Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A importância dos satélites no conhecimento do Universo

Ângelo Vieira

Created on December 9, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Advent Calendar

Tree of Wishes

Transcript

A IMPORTÂNCIA DOS SATÉLITES NO CONHECIMENTO DO UNIVERSO

DEFINIÇÕES

Um satélite define-se a tudo aquilo que se move no espaço dentro de uma órbita podendo ser considerado um planeta, uma lua ou uma “máquina”. Satélite artificial – Satélite que é criado pelo ser humano e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro corpo celeste. Satélites Naturais – Satélites são corpos celestes sólidos, popularmente chamados de Luas, as quais orbitam muitos planetas do sistema solar. Sondas Espaciais – Espécie de satélites artificiais, ou seja, são naves espaciais não tripuladas que são lançadas com equipamentos e câmaras, e enviam informação científica à cerca dos astros, planetas, satélites e cometas. Estes até podem intercetar meteoros que atingiriam o planeta Terra, as sondas não regressam à Terra.

Fig.1 Buraco negro

INTRODUÇÃOOs satélites são utilizados em diversas áreas como na comunicação, observação da terra, navegação, ciência, meteorologia, desenvolvimento tecnológico, defesa, exploração espacial e voo tripulado. Estes Satélites não caem, pois deslocam-se a grandes velocidades que os faz viajar em linha reta, a força da gravidade faz com que essa linha se torne mais curva, ou seja, passam a orbitar em torno da Terra. No dia 4 de Outubro de 1957, o primeiro satélite chamado Sputnik foi lançado da base de Baikonur no Cazaquistão, com o intuito de estudar as camadas superiores da atmosfera e também as condições de lançamento de cargas úteis ao espaço (satélites artificiais). Atualmente temos cerca de 3000 satélites em órbita da Terra.

Fig.2 Pilares da criação

Exploração espacial Normalmente, para meios de exploração espacial são utilizados os satélites artificias, estes são como impulsionadores da ciência com a missão de estudar o universo (estruturas, composições etc.), para melhor entendimento do sistema solar (essencial para a vida no planeta), experimentos espaciais, desenvolvimento da tecnologia e melhor compreensão dos princípios básicos da física.

Fig.3 Nebulosa do Véu

Hubble O Telescópio Espacial Hubble foi o primeiro observatório astronómico a ser colocado em órbita ao redor da Terra. Lançado em 24 de abril de 1990, a bordo do Space Shuttle Discovery, o Hubble está atualmente localizado a cerca de 535 km da superfície da Terra, onde completa 15 órbitas por dia. O satélite move-se a uma velocidade de cerca de 8 km/s. Com este telescópio podemos observar objetos que estão 10 bilhões de vezes mais longe, em relação à capacidade de visão do olho humano.

Fig.4 Telescópio Hubble