Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Coliseu Romano
7cristianasilva
Created on December 6, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Branching Scenario: Save Christmas
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
Transcript
O Coliseu Romano
Índice
1. Introdução
2. Contextualização histórica
3. Caraterísticas
4. Funções
5. Curiosidades
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Introdução
Com este trabalho pretendo dar a conhecer o maior e mais sofesticado dos anfiteatros romanos - o Anfiteatro Flaviano. Uma construção colossal nascida no século I que ainda hoje causa impacto aos milhares de visitantes que o visitam.Neste trabalho procuro fazer uma contextualização histórica, dar a conhecer as suas principais caraterísticas e funções.
2. Contextualização histórica
Localizado bem no centro da capital italiana, rodeado por avenidas, o Coliseu é considerado o ex-libris arqueológico da cidade de Roma e recebe, anualmente, milhões de visitantes, que desejam conhecer de perto o mais grandioso anfiteatro da Antiguidade – o Anfiteatro Flaviano. Trata-se do maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou gladiadores contra animais selvagens. A sua construção foi iniciada no ano 72 d.C., por ordem do imperador Flávio Vespasiano, que decidiu erguê-lo no local de um antigo palácio de Nero, seu antecessor. As obras de constução demoraram cerca de oito anos, tendo ficado concluídas na época do imperador Tito, filho de Vespasiano. Para homenagear seu pai, Tito batizou a construção de “Anfiteatro Flaviano”.
2. Contextualização histórica
A sua inauguração ocorreu no ano 80 e os jogos inaugurais duraram cerca de 100 dias. Estima-se que, só nesse período, centenas de gladiadores e cerca de 5 mil animais ferozes tombaram mortos na gigantesca arena, cuja área era de 85 por 53 metros.
Antes dos espetáculos os gladiadores dirigiam-se a nós, imperadores, com a saudação: Salve, César! Aqueles que vão morrer te saúdam.
3. Caraterísticas
- O Coliseu tem 48,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 a 15 andares;- De estrutura elíptica, mede cerca de 189 metros de comprimento e 156 metros de largura;- Inicialmente de três andares as suas arquibancadas, construídas a partir de 3 metros do solo, acomodavam mais de 50 mil pessoas;- Posteriormente foi-lhe adicionado outro andar tendo alargado a sua capacidade de ocupação para os 80 mil espectadores; - A arena era em madeira, coberta de areia para absorver o sangue derramado nas lutas; - A fachada composta por arcadas decoradas com colunas dóricas, jónicas e coríntias; - Os materiais utilizados foram mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo.
3. Caraterísticas
- Os corredores que levavam os espectadores às arquibancadas foram projetados para criar acessos diferenciados e destinados às diferentes classes sociais, cujo objetivo era o rápido acesso aos lugares e, no fim do espetáculo, o rápido esvaziamento; - A ocupação do Coliseu era feita mantendo-se uma estreita ligação entre a importância social e a próximidade à arena. Assim, o camarote mais próximo da arena destinava-se ao imperador e os lugares mais altos e mais afastados da arena às classes inferiores.
4. Funções
- Espetáculos de gladiadores;- Espetáculos de lutas entre gladiadores e animais selvagens importados de África, tais como: leões, leopardos e panteras, inseridos, em qualquer momento, através de um elevador surgindo na arena; - Execução de presos e animais; - Corridas de bigas; - Apresentações teatrais; - Batalhas navais.
5. Curiosidades
Sabias que o Coliseu...
... foi construído por cima do lago artificial de Nero, construído após o grande incêndio de 64 d. C.?... sobreviveu a 4 grandes terramotos? ... é uma das sete maravilhas do mundo moderno? ... possuía uma cobertura removível que protegia os espetadores do sol?
5. Curiosidades
Sabias ainda que...
... era de costume oferecer pão de trigo aos espetadores, durante os espetáculos, pois os líderes romanos acreditavam que, se mantivessem a população entretida e alimentada, os movimentos contra os governantes seriam contidos?Daí surgiu a expressão latina panem et circenses, que quer dizer "pão e circo". ... peças de mármore e de bronze do Coliseu foram levadas para ornamentar, por exemplo a Basílica de S. Pedro, no Vaticano?
Uma viagem ao passado
6. Conclusão
Por todo o império as cidades queriam assemelhar-se a Roma, perseguiam o ideal de monumentalidade e de grandeza, com sentido prático e utilitário. Foi nesta perspetiva que surgiu o Coliseu, um edificio colossal, resistente e funcional. Causa impacto a quem o vê exteriormente, mas revela-se ainda mais interessante a quem conhece o seu interior. Um edifício destinado a acolher espetáculos e pessoas de estatutos diferentes que procuravam momentos de prazer e de divertimento à custa da trágica sorte de gladiadores, animais e presos. Trata-se uma obra arquitetónica muito bem conseguida, mas também uma obra muito engenhosa, cheia de técnicas e conhecimentos que fazem deste monumento uma das sete maravilhas do mundo moderno. Gostei muito de realizar este trabalho, pois aprendi muito sobre o Coliseu e deu-me vontade de lá voltar, pois apesar de já o ter visitado, com apenas 6 anos, não fui capaz de dar o devido valor a esta obra monumental.
7. Bibliografia e Webgrafia
MAIA, Cristina; BRANDÃO, Isabel; RIBEIRO, Cláudia. Novo Viva a História!. Porto: Porto Editora, 2014. Imagem: civilizações antigas. Girona, Espanha. Panini, 2010. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-coliseu-de-roma/ https://www.facebook.com/watch/?v=1376848565988940 https://aresdomundo.com/coliseu-de-roma/ https://pt.slideshare.net/arturfilipesantos/patrimnio-mundial-e-turismo-cultural-coliseu-de-roma-artur-filipe-dos-santos https://aresdomundo.com/coliseu-de-roma/
Trabalho realizado por:
Vasco da Silva Soares, 10º H, nº 21 Professor: Horácio Magalhães