Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Os sistemas biologicos e o ser vivo

Simão Santos

Created on December 8, 2022

Tubarão e Lapa

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

Sistemas Biológicos e os Seres Vivos

Tubarão e Lapa

Maria Carreira nº15 11ºA Miguel nº16 11ºA Nuno Costa nº17 11ºA Simão Santos nº21 11ºA

Objetivos

  • Caracterizar o tipo de tubo digestivo do tubarão e da lapa;
  • Conhecer os constituintes do tubo digestivo do tubarão e da lapa;
  • Identificar o processo digestivo do tubarão e da lapa;
  • Enumerar vantagens e desvantagens do sistema digestivo do tubarão e da lapa;
  • Caracterizar o tipo de circulação do tubarão e da lapa;
  • Conhecer os constituintes do sistema circulatório do tubarão e da lapa;
  • Enumerar vantagens e desvantagens do sistema circulatório do tubarão e da lapa;

Objetivos

  • Caracterizar o tipo de sistema respiratório do tubarão e da lapa;
  • Conhecer os constituintes do sistema respiratório do tubarão e da lapa;
  • Identificar a superfície respiratória do tubarão e da lapa;
  • Definir o modo de obtenção de oxigénio do tubarão e da lapa;
  • Enumerar vantagens e desvantagens do sistema respiratório do tubarão e da lapa;
  • Apresentar adaptações de cada sistema do tubarão e da lapa;
  • Dispor algumas curiosidades sobre os animais em estudo;
  • Apresentar imagens relacionadas ao conteúdo em estudo.

Classificação dos Seres Vivos

Fig. 1

Tubarão

O Tubarão é um peixe de esqueleto cartilaginoso, possuindo um corpo cilindrico e hidrodinamico, e vive em ambiente marinho. Sendo um ser heterotrófico

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Chondrichthyes
  • Subclasse: Elasmobranchii
  • Ordem: Selachimorpha

Fig. 2

Lapa

A lapa é um molusco, gastropode, univalve, e vive em ambiente marinho. A lapa comum pertence a espécie: Patella vulgata. Sendo um ser heterotrófico

  • Reino: Animalia
  • Filo: Mollusca
  • Classe: Gastropoda
  • Ordem: Patellogastropoda

O aparelho digestivo é o sistema responsável por obter, atraves do processo de digestão dos alimentos, os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.

Sistema Digestivo

(Seres heterotróficos)

Conjunto de transformações químicas e físicas das macromoléculas que constituem os alimentos (proteínas, gorduras e polissacarídeos) em moléculas mais simples capazes de atravessar as membranas celulares.

O que é a Digestão?

(Seres heterotróficos)

Tubarão

Ordem: Selachimorpha

Processo Digestivo

Tubarão

  • A digestão inicia-se na boca, logo após a ingestão do alimento. A absorção dos produtos da digestão ocorre ao longo do intestino delgado. Os resíduos alimentares serão expulsos, sob a forma de fezes, através do ânus.

Ordem: Selachimorpha

Características

  • Peixe cartilaginoso (tubarão) – possui um sistema digestivo completo, composto por esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, com 3 órgãos anexos (as glândulas salivares, fígado e pâncreas), o tipo de digestão extracelular e intracorporal.

Fig. 3

Lapa

Ordem: Patellogastropoda

Processo Digestivo

Lapa

  • A digestão inicia-se
na boca, logo após a ingestãodo alimento. A absorção dosprodutos da digestão ocorre ao longo do intestino delgado. Os resíduosalimentares serão expulsos,sob a forma de fezes, atravésdo ânus.

Ordem: Patellogastropoda

Características

  • Moluscos, tais como a lapa – possue um sistema digestivo completo, composto por esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, o tipo de digestão extracelular e intracorporal.

Fig. 4

Lapa

Ordem: Patellogastropoda

Modo de obtenção

Digestão extracelular

Hepatopâncreas

  • Possuem uma estrutura que serve para ralar ou raspar os alimentos, denominada rádula. A digestão ocorre no interior do tubo digestivo (digestão extracelular)
  • A digestão extracelular intracorporal ocorre, em animais, fora das células em cavidades digestivas – na cavidade gastrovascular ou no tubo digestivo, onde são lançados sucos digestivos que contêm enzimas, que atuam sobre as partículas alimentares transformando-as em partículas mais simples.
  • O hepatopâncreas, glândula digestiva é um órgão do trato digestivo das lapas. Ele fornece as funções que nos mamíferos são fornecidas separadamente pelo fígado e pelo pâncreas, incluindo a produção de enzimas digestivas e a absorção de alimentos digeridos.
  • Órgão de mastigação chamado rádula, constituída por dentículos

Enzimas

  • As enzimas digestivas do intestino são segregadas por uma glândula grande, o hepatopâncreas

Vantagens e Desvantagens do Sistema Digestivo Completo

Vantagens

1. O alimento progride num só sentido

4. Não ocorre mistura entre os alimentos e os produtos de excreção

Desvantagens

2. Digestão sequencial, em etapas, desde a boca até ao ânus

5. Maior tempo de digestão, o que permite aproveitar melhor todos os nutrientes

1. Existe um elevado consumo de ATP para funcionamento deste sistema.

3. Digestão e absorção sequenciais (as enzimas vão atuando gradualmente ao longo de vários órgãos) e, por isso, torna o processo mais eficaz

6. Sendo mais eficaz, é possível satisfazer as necessidades de matéria e energia de seres mais complexos

O sistema circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e colheita de suas excreções metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores.

Sistema Circulatório

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático dos tecidos de volta para o sistema circulatório.

Sistema Linfático

Funções do Sistema Linfático

Defesa do organismo

Transporte de substâncias

Drenagem

  • Uma grande parte dos líquidos da linfa intersticial, cuja origem é o plasma do sangue, não regressa de imediato aos vasos sanguíneos, sendo recolhida pelos vasos linfáticos.
  • Os capilares linfáticos recebem das células o dióxido de carbono e outros produtos de excreção. Nas vilosidades intestinais, os produtos da digestão dos lípidos e algumas vitaminas são absorvidos e transportados pela linfa.
  • Em alguns órgãos linfoides, como o timo ou a medula óssea, formam-se ou diferenciam-se leucócitos que se juntam à linfa e podem viajar pelo corpo. Noutros, como os gânglios linfáticos ou o baço, acumulam-se grandes quantidades de leucócitos.

Sistema Linfático

O que é a linfa e a sua função?

Qual a importância do sistema linfático?

  • O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças, nomeadamente o cancro. Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo.
  • A linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.

Líquido existente no sistema circulatório dos animais invertebrados, constituído essencialmente, e de forma geral, por plasma e leucócitos, com funções semelhantes às do sangue e da linfa nos animais vertebrados

Hemolinfa

Principais funções da Hemolinfa

- armazenamento e circulação de nutrientes (principalmente sais e água), -preenchimento interno - equilíbrio hidrostático - circulação de hormonas, - defesa - transporte de substancias de excreção. - transporte de gases resultantes da respiração aeróbia (O2 e CO2) associado ao pigmento respiratório - a hemocianina, (exceção dos insetos).

Fig. 7

Tubarão

Ordem: Selachimorpha

Tubarão

Processo

  • O sangue venoso chega à aurícula, que contrai, impulsionando o sangue para o ventrículo. Este também contrai, bombeando o sangue para os vasos sanguíneos que irrigam as brânquias, onde ocorrem as trocas gasosas hematose branquial). O sangue passa de venoso a arterial e continua o seu trajeto pelos vasos que irrigam os diferentes tecidos do organismo. Na sequências das trocas com as células, o sangue passa a venoso e regressa à aurícula. O ciclo repete-se continuamente.

O seu sistema circulatório é fechado, e a sua circulação é simples, ou seja, num circuito completo, o sangue passa apenas uma vez pelo coração. O coração do tubarão tem apenas duas cavidades – uma aurícula e um ventrículo.

O tubarão apresenta sistema linfático constituído por vasos linfáticos, linfa circulante, linfa intersticial

Fig. 5

Vantagens e Desvantagens do Sistema Circulatório Fechado

Vantagens

1. Um sistema circulatório fechado permite maior rapidez nas trocas de moléculas entre o meio e as células.

2. O sangue pode ser encaminhado de forma diferente para os órgãos do corpo, consoante as necessidades (maior irrigação a umas zonas e diminui a irrigação em áreas que não necessitem de um aporte de O2 e nutrientes tão elevado).

Desvantagens

1. Existe um elevado consumo de ATP para funcionamento deste sistema.

3. Os organismos que possuem estes sistemas podem ter taxas metabólicas mais altas, ou seja, conseguem ter mais energia disponível, pois o transporte é eficaz e as células recebem rapidamente nutrientes e oxigénio.

Vantagens e Desvantagens do Sistema Circulatório Fechado - Circulação Simples

Desvantagens

Vantagens

1. No sistema circulatório fechado, com circulação simples, o sangue passa apenas uma vez no coração em cada ciclo completo, no sistema circulatório fechado, com circulação dupla, o sangue passa duas vezes no coração. Devido a este fator o sangue tem mais pressão e a taxa de oxigenação é superior ao sistema circulatório fechado, com circulação simples.

1. Não existem vantagens, comparativamente a um sistema circulatorio fechado duplo, pois o sistema circulatório fechado simples é menos eficiente e mais lento.

Lapa

Ordem: Selachimorpha

Lapa

  • Coração contrai, sangue é bombeado para os vasos (artérias)
  • Das artérias vai para as lacunas e das lacunas para o meio
  • Quando o coração relaxa os ostíolos criam força de sucção e o fluído entra no coração
  • O sistema circulatório da Lapa é aberto, ou seja o fluido circulante (hemolinfa) é bombeado para os vasos, e dos vasos vai para o meio onde faz trocas diretas com as células

Fig. 6

Hemolinfa

  • A lapa na sua constituição não é constituída pelo sistema linfático, pois tem um sistema circulatório aberto, logo a linfa misturasse com o sangue, a este fluido da-se o nome de hemolinfa

Vantagens e Desvantagens do Sistema Circulatório Aberto

Desvantagens

Vantagens

1. O sistema de transporte aberto é muito menos eficaz uma vez que o sangue flui muito mais lentamente. Os animais possuem, em regra, movimentos lentos e taxa metabólica baixa (gastampouca energia

1. Possibilitou a evolução e o desenvolvimento das espécies devido à facilidade que elas tinham no transporte ao longo do seu organismo.

O sistema respiratório é um conjunto de órgãos envolvidos no movimento de gases e nas trocas gasosas. A superfície respiratória é a estrutura/local onde se efetua a troca de gases respiratórios entre o meio externo e interno do organismo

Sistema Respiratório

Tubarão

Ordem: Selachimorpha

Tubarão

  • A superficie respiratória do tubarão é as brânquias/guelras,em que o seu processo de troca é a hematose branquial. Estas estruturas, contactam diretamente com água e são superfícies respiratórias de grande área e ricamente vascularizadas.´
  • O tubarão é constituido por uma respiração branquial interna, a água entra pela boca e, depois de passar pela faringe, banha as brânquias, saindo pelas fendas operculares A água circula em sentido contrário ao do sangue no interior dos filamentos branquiais, é sempre unidirecional: (o local de entrada não é o mesmo que o de saída).

Hematose Branquial

  • o oxigénio dissolvido na água passa para o sangue que irriga as brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água

Fig. 8

Tubarão

Mecanismo Contracorrente

Modo de obtenção de O2

  • O mecanismo contracorrente permite aumentar a eficiência das trocas gasosas nas brânquias. O sangue está sempre contactar com água mais rica em O2
  • Este mecanismo permite que o sangue em circulação nas lamelas vá ficando progressivamente enriquecido em oxigénio, que se difunde da água, mas sempre em contacto com água renovada
  • O tubarao obtém o O2 dissolvido na agua. A água ao entrar pela boca passa pela faringe e vai para as brânquias. Assim as brânquias estao constantente a receber agua e oxigénio.
  • Assim como todos os peixes, os tubarões são animais que respiram por brânquias, ou seja, utilizam essas estruturas para garantir a retirada de oxigênio da água.

Difusão Indireta

  • A hematose ocorre entre a água (que tem gases respiratórios dissolvidos) e o sangue – difusão indireta
  • Difusão indireta – um fluido circulante transporta os gases respiratórios entre as células e o meio exterior (superfície respiratória)..

Lapa

Ordem: Selachimorpha

Lapa

  • A superficie respiratória da lapa é as brânquias,em que o seu processo de troca é a hematose branquial. Estas estruturas, contactam diretamente com água e são superfícies respiratórias de grande área e ricamente vascularizadas.´
  • A lapa é constituida por uma respiração branquial interna, a água entra pela boca e, depois de passar pela faringe, banha as brânquias, saindo pelas fendas operculares A água circula em sentido contrário ao do sangue no interior dos filamentos branquiais, é sempre unidirecional: (o local de entrada não é o mesmo que o de saída).

Hematose Branquial

  • o oxigénio dissolvido na água passa para o sangue que irriga as brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água

Fig. 9

Lapa

Modo de obtenção de O2

A lapa obtém o O2 dissolvido na agua. A água ao entrar por um buraco acima da cabeça vai para as brânquias. Assim as brânquias estao constantente a receber agua e oxigénio. Nas brânquias o sangue circula no sentido contrário ao da agua (contracorrente). Este fluxo de água resulta da contínua renovação no interior das cavidades branquiais, entrando pelo buraco e saindo pelas fendas operculares.A Lapa respira através das brânquias, ou seja, utilizam essas estruturas para garantir a retirada de oxigênio da água.

Mecanismo Contracorrente

  • O mecanismo contracorrente permite aumentar a eficiência das trocas gasosas nas brânquias. O sangue está sempre contactar com água mais rica em O2
  • Este mecanismo permite que o sangue em circulação nas lamelas vá ficando progressivamente enriquecido em oxigénio, que se difunde da água, mas sempre em contacto com água renovada

Difusão Indireta

  • A hematose ocorre entre a água (que tem gases respiratórios dissolvidos) e o sangue – difusão indireta
  • Difusão indireta – um fluido circulante transporta os gases respiratórios entre as células e o meio exterior (superfície respiratória)..

Vantagens e Desvantagens da Hematose Branquial (interna)

Desvantagens

Vantagens

1. A água, mesmo saturada de oxigénio, contém apenas 5% deste gás relativamente a igual volume de ar; 3. O aumento da salinidade e da temperatura da água reduz ainda mais a quantidade de oxigénio dissolvido;

2. O O2 da água tem duas origens ar atmosférico e fotossíntese realizada pelos seres aquáticos fotossintéticos. Na água existe menor quantidade de O2 dissolvido do que no ar. Por isso são necessárias grandes superfícies respiratórias;4. Animal com taxa metabolica baixa e reposição dos gases muito lenta;

1. Comparativamente a hematose pulmonar, não existem vantagens da hematose branquial uma vens que torna o sistema respiratório menos eficiente e menos rentável. No entanto este tipo de hematose é caracteristico de animais marinhos.

Curiosidades

Curiosidades

Para garantir a flutuabilidade, os tubarões contam um fígado repleto de óleo. Esse órgão apresenta um tecido com densidade menor que a da água e por causa do tamanho dele no corpo do animal, favorece a flutuação. Para se ter ideia do tamanho desse órgão, ele chega a contribuir, em média, com 25% da massa do corpo desse peixe;

O sistema respiratório dos tubarões é geralmente constituído por cinco a sete pares de fendas branquiais e o animal tem que permanecer em movimento para que a água rica em oxigénio passe pelas guelras;

Maior parte dos tubarões precisam de estar constantemente em movimento, mesmo quando estão a dormir, para conseguirem obter oxigénio;

Curiosidades

Durante o desenvolvimento das lapas, o corpo passa por uma torção de 180º, causada pelo crescimento desigual dos músculos. Este processo contribui para uma mudança dos órgãos internos;

A lapa pode atingir 7 cm de comprimento, têm uma concha cónica, rugosa e estriada, com um ápice aguçado. A cor pode ser acinzentada, esverdeada ou mesmo azulada;

Para a lapa respirar enquanto está fora de água, o seu corpo tem de estar humedecido pela água do mar, pois só assim funcionam as brânquias.

Biblio+Web-Grafia

BIBLIO+WEB-GRAFIA

  • https://www.nationalgeographic.com/animals/fish/facts/sharks-1. (2015). Obtido em 5 de Dezembro de 2022, de National Geographic.
  • Carrier, J. (28 de Novembro de 2022). https://www.britannica.com/animal/shark. Obtido em 3 de Dezembro de 2022, de Britannica.
  • "C:\Users\simao\Downloads\Ingestão,digestão,absorção.pdf". Obtido em 1 de Dezembro de 2022
  • "C:\Users\simao\Downloads\2.2.Transporte nos animais.pdf". Obtido em 27 de Novembro de 2022
  • "C:\Users\simao\Downloads\Respiração celular e fermentação.pdf". Obtido em 4 de Dezembro de 2022
  • Sousa, L. A., & Machado, Q. M. (1997). Bio12 Parte 1 (Vol. 1). Areal Editores.
  • Ferreira , A. L., Bação, F. A., Jacinto, M. J., Silva, P. A., Duarte, M. A., & Lobo, S. C. (2022). BioGeo 11 Biologia . Texto.
  • Livingstone, I. (30 de Julho de 2014). https://www.casadasciencias.org/imagem/7747. Obtido em 26 de Novembro de 2022, de Casa das Ciências.
  • Paul Bunje e Gonzalo Giribet, H. U. (2003). https://ucmp.berkeley.edu/taxa/inverts/mollusca/mollusca.php. Obtido em 29 de Novembro de 2022

Identifição das Imagens

  • Figura 1- https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-01-15-portugal-e-o-3-o-pais-da-uniao-europeia-e-o-12-o-no-mundo-que-mais-tubaroes-captura-e-por-uma-sopa-ameacamos-a-saude-do-oceano/
  • Figura 2- https://pt.wikipedia.org/wiki/Patella
  • Figura 3- http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/37141815/Pisces
  • Figura 4- https://hmong.es/wiki/Limpet
  • Figura 5- "C:\Users\simao\Downloads\2.2.Transporte nos animais.pdf" - diapositivo 55
  • Figura 6- https://aia.madeira.gov.pt/images/files/telensino/BIOL10_Aula6_8maio.pdf
  • Figura 7- "C:\Users\simao\Downloads\2.2.Transporte nos animais.pdf" - diapositivo 78
  • Figura 8- https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=20509
  • Figura 9- https://slideplayer.com.br/slide/10628476/

Fim!