Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Matilda

Rafael Costa Antunes

Created on December 13, 2022

Projeto Pessoal de Leitura - Rafael Antunes

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Puzzle Game

Scratch and Win

Microlearning: How to Study Better

Branching Scenarios Challenge Mobile

Branching Scenario Mission: Innovating for the Future

Piñata Challenge

Teaching Challenge: Transform Your Classroom

Transcript

Matilda

Roald Dahl, Matilda, 2ª ed.,Oficina do Livro, Alfragide, junho de 2019

As personagens

Um Forte Sentido de Justiça

"- Quando as pessoas fazem asneiras, merecem um castigo", disse um dia o pai à Matilda quando, num serão em que a Matilda estava a ler um livro em vez de ver televisão.

A Matilda tem um sentido de justiça muito forte para a sua idade.Cansada com as injustiças dos adultos prepara-lhes algumas "vinganças" Como algumas partidas que preparou aos pais

  • Pôs supercola no chapéu do pai, deixando-o com o chapéu colado à cabeça!!!
  • Colocou um papagaio falante dentro da lareira... ficaram todos assustados a pensar que estava um ladrão em casa!!!

A escola Tiraniza

Na escola, Matilda ficou encantada com a sua professora, Docemel que de imediato se apercebeu da sua inteligência.

Ao contrário, a temível diretora Partetudo deixou a menina bem assustada com os terríveis castigos que dava a todos os meninos...

"...não gosto de crianças, as crianças nunca deviam ser vistas. Deviam ser escondidas em caixas como ganchos ou botões..."
"Sua lesma ignorante! Sua erva rastejante! rato desmiolado! Ranheta! Punhado de verrugas..."

A aula semanal da Partetudo

Matilda observava tudo com muita atenção, os vários castigos, os insultos, um puxão de orelhas enorme...Estava bastante incomodada com aquilo tudo que via. Uma vez, na aula que a Partetudo dava à turma, a Matilda começou a concentrar-se no copo de água de tal forma que com o pensamento fez com que o copo se virasse e o tritão (que lá tinha sido posto), saltou diretamente para a camisa da Partetudo!

Matilda percebeu naquele momento que tinha um poder especial que conseguia fazer mover as coisas com a sua mente!

Uma Grande Ação de Uma Pequena Menina

A insensatez e injustiça da Partetudo com todos os seus colegas e até com a professora Docemel, incomodou de tal modo Matilda que, sem medo, lhe preparou um grande castigo.

A Partetudo nunca mais foi vista nem na escola nem na vila.

A Docemel recuperou o que lhe tinha sido roubado.

Acabaram os castigos na escola.

Final

"O pai vende carros roubados e não é preciso muito tempo até a polícia estar à porta."

Nesse dia, ao chegar a casa, a Matilda deparou-se com os pais a porem as coisas no carro e a partirem rapidamente para fora do país. As falcatruas do pai tinham sido descobertas!

Matilda fica muito triste por se ir embora e pediu aos pais para ficar com a Docemel, e os pais deixaram!

Conclusão

. Eu achei que uma das partes mais interessantes do livro foi a descrição da casa alugada da Docemel.-"Os tijolos das paredes tinham uma cor vermelha, bastante clara e encontravam-se velhos e quebradiços. A casa possuía um telhado de ardósia cinzenta..."

. E a parte menos interessante do livro é a parte onde a professora Docemel vai a casa da Matilda e fala com os pais.

Conclusão

As cinco palavras que eu descobri foram: - tritão;

- arquejante;

- purulenta;

- abcesso;

- carbúnculo.

As cinco palavras que eu considerei belas/ importantes foram: - temível;

- PILDRA;

- leitura;

- inteligência;

- castigos.

Conclusão

As duas frases que para mim foram marcantes são:

1. "A Pildra é um armário muito alto, mas muito estreito (...), os lados têm pouco mais de 25 cms, por isso não se podem sentar ou pôr de cócoras lá dentro. são obrigadas a ficar de pé. E tem três lados feitos de cimento com bocados de vidro partido espetados por todo o lado para não poderem encostar-se. (...) É horrível. "

2. "...não gosto de crianças, as crianças nunca deviam ser vistas. Deviam ser escondidas em caixas como ganchos ou botões..."

O texto e o livro

Este livro é uma aventura literária.

O livro para mim

O excerto que eu escolhi foi:

"Matilda estava aninhada numa poltrona ao canto, muito concentrada num livro. O Sr. Delverme lançou um olhar furioso à Matilda. Ela não se tinha mexido. Continuou a ler, e por alguma razão, isso enfureceu o pai. Talvez a fúria dele aumentasse ao vê-la ter prazer com alguma coisa que não estava ao seu alcance.- Nunca páras de ler? - perguntou bruscamente.- Ah, olá, papá - cumprimentou Matilda num tom agradável. - Tiveste um bom dia? - O que é este lixo? - inquiriu ele, arrancando-lhe o livro das mãos. - Não é lixo papá, é uma coisa muito boa. Chama-se O Potro Vermelho. É de um escritor americano chamado John Steinbeck. Porque não o lês? irias adorar. - Uma porcaria! - replicou (...) - Não papá, é mesmo bonito. Fala de... - Não quero saber do que fala! - bradou - De qualquer maneira, estou farto das tuas leituras, arranja alguma coisa de útil para fazeres - A seguir começou a arrancar com brusquidão as folhas do livro aos punhados(...)"

O livro para mim

Eu escolhi este excerto porque mostra duas principais coisas:

Mostra como a Matilda gosta de livros e, como o Sr. Delverme odeia livros.

Eu acho que valeu a pena ler este livro porque fala de como é importante ler, e como uma rapariga de cinco anos conseguiu ter tanta noção de justiça, porque estava a sentir que não estavam a ser justos com ela e então ela criava castigos. E com um ato de compaixão, ela ajudou amigos que estavam a ser injustiçados.

O Autor

O nome deste autor é Roald Dalh, nasceu em Liandaff, País de Gales, Reino Unido, a 13 de setembro de 1916. Faleceu em 1990 em Oxford, a 23 de novembro. Atingiu notoriedade na década de 1940.

"Roald Dahl era um espião, piloto de caça, historiador de chocolate e inventor médico. O seu primeiro momento de inspiração veio quando ele estava no internato, quando uma fábrica de chocolate local convidou alunos para experimentar novas barras de chocolate - 35 anos depois, Charlie and the Chocolate Factory foi publicado."*

O Autor

Criou várias obras como: A Fantástica Fábrica de Chocolate, As Bruxas, O Bom Gigante Amigo e James e o Pêssego Gigante. Várias das suas obras foram adaptadas para o cinema, incluindo a Matilda.

Ficou conhecido como "O melhor contador de histórias do mundo"

Roald Dahl Story Company

"A Roald Dahl Story Company está comprometida em compartilhar as mensagens positivas no coração de todas as histórias de Roald Dahl - mensagens da força e potencial dos jovens e do poder da bondade."**

O Ilustrador

O livro Matilda foi ilustrado por Quentin Blake.

Bibliografia e webgrafia

1. O próprio livro

2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Roald_Dahl

3. https://wordsrated.com/roald-dahl-statistics/

4. https://www.roalddahl.com/about/

(Frases com * e** vieram deste site)

Obrigado

Rafael Antunes. 7ºA - n. 16