Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O ano da morte de Ricardo Reis

14 - Maria João

Created on November 30, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

O ano da morte de Ricardo Reis

José Saramago

Maria Silva 11ºA

2022/2023

Sobre o Autor

José Saramago

Escritor, jornalista, poeta e tradutor português. Nasceu a 16 de novembro de 1922 e acabou por morrer a 18 de junho de 2010. Vencedor de vários prémios como o prémio Nobel da literatura (1998) e o prémio Camões (1995). Escreveu outras obras como:

Ensaio sobre a cegueira;

Memorial do Convento;

A viagem do elefante.

A Obra

"Ricardo Reis regressou a Portugal depois da morte de Fernando Pessoa"

José Saramago

"Ricardo reis nasceu em 1887 (não me lembro do dia e do mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil"

Fernando Pessoa

Personagens

Marcenda

Lídia

Fernando Pessoa

Ricardo Reis

Marcenda é uma mulher de cerca de anos, bastante mais jovem que Ricardo Reis. Sofre de parelesia no braço esquerdo. Marcenda, ao contrário de Lídia não tem experiência nem convicções muito definidas.

Morre no ínicio do romance. Vai aparecendo (em fantasma) para conversar com Ricardo Reis sobre temas como a solidão, a morte e as paixões.

Personagem principal da romance. Heterónimo de Fernando Pessoa. É médico, voltou do Brasil depois da revolução e depois da morte de Fernando pessoa, 16 anos após ter emigrado. Um homem que evita as paixões, autodisciplinado e que acredita no destino.

Empregada do Hotel Bragança, onde Ricardo Reis fica inicialmente hospedado. Uma mulher humile e pouco letrada, mas com um bom sentido crítico. é pespicaz e questionadora. Apaixona-se por Ricardo Reis com quem tem uma relação carnal.

Relevância e referências

Referências à literatura

José Saramago faz referências a muitos autores e obras portuguesas, Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queirós e Cesário Verde são alguns deles.

Referências à situação de Portugal e do mundo

"Aqui o mar acaba e a terra principia"

José Saramago

Depois dos 16 anos emigrado no Brasil, Ricardo Reis chega a Portugal e não há grande mudança no país. Releva a estagnação do país. Hitler ganhava poder, Mussolini ascende ao poder, revolução no Brasil e Guerra Civil em Espanha. Lisboa é uma cidade chuvosa, cinzenta e triste, retratando a situação política do país onde o salazarismo ganhava poder e onde o caos se instala no mundo.

"Onde a terra se acaba e o mar começa"

Luís de Camões

Evolução da personagem principal

A influência de Marcenda no pensamento de Ricardo Reis

Ricardo Reis deixa-se levar por Marcenda. O seu autocontrolo não é suficiente e deixa-se levar pelas emoções. Ricardo Reis, a partir deste momento deixa de se contentar com o espetáculo do mundo e reage perante os seus sentimentos e as pessoas à sua volta.

Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo.

Ricardo Reis

Intertextualidade

O Desamor