As praxes académicas
Leonor Lucas
Created on December 11, 2022
More creations to inspire you
THE STONEWALL RIOTS
Interactive Image
HISTORY OF THE LGBTQ+ PRIDE FLAG
Interactive Image
AN INTRODUCTION TO LGBTQ+ TERMS
Interactive Image
HOW TO MAKE YOUR CLASSROOM LGBTQ+ RIENDLY
Interactive Image
BISEXUALITY
Interactive Image
THE SOLAR SYSTEM
Interactive Image
CELEBRATE BLACK AUTHORS OF TEEN BOOKS!
Interactive Image
Transcript
As praxes académicas
Leonor Lucas nº10Anita Caridade nº2
Começar
índice
1. A Praxe
4. Casos Controversos
2. Código de praxe
3. Hierarquia
5. Fim
Casos Controversos
Por vezes as atividades da praxe são levadas a extremos que promovem algum criticismo. Isto deve-se muito a pessoas que abusam do poder e acabam por, através da humilhação e da violência, degradar o código e os valores da praxe. Pois, cada universidade possui o seu “Código de Praxe”.
"Berravam comigo, impediam-me de os olhar nos olhos e tratavam-me mal, sem se quer me conhecerem. Se saía a meio de uma aula para ir à casa-de-banho era incomodada, se queria ir ao bar comer era incomodada, se queria simplesmente mandar tudo para o ar, era incomodada. Assim é a praxe, pelo menos na minha antiga faculdade."
“Vi os caloiros todos sujos, cheios de polpa de tomate e porcarias em cima a gritarem cânticos de “obedecer até à morte”, tudo isto nunca me fez muito sentido mas depois do que aconteceu no Meco tudo isto devia ser considerado“
-Sofia Arruda
"Não às praxes violentas, humilhantes e não amigas do ambiente"
-Melânia Gomes
A praxe em Portugal surgiu logo após a instalação da primeira universidade portuguesa, a atual Universidade de Coimbra, ainda no século XIII. A origem da praxe antigamente a tradição estudantil basiavase em humilhações que os veteranos impunham aos caloiros.No sec XIII a universidade era controlada pelo clero e era estabelecida horas obrigatorias de estudo, consequentemente criou-se uma prisão académica para encarcerar todos os que não cumprissem as ordens do monarca.
Durante uma praxe no sec XVIII, um aluno morreu durante a sua investida entao a praxe foi proibida, mas de seguida no sec XIX na abertura da universidade de lisboa e porto a tradicao de coimbre foi implantada novamente.
A Praxe
Hierarquia
Código de Praxe
O Código de Praxe é constituído por regras, bem como tudo o que lhe diga respeito (traje, hierarquia,… etc.). Este foi formado para defender os valores da praxe em questão, sendo que desrespeitando o mesmo ficarão sujeitos a diversas sanções. Todos os novos estudantes devem consultar o código de praxe de modo a tomarem conhecimento dos seus direitos, deveres e obrigações enquanto caloiros.
FIM