Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

reprodução assexuada

Leonor Viegas

Created on December 13, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Apresentação

Reprodução Assexuada

Biologia 11º ano

Indíce

Propagação vegetativa

Tipos de reprodução

Reprodução sexuada

Propagação vegetativa natural

Propagação vegetativa artificial

Reprodução assexuada

Outros exemplos

Bipartição

Partenógenese

Gemulação

Vantagens da reprodução assexuada

esporulação

DesVantagens da reprodução assexuada

Fragmentação

A chave para a continuidade

Existem múltiplos tipos de reprodução!

A reprodução, seja ela de qualquer tipo, contribui para a preservação de espécies, para a sua respetiva continuidade ao longo da história, e para a sua evolução. Os tipos de reprodução podem ser enquadrados em dois grandes grupos: A reprodução sexuada e a reprodução assexuada

Tipos de reprodução

Reprodução assexuada

Reprodução sexuada

VS

Neste processo, estão envolvidas células sexuais femeninas e masculinas-gametas. Ambas as células partilham informação genética, originando assim um novo ser. Este processo contribui para a variabilidade genética no meio.

Neste processo, apenas existe um progenitor envolvido que, por processos associados à divisão celular, irão originar um ser geneticamente igual ao ser original, ou seja, um clone. Este processo não contribui para a variabilidade genética no meio.

Reprodução Assexuada: Exemplos

Esporulação

Bipartição

Gemulação

Propagação Vegetativa

Outros mais

Fragmentação

Bipartição

Em que consiste este processo?

A bipartição é um processo associado à reprodução assexuada, onde se dá a dividão de um determinado organismo, ocorrendo assim a duplicação do seu material genético, obtendo outro organismo idêntico ao original (ou seja, com a mesma informação genética)

Gemulação

Em que consiste este processo?

A Gemulação consiste na formação de um Gomo ou Gema, que pode estar associado ou não ao indivíduo original. É um tipo de reprodução assexuada comum a seres unicelulares tais como hidras e leveduras.

Esporulação

Em que consiste este processo?

A esporulação consiste na formação de células especiais denominadas esporos,que se agregam em estruturas particulares,os esporângios ,e que são capazes de originar novos seres vivos por germinação

Sabiam que...

A esporulação pode ocorrer tanto por reprodução assexuada como por sexuada?

A esporulação por reprodução assexuada está presente, por exemplo, na reprodução de musgos e fetos, onde os gâmetas são formados por meiose.

Fragmentação

Em que consiste este processo?

A fragmentação consiste num outro tipo de reprodução assexuada, onde um ser, após ter sofrido um trauma, ou seja, de alguma parte do seu corpo ter sido amputada, é capaz de reproduzir apartir dessa parte um ser genéticamente igual a si, ou por outras palavras, um clone.

Propagação Vegetativa

Em que consiste este processo?

Considerado um processo exclusivo a plantas, a propagação vegetativa possíbilita às plantas constituidas por tecidos designados por meristemas, após terem sofrido uma fratura na sua estrutura,a desenvolverem outra planta genéticamente igual à planta-mãe.

Propagação vegetativa Natural

Folhas

Na extremidade de certas plantas, é observável o crescimento de pequenas plantas, geneticamente idênticas à planta-mãe.

Estolhos

No prolongamento dos caules é observável o desenvolvimento de novas plantas que, por si só, irão desenvolver as suas próprias raízes, desassociando-se do caule principal

Propagação vegetativa Natural

Rizomas

Determinadas plantas apresentam, no subsolo, caules subterrâneos ricos em substâncias de reserva essenciais para o desenvolvimento da planta, em todos os tipos de condições. Estas estruturas criam gemas, idênticas a si.

Bolbos

As plantas constituidas por este tipo de estruturas possuem também caules subterrâneos, revestidos por camadas de folhas carnudas e ricas em substâncias de reserva. Em condições de stress para a planta, desenvolvem gomos laterias, que dão origem a novas plantas.

Tubérculos

Caules subterrâneos, tais como a batata, que são extremamente volumosos e ricos em substâncias de reservas, tendem a desenvolver gomos com capacidades germinativas.

Propagação vegetativa Artificial

Estacaria

Esta é a mais utilizada, e consiste na plantação de uma parte da planta, tipicamente o caule. As raízes adventícias desenvolvem-se a partir de estacas, como podem ser as caulinares, radiculares, ou fragmentos foliares,e assim, uma planta se forma.

Mergulhia

Este método envolve a dobragem de ramos de plantas (longos e flexíveis) até enterrar no solo, e serão depois cobertas com o mesmo. Já cobertas com o solo, formarão raízes adventícias, originando assim uma nova planta.

Enxertia:

Consiste em cortar uma parte da planta desejada(enxerto), fixando-a no caule da outra planta que permanece enraizada no chão(porta-enxerto).Eventualmente, os sistemas de tecido da parte da planta cortada integram-se aos sistemas de tecido da planta enraizada

Outros exemplos

Fissão múltipla ou divisão múltipla

Clonagem reprodutiva

Consiste na utilização da técnica SCNT ( transferência de núcleos de células somáticas ou apenas transferência nuclear) que dá origem a um ser geneticamente idêntico ao primeiro.

Divisão consecutiva do núcleo do organismo parental sem que ocorra divisão celular, processo designado amitose. Este processo ocorre apenas em eucariontes (protistas), como por exemplo, algas verdes e diatomáceas

Partenogénese

Em que consiste este processo?

A partenogénese consiste no desenvolvimento de um óvulo não fecundado que dá origem a um novo ser, que será haplóide, que não será um clone verdadeiro do organismo parental visto que não possuirá a mesma informação genética que este uma vez que esta se terá “perdido” no processo.

Sabiam que...

Nas plantas, é lhes atribuida uma designação diferenete para a partenogénese, chamada apomixia?

Esta ocorre exclusivamente nas plantas e consiste na formação de clones através do desenvolvimento de embriões que resultam da produção de sementes a partir de óvulos, células totipotentes, que sofrem mitoses.

Alguns exemplos

Dragão de Komodo

Abelhas

Pulgão

Salamandra

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

desvantagens

Não existe variabilidade genética;Se as condições atmosféricas e ambientais mudarem, o ser fica gravemente afetado, uma vez que tem pouca capacidade adaptativa; A falta de variabilidade genética faz com que seja mais difícil eliminar mutações prejudiciais nos descendentes.

Selecionar variedades de plantas com as característica pretendidas;Reproduzi-las em grande quantidade,de um modo bastante rápido; Não há desgaste de energia ou tempo a produzir descendentes; Produção de inúmeros clones sem ter um grande investimento.

Concluindo...

Obrigada!

Esperemos que tenham gostado