Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Gemulação-bio
Luna Amaral
Created on December 9, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tarot Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
Transcript
Reprodução assexuada
Gemulação
Trabalho realizado:
- Gabriel Pacheco nº8
- Joana Patarra nº10
- Luna Amaral nº14
- Noa Vandamme nº20
Reprodução assexuada - o que é ?
A reprodução assexuada leva à produção de indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor e entre si. Os descendentes com estas características constituem clones. Neste tipo de reprodução, o processo de divisão celular é a mitose.
a) Que espécies/diversidade de seres vivios praticam o tipo de estratégia em estudo?
b) Quais as particularidades da estratégia nesses diferentes seres vivos ( caso exista ) ?
- Medusa
- Esponja
A partir do pólipo-pai, formam-se pequenas saliências globulares ( gomos / gemas ), que se podem libertar e fixar-se noutro substrato, ou, então, iniciar o processo de estrobilação. Na estrobilação, dá-se a divisão em discos sobrepostos, que se libertam como larvas pelágicas ( éfiras ), que vão dar origem a novas medusas sexuadas.
O processo denomina-se brotamento. Neste processo, as esponjas forman pequenas saliencias laterais ( brotos\ gemas)no corpo do animal, que depois desprende-se do corpo da esponja mãe dando origem a uma nova esponja.
c)O que determina a "escolhas " de reprodução assexuada por parte de um ser vivo, quando ele se pode também reproduzir sexuadamente ?
A escolha de reprodução assexuada por parte de um indivíduo de uma espécie, mesmo este ter a possibilidade de optar por se reproduzir sexuadamente, pode ser benéfica.
d) Quais as vantagens para os seres vivos da adoção deste tipo de reprodução ?
e) Que limitações\ desvantagens podem advir do recurso à reprodução assexuada para a espécie em causa ?
Desvantagens
Vantagens
- Forma de reprodução rápida que permite uma colonização acelerada de um habitat; - Requer pouca especialização de órgãos reprodutores; - Permite que os organismos isolados se reproduzam sem recorrer a um parceiro; - Mantém o fundo genético das populações bem adaptado ao ambiente, ao longo de várias gerações.
- Falta de variabilidade genética da descendência; - Descendentes de reprodução assexuada são clones, o que se traduz numa reduzida capacidade de adaptação no meio; - Uma alteração no ambiente afeta todos os indivíduos de igual forma, podendo conduzir à extinção da população, ou mesmo da espécie.