Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Batata propagação vegetativa

Magda Cardoso

Created on December 13, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Reprodução Assexuada da Batata

Biologia e geologia 11

começar

Realizado por :Dinis Pereira nº5Lara Baptista nº11Magda Cardoso nº 1211 Aª

índice

O que é a reprodução assexuada?

Atividade experimental da propagação vegetativa da batata

Materiais

Qual o método da reprodução assexuada da batata?

Procedimento

A origem da batata

RESULTADOS/OBSERVAÇÕES

Morfologia da batata

dISCUSSÃO

cOMO SERIA O CRESCIMENTO COMPLETO DA BATATA?(Ciclo fenelogico)

cONCLUSÃO

O que é a reprodução assexuada?

  • A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja intervenção de gâmetas.
  • O novo individuo é uma cópia genética do ser que o originou – clone, e o principal processo envolvido na formação de novos organismos é a mitose, consequentemente, as células formadas são todas iguais, uma vez que apenas existe um progenitor e não ocorreu fecundação.

Qual o método/técnica da reprodução assexuada da batata?

Propagação por Tubérculos

O método utilizado é a propagação vegetativa por tubérculos.

A propagação vegetativa é um técnica de reprodução assexuada exclusiva das plantas e ocorre quando estruturas multicelulares ou fragmentos de uma planta dão origem a uma nova planta (clone).

A origem da batata

Como é que a batata chegou até nós?

Há mais de 7 mil anos atrás, a batata da batateira (Solanum tuberosum) teve origem no Peru e era cultivada pelos incas. Em meados do século XVI expandiu-se na Europa, passado dois séculos já era o alimento base na Europa.

Morfologia da Batata

A Batateira - É uma planta herbácea da família Solanáceas.

  • Reino: Plantae
  • Ordem: Solanales
  • Género: Solanum
  • Espécie: S. tuberosum
A parte aérea é composta por caules e folhas, podendo atingir até 1 metro de altura.
  • Estolhos- São caules subterrâneos modificados, em cujas extremidades há formação dos tubérculos.
  • Os frutos - São do tipo baga, contendo de 40 a 240 sementes por fruto.
  • Flores - Normalmente são violetas ou brancas com cinco pétalas.

A morfologia da Batata

Lenticela - Lenticelas são órgãos de arejamento, de formato poroso.Gomos/Gema - Os chamados "olhos da batata" que darão origem a novas plantas, pois possuem capacidade germinativa. Gema dormente - São gemas que ainda não estão desenvolvidas estão inativas.

lenticela

gema

gema dormente

Atividade experimental da propagação vegetativa da batata

Objetivo: Observar que a batata é capaz de gerar uma planta idêntica a si mesma (clone), através da propagação vegetativa por tubérculos.Hipótese : A batata através das gemas irá dar origem a uma nova planta a batateira. Questão Problema : Será possível que o caule subterrâneo (batata) origine uma nova planta(clone)? Variáveis dependetes: O crescimento da planta através da batata. Variável independente: Tempo

Materiais

look

look

Procedimento

03

01

02

Adicionou-se em cada vaso três etiquetas de jardinagem e depois com a ajuda do marcador identificámos os vasos por A, B e C.

Cortou-se 3 pedaços de uma batata, um pedaço sem gema e outros dois pedaços com gema.

Colocou-se os três vasos sobre os três pratos, e de seguida cobriu-se cada vaso com 5 a 6 cm de terra.

06

04

05

Após a identificação, colocou-se os pedaços de batata nos vasos conforme as respetivas legendas: Vaso A - pedaço com gema para cimaVaso B - pedaço com gema para baixo Vaso C - pedaço sem gema

A seguir cobriu-se cada vaso com 3cm de terra.

Por último, regou-se cada vaso e os três vasos foram submetidos ao mesmo ambiente, às mesmas condições de temperatura, luz e humidade.

Resultados/Observações

Dia

Dia

Quinta feira (24/11/2022)

11

Segunda feira (14/11/2022)

Mantiveram-se as mesmas condições, porém regou-se com 15 ml de água.

Fez-se a plantação da batata nos vasos de plástico denominados a,b,c.Os três vasos foram colocados num ambiente seco e com temperatura ambiente, apanhando pouca luz e posteriormente regou-se cada vaso com 15 ml de água.

Dia

Dia

Segunda feira (28/11/2022)

15

Quinta feira (17/11/2022)

Foi alterado a luminisiodade onde se colocou os vasos próximos da janela de modo a apanharem mais luz. Também foi alterada a quantidade de terra nos vasos de modo a ficarem preenchidos até ao topo, por fim regou-se novamente com 15 ml de água

Retirou-se a terra para verificar se a batata estava a desenvolver raízes, o que foi depois comprovado com a observação e voltou-se novamente a tapar com terra até ao topo do vaso. Regou-se com 10 ml de água.

Dia

Segunda feira (21/11/2022)

Mantiveram-se as mesmas condições, porém regou-se com 10 ml de água.

Discussão

Com a observação do crescimento da batata durante 15 dias , verificou-se que os vasos A e B, os quais possuiam gomos desenvolveram raízes a partir destes concluímos então que os gomos afinal tem capacidade germinativa.O vaso C não desenvolveu raízes uma vez que não possuia gomos.Viu-se que na experiência não importava se os gomos ficavam virados para cima ou para baixo. Geralmente as plantas novas germinam através dos gomos, então faria sentido que os gomos ficassem para cima. Então, plantar o corte da semente de batata com a gema para cima ou para baixo não afeta o rendimento da produçãoNeste espaço de tempo (15 dias) não foi possível presenciar o desenvolvimento completo do clone que a batata iria dar origem.

Ciclo fenológico da Batata

Conclusão

  • Esta experiência comprova a hipótese submetida, uma vez que, consegue-se observar que a batata através dos gomos/gemas dará origem a uma nova planta.
  • Ao observar as raízes percebe-se então que os gomos possuem capacidade germinativa, apenas não se consegue ver o desenvolvimento completo da planta.
  • Esta atividade deu nos a conhecer melhor o funcionamento da propagação vegetativa nomeadamente através de tubérculos, em que, a partir de estruturas (gomos) onde se encontra o meristema (estruturas com capacidade de diferenciação e divisão) formam-se novas plantas (batateiras).
  • O método por nós utilizado para a propagação vegetativa foi o método natural, mas também se pode recorrer à micropropagação vegetativa que é uma técnica laboratorial que permite obter milhares de descendentes (clones) de uma única planta.
  • Como foi conseguida a realização dos objetivos da atividade experimental o grupo considera que esta foi realizada com sucesso.

Bibliografia

  • A. Guerner Dias, Paula Guimarães, Paulo Rocha, Osório Matias, Pedro Martins, (07-2022) , Manual BIOFOCO 11 ano
  • https://app.escolavirtual.pt/lms/playerstudent/resource/203164/L?se=4727&seType=&coId=187916 (consultado em 17/11/2022)
  • https://blog.yeswegrow.com.br/o-que-e-substrato/ (consultado em 17/11/2022)
  • https://vamoscomermelhor.com.br/como-preparar-a-terra-para-a-sua-horta-em-vasos-ou-canteiros/ - (consultado em 18/11/2022)
  • https://prezi.com/evtt1araixsv/multiplicacao-vegetativa-natural/ (consultado em 03/12/2022)
  • https://prezi.com/rw-z9mx3me5o/experiment-vegatative-reproduction-of-patato/ ( consultado em 03/12/2022)
  • https://knoow.net/ciencterravida/biologia/multiplicacao-vegetativa/ (consultado em 03/12/2022)

Obrigado!