Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Cerco de Lisboa de 1384
Kotter322
Created on December 5, 2022
He He He Haw
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
Transcript
O Cerco de Lisboa de 1384
E os seus antecedentes
Índice
A Crise Régia
A Revolta
Atoleiros
O Cerco
A crise Régia
A 22 de Outubro de 1383 D. Fernando I morre sem deixar regentes, D. Leonor Teles a sua mulher torna-se a regente, D. João I de Castela, por estar casado com D. Beatriz (filha de D. Fernando I) , proclama-se Rei de Portugal. Um grupo de conspiradores, descontentes com o governo de D. Leonor, reunem-se com D. João Mestre de Avis, o meio-irmão de D. Fernando, com Nuno Álvares Pereira e Álvaro Pais e planeam assassinar o conde de Andeiro , que era o amante de D. Leonor. D. Leonor, desconfiada, envia o Mestre para a fronteira Alentejana, mas o mestre após partir para o Alentejo, dá meia volta, e a 6 de Dezembro de 1383, assassina o conde de Andeiro com a ajuda dos conspiradores
A crise Régia
D. Fernando I, O Formoso
D. Leonor Teles
D. João I de Castela
D. Beatriz
A crise Régia
D. João , Mestre de avis
D. Nuno Álvares Pereira
Voltar
A Revolta
O Pagem do Mestre de Avis galopa por Lisboa dizendo que iam matar o Mestre, Álvaro Pais ajuda a convencer o povo, e então reunem-se em frente do palácio aonde o Mestre debruça-se de uma janela e diz que estava seguro, Álvaro Pais propõe que D. Leonor se case com o Mestre, o que é recusado. A 16 de Dezembro de 1383, o Povo reunido proclama o Mestre como Regente e Defensor de Portugal, mas D. João havia sido preso a mando Del Rei de Castela quando recebeu a notícia. O Reino estava agora divido entre apoiantes de D. João no Algarve, Lisboa e Porto, apoiantes de D. Leonor e apoiantes Del Rei de Castela, inicia-se assim a Guerra-Civil e as guerras com Castela que duram de 1383-1385.
Voltar
A Batalha dos Atoleiros
A 1384 Nuno Álvares e´ordenado que proteja a fronteira dos Castelhanos, em Atoleiros Nuno e os seus 1400 Soldados encontram uma força castelhana de 5000 Soldados e a 6 de Abril a Batalha dos Atoleiros é Travada aonde Nuno encontra o seu irmão Pedro Álvares Pereira a comandar as tropas enimigas.A vitoria saiu nas mãos Portuguesas com nenhuma morte aliada, a vitória foi resultado de uma estratégia Inglesa chamada "Pé na Terra" que consistia de uma formaçaõ retângular com lanceiros nos flanques o que gerava a perfeita defesa para ataques de cavalaria, os castelhanos sairam da batalha quase sem soldados . Esta vitória motivou a restante populção a apoiar D. João I.
A Batalha dos Atoleiros
castela (5000)
portugal (1400)
- 1000 Soldados
- 300 Lanceiros Ingleses (cavalaria ligeira)
- 100 Besteiros
- Não houve nenhuma morte
- 3000 Soldados
- 2000 Cavaleiros
- Maioria do exercito morreu devido à estratégia Inglesa
Voltar
O Cerco
A 29 de Maio as forças castelhanas chegam a Lisboa e iniciam um cerco à capital, Lisboa contava com bastantes contramedidas de cerco e muralhas extensas.Nuno Álvares Pereira juntamente do seu exército dirigem-se a Palmela e é ali que um dos momentos mais relembrados do cerco aconteceu, Nuno ateou fogo a uma fogueira gigante do topo do castelo de Palmela, e em Lisboa, D. João I fez o mesmo no Castelo de S. Jorge Vindos do Porto uma frota de navios consegue ultrapassar o bloquieo marítimo, neles vinham tropas e mantimentos
O Cerco
Dentro das Muralhas a População encercada subrevivia por 3 meses a viver com, miséria, morte, doenças, fome e o perigo de serem atacados pelos invasores, fora das Muralhas nos acampamentos Castelhanos viviam forças muito reduzidas, cansadas, feridas e infestadas pela Pesta Negra, e como na primeira Guerra Mundial, era uma questão de Tempo até um dos lados ceder e a 3 de Setembro de 1384 os Castelhanos levantam o cerco terrestre após El Rei de Castela D. João I adoecer, e então foi somente atravez da determinação da população que a vitória foi alcansada.Mestre de Avis viria a ser coroado Rei de Portugal a 6 de Abril de 1385 após derrotar os Castelhanos.
O Cerco
castela (20000)
portugal
- Exercito essencialmente constituido pela população cercada e alguns soldados treinados
- Houveram bastantes baixas, não tantas como as dos castelhanos, a Peste foi um dos maiores causadores de mortes
- 5000 lanças de cavalaria
- 1000 ginetes (cavalaria ligeira)
- 6000 besteiros
- Número incontável de peões
- 2000 mercenários Franceses
- 54 navios
- Maioria do exercito morreu devido à peste e os combinados esforços Portugueses
Imagens Relacionadas
Imagens Relacionadas
Imagens Relacionadas
Imagens Relacionadas
Obrigado
Trabalho realizado por Ricardo Rodrigues 10ºC Nº23