Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Emancipação feminina

a14418

Created on December 11, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Emancipação feminina

Escola Básica Sophia de Mello Breyner Maria Ines Pereira Gomes, nº11, 9ºD

Introdução

Neste trabalho, irei falar sobre a emancipação feminina. Irei referir assuntos como: a luta das sufragitas, a conquista de direitos, a evolução social da mulher, entre outros...

Durante a 1ºGuerra Mundial, como os homens estavam fora para combater, a mulher teve de realizar o trabalho dos homens. Além do trabalho, as mulheres começaram a frequentar espaços que, anteriormente, só eram visitados por homens

O papel social da mulher destacou-se mais apartir da 1º Guerra Mundial

Mulheres a frequentar bares noturnos

Mulheres a fumar (hábito adotado apartir do começo da emancipaçao feminina)

A forma de vestir também mudou, tornando-se mais prático. Começou-se a utilizar calças, usar saias mais curtas,sem espartilhos, que mostrasse a perna e o peito. Com isto,também mudou os penteados, usando-se cabelos curtos, sendo o corte mais conhecido como " A la garçonne"

Por causa destas saídas noturnas, criaram-se mais estilos de dança, entre eles:jazz,foxtrot e charleston

A luta das sufragistas

O movimento sufragista foi um amplo movimento ocorrido para organizar a luta das mulheres pelo direito ao sufrágio (voto). O sufrágio feminino foi negado no início das eras democráticas, em razão de uma organização sexista da política, que mantinha o domínio político nas mãos dos homens e excluía as mulheres dizendo que seriam elas seriam incapazes de assumir um cargo político.

Aqui começou a luta das mulheres pelos seus direitos...

Sufragista Carolina Beatriz Ângelo

Carolina Beatriz Ãngelo foi a primeira eleitora portuguesa. Aproveitou o facto de a lei garantir direito a voto a "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família" e exigiu votar em 1911. Ela era médica, portuguesa e viúva, logo percebeu que poderia votar pelo dito na lei.

Play

Sufragista Emily Davison

Emily Davison foi uma das sufragistas inglesas mais conhecida. Ela foi presa 9 vezes, fez 7 greves de fome e foi alimentada á força quarenta nove vezes. Ela morreu atropelada pelo cavalo do rei George V quando entrou na pista durante uma corrida de cavalos.

Play

A mulher foi então ganhando direitos, mas na prática , a igualdade de gênero era e ainda é nos nossos dias um assunto que levanta muitas polêmicas.

Cronologia da conquista do direito ao voto

  • Nova Zelândia-1893
  • Finlândia e Noruega-1906
  • Alemanha-1918
  • EUA-1920
  • Inglaterra-1918;1928
  • Portugal-1931;1975
  • Brasil-1936
  • França-1944
  • Itália-1946
Com estas mudanças todas,a mulher já não é vista como aquela que devia de manter-se em casa mas sim como alguém interveniente como o homem. Mesmo com estes direitos e com a luta, as mulheres ainda não são vistas de igual forma do que os homens, continuando a ganhar menos e a não exercer todos os cargos exercidos pelos homens.

Conclusão

Com este trabalho consegui perceber que as mulheres lutaram muito pela conquista dos seus direitos, sendo que os homens nem precisaram de lutar e sempre tiveram direitos. Mesmo depois de toda a luta destas mulheres do ínicio do seculo XX, ainda existe muita luta pela frente para todos os países do mundo respeitarem as mulheres. Esta parte da história nunca acabará porque as mulheres não se comparam aos homens em termos de igualdade .

Webgrafia/Bibliografia

caderno de história livro de história mundoeducação.uol.com.br prezi.com slideshare.net wikipédia

Fim