Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Ricardo Reis síntese

Inês Pereira

Created on November 24, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

NEWS PAPER 12ºE

25 Novembro, 2022

Português

Ricardo Reis

Heterónimo

Poeta, ensaísta e tradutor de Aristóteles, Ricardo Reis fez parte da trindade soberana dos heterónimos de Fernando Pessoa. Criado em 1912, Reis foi o segundo heterónimo de Pessoa a ganhar vida

12ºEInês PereiraLaura Vargues

Índice

01

A origem

O processo de criação de Ricardo Reis.

02

A vida de Ricardo Reis

Nascimento, descrição física, estudos e vida.

03

Escrita de Reis

Temas e obras produzidas.

A origem

Ricardo Reis foi inspirado pela cultura clássica e terá sido esboçado "numa penumbra mal urdida" em 1912.Reis demorou a ter palpitação de personagem real e a libertar-se da avassaladora erupção de Alberto Caeiro.

Pessoa atribuiu-lhe um purismo que considera exagerado, e fê-lo distante dos outros e recusando qualquer tipo de compromisso afetivo.A sua história biográfica revela também a dança literária de Fernando Pessoa.

Relato de Fernando Pessoa sobra a sua génese:

ouvir as cousas sem as sentir, fui-me deixando ir na onda dessa reação momentânea. Quando reparei em que estava pensando, vi que tinha erguido uma teoria neoclássica, que se ia desenvolvendo"

"O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 29 de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão extensa sobre os excessos, especialmente de realização, da arte moderna. Segundo o meu processo de

Fernando Pessoa

Ricardo Reis

A vida de Ricardo Reis

Vida

Estudos

Crê-se que o médico dito portuense terminou os seus dias expatriado no Brasil onde se refugiu em 1919 por “Fidelidade aos seus ideias monárquicos” e em protesto contra a proclamação da República Portuguesa. Entre os milhares de papéis pessoanos consta uma morada atribuída ao “Dr. Reis” no Peru.

Educado num colégio de jesuítas, Reis era um estudioso de latim, grego e de mitologia. Foi um latinista por educação clássica e, dado o seu gosto pela civilização e mitologia gregas, autoinstruiu-se tornando-se um helenista por educação própria.Por fim formou-se tornando-se médico, profissão que não exercia.

Descrição física

Nascimento

Apresentado a Casais Monteiro como tendo nascido no Porto em 1887, mas documentos anteriores à célebre carta datada de 1933 indicam que Reis teria nascido em Lisboa.

Mais baixo, forte e seco que Caeiro e com um rosto sem barba.

Escrita de Reis

As suas obras baseam-se na sua filosofia de vida Carpe Diem, viver o momento.

Foi um poeta clacissita definido por Pessoa como "Horácio grego que escreve em português". Produziu odes, elegias e epigramas onde reunia matéria contraditórias como o estoicismo e o epicurismo. As suas odes (cerca de 20) só conheceram publicação nas páginas da revista Athena, cerca de uma década após a sua criação (do heterónimo). Nas suas obras encontram-se temas de serenidade e da necessidade de aceitar o destino, da superioridade do espírito e da procura do equilíbrio, da recusa das emoções descontraladas, das práticas virtuosas, da brevidade da vida e da valorização do prazer.

"As coisas devem ser sentidas, não só como são, mas também de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regra clássicas" - profissão de fé literária de Ricardo Reis