Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

D.Afonso Henriques trabalho

Guilherme Rodrigues

Created on December 8, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

D.Afonso Henriques

D.Afonso Henriques (O Conquistador) foi o primeiro rei de Portugal. Governou desde 1128 até 1185 ano em que morreu em Coimbra.
D.Afonso Henriques viveu em Guimarães,onde se situa a sua estátua, junto ao castelo de Guimarães.

Conta a lenda que...

... Um pouco antes da batalha de Ourique, D. Afonso Henriques foi visitado opor um homem idoso, que o rei já tinha visto em sonhos. O homem disse-lhe para, na noite seguinte, sair do acampamento sozinho, logo que ouvisse uma sineta. O rei assim fez. Um raio de luz iluminou tudo em redor, deixando de distinguir, aos poucos, o Sinal da Cruz e Jesus Cristo crucificado. D. Afonso Henriques ajoelhou-se emocionado e ouviu Cristo que lhe prometeu vitória naquela e noutras batalhas. Segundo a lenda, D. Afonso Henriques decidiu que a bandeira portuguesa teria cinco escudos, ou quinas, em cruz, simbolizando os cinco reis vencidos e cada um representando as cinco chagas de Cristo.

Afonso Henriques: nascimento

Afonso Henriques nasceu, provavelmente, em Guimarães- Portugal, no dia 5 de agosto de 1109. Era filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Leão e neto bastardo do rei castelhano Afonso VI de Leão e Castela. Ficou orfão de pai aos 3 anos de idade e a sua educação entregue a Egas Moniz.

Afonso Henriques: morte

Desconhecem-se as causas exatas da morte de D. Afonso Henriques . Tinha cerca de 76 anos, o que é muito para a época. Na altura da morte já não governava, visto que havia ficado muito diminuido por causa de um ferimento que sofrera na batalha de Badajoz e delegou o poder para seu filho D.Sancho I.Faleceu no dia 6 de dezembro de 1185 em Coimbra, e foi sepultado no Mosteiro de Santa Cruz, que ele próprio fundou, na mesma cidade. Deixou para trás 4 décadas e 2 anos de grandes vitórias, sendo para sempre recordado como o homem que enfrentou mouros e castelhanos em nome de Portugal. A ele devemos a nossa independência.

Batalhas

1128-06-24 Batalha de São Mamede: Nesta batalha D. Afonso Henriquespõe fim á luta de poder com sua mãe, derrando as tropas galegas de D. Teresa de Leão, com grande destaque para a colaboração dos nobres portucalenses. Com esta vitória adota o título de principe e impõe-se como governante. Assim, fundou o Condado Portucalense, ficando definitiva a separação política entre a Galicia e o que mais tarde veio a ser Portugal. Ficou assim inviabilizado um reino que englobasse Galiza e portugal.
1139-07-25 Batalha de Ourique: Esta batalha ocorreu numa das viagens que os cristãos faziam em terra de mouros-provavelmente no distrito de santarém- para apreenderem gado, escravos e outros bens. Nela se defrontaram contra os mulçumanos. D. Afonso Henriques auto-proclamou-se rei. Passou a usar a designação Rex Portugallensis. Em 1143 D. Afonso Henriques proclamou a independência de Portugal.

D. Afonso Henriques: Conquistas e Titulos

Em 1147-03-15 D. Afonço Henriques conquista a Cidade de Santarém e Lisboa em 24 de outubro do mesmo ano. Em 1162 D. Afonço Henriques conquista Évora e Beja. É apenas em 1179 com a Bula Manifestis Probatum do Papa Alexandre III que o nomeou Rei do Condado Portucalense, atribuindo-lhe o direito de conquista de terras aos mouros. Foi desta forma que conseguiu o alargamento do território.

Um vídeo para verem:

Fim!!

Trabalho realizado por: *Gonçalo Ribeiro *Guilherme Rodrigues *Luca Soares *Mateus Carvalho