Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A história Guarani - mobile

Design NSC

Created on November 28, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Internal Guidelines for Artificial Intelligence Use

Interactive Onboarding Guide

Word Search

Sorting Cards

Word Search: Corporate Culture

Corporate Escape Room: Operation Christmas

Transcript

iniciar

O que quer dizer Guarani?
A guerra Guaranítica
Pós-guerra
Colonialismo
Resistência
O que quer dizer Guarani?

Guerreiro indomável, filho de Curupi com Ceá-Yari, povo livre como tempestade, que se espalhava irregularmente pela vasta planície das várzeas lamacentas dos três grandes rios do Prata – o Paraná, o Paraguai e o Uruguai.

A guerra Guaranítica

A Guerra Guaranítica, no fim do século 17, foi a luta de índios missioneiros contra os exércitos de Portugal e Espanha, que exigiam que os indígenas e os jesuítas abandonassem as terras. Resultado: massacre indígena e a destruição de boa parte das missões (regiões onde os índios eram catequizados).

Pós-guerra

Em 1756, as missões foram destruídas. Estima-se que cerca de 20 mil indígenas perderam suas vidas. Algumas ruínas das igrejas daquele período ainda estão de pé. No Brasil, estão localizadas as ruínas do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, mais conhecido como ruínas de São Miguel das Missões, em território gaúcho.

Colonialismo

Após guerras e catequização, Portugal ocupou o litoral brasileiro. Enquanto isso, espanhóis empunhando conquistas na América e levando quase ao extermínio os astecas, no México; os incas, no Peru; os maias na Guatemala e El Salvador.

Resistência

Apesar da diáspora da nação Guarani, é épico que este povo tenha resistido. Ao longo do tempo, sofreram com epidemias, escravidão, não demarcação de seus territórios. Assim como no passado, seguem a percorrer várias distâncias em busca da Terra Sem Males (paraíso) com os pés fincados no chão e olhos no céu orientando-se pelo Ñandú-Pisá, o Cruzeiro do Sul.