado principalmente para produzir fertilizantes hoje, durante a Primeira Guerra Mundial forneceu à Alemanha uma fonte de amônia para a produção de explosivos , compensando o bloqueio comercial das potências aliadas ao salitre chileno. Haber, com seu assistente Robert Le Rossignol , desenvolveu os dispositivos de alta pressão e catalisadores necessários para demonstrar o processo Haber em escala laboratorial. Eles demonstraram seu processo no verão de 1909 produzindo amônia do ar, gota a gota, a uma taxa de cerca de 125 mL (4 US fl oz) por hora. O processo foi adquirido pela empresa química alemã BASF , que atribuiu a Carl Bosch a tarefa de escalar a máquina de mesa de Haber para produção em nível industrial. Ele conseguiu em 1910.

A amônia foi fabricada pela primeira vez usando o processo Haber em escala industrial em 1913 na fábrica de Oppau da BASF na Alemanha, atingindo 20 toneladas por dia no ano seguinte.Durante a Primeira Guerra Mundial , a produção de munições exigia grandes quantidades de nitrato. Os Aliados tiveram acesso a grandes depósitos de nitrato de sódio no Chile ( salitre do Chile ) controlados por empresas britânicas. A Alemanha não tinha tais recursos, então o processo Haber provou ser essencial para o esforço de guerra alemão. A amônia sintética do processo Haber foi usada para a produção de ácido nítrico, um precursor dos nitratos usados ​​em explosivos.

Processo de Haner-Bosch na pratica

O proceso de Haber é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450ºC: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) + energia O catalisador não afeta o equilíbrio, porém acelera a velocidade da reação para atingir o equilibrio. A adição do catalisador permite que o processo se desenvolva favoralmente em temperaturas mais baixas. No início, para a reação Haber-Bosch , usava-se o Ósmio e Urânio como catalisadores. Atualmente utiliza-se de maneira extensiva o Ferro.

+ info

Economia

Como todos os seres vivos, as plantas precisam de nutrientes para se desenvolver, se reproduzir e completar o seu ciclo de vida. O nitrogênio, um dos nutrientes de plantas mais utilizados no mundo, é o fator essencial para a produtividade e lucro da atividade agrícola.

Eureka!

Obrigado!