Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A liberdade guiando o povo

catarina rosa

Created on November 18, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

A liberdade guiando o povo

seguinte

A liberdade guiando o povo

O quadro "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix, é uma pintura que retrata a Revolução de 1830, que foi um importante acontecimento histórico que ocorreu em França no mesmo ano em que a obra foi realizada.

Autor da obra e contexto histórico e cultural

O quadro mostra a insurreição das classes oprimidas contra a monarquia.

Contrariados com o aumento dos impostos e o governo absolutista de Carlos X, a oposição liberal liderou uma revolução que contou com o apoio do povo para destronar o rei e implantar a república.Os ideais levantados pelos revolucionários estavam fundados no mesmo lema empregue anteriormente: liberdade, igualdade e fraternidade.

Ferdinand Victor Eugène Delacroix

A liberdade guiando o povo

O trabalho, cujo nome original é "La Liberté guidant le peuple", pertencente ao período do Romantismo, é um óleo sobre tela com grandes dimensões de 2,6m x 3,25m e pode ser visto no Museu do Louvre, em Paris, França.

Onde podemos encontrá-la e como lá chegou

O quadro foi apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão de Paris de 1831. Na época, era chamado de "Cenas de barricadas". Em seguida, a partir de 1863, a obra começou a ser exposta no museu do Luxemburgo, situado no palácio com o mesmo nome em Paris. Foi em 1874 que o majestoso quadro, já nomeado "A Liberdade Guiando o Povo", foi para o Louvre, sete anos após a morte de Delacroix.

Museu do Louvre

A liberdade guiando o povo

As áreas sombreadas da pintura mostram como Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro.

Técnicas e materiais utilizados

A forma como Delacroix captou o céu mostra o caos da guerra urbana. Esta técnica do pintor francês combina a expressividade do romantismo com a estrita atenção ao detalhe do realismo, transmitindo emoção e permanecendo fiel ao tempo e lugar históricos.

As pinceladas de Delacroix são visíveis na tela, o que contraria as regras académicas que determinam que a pincelada deve ser invisível.

Os materiais utilizados foram a tinta a óleo e a tela.

A liberdade guiando o povo

A estrutura e as linhas de dinamismo

O artista escolheu para este quadro uma composição clássica, a estrutura piramidal, assim como outros artistas já haviam utilizado, tanto na pintura, quanto na escultura.

Estrutura em pirâmide

Ainda em termos estruturais, há uma clara divisão na tela, onde a parte inferior é ocupada por corpos caídos, que formam linhas horizontais. Acima, na maior parte do trabalho, as personagens estão em pé ou agachadas, formando traços verticais ou diagonais.

Linhas que dão dinamismo à composição

A liberdade guiando o povo

A figura feminina a simbolizar a liberdade

A liberdade é retratada por Delacroix através da figura de uma mulher, que se torna uma metáfora da emancipação e autonomia, uma vez que levanta com as suas mãos uma bandeira da França e na outra uma baioneta .

Ocupa o lugar central da composição e aparece em tronco nu, formando um paralelismo com as antigas esculturas gregas. O corpo desta mulher apresenta uma estrutura vigorosa, como era próprio do povo, e está em uma espécie de palco, o que a deixa superior aos restantes personagens.

A mulher retratada na obra

A liberdade guiando o povo

Autorretrato do artista

A figura destacada na imagem, é um homem com uma cartola que segura uma arma nas mãos e demonstra um olhar determinado. Especula-se que esta personagem seja uma representação do próprio artista, Eugène Delacroix. Contudo, não há provas de que seja, de facto, um autorretrato.

Delacroix era um entusiasta de grandes revoluções, sendo conhecido como rebelde, mesmo que não tenha participado efetivamente da revolução.

Possível autorretrato do autor

A liberdade guiando o povo

Torres de Notre Dame

Diz-se que Delacroix foi influenciado por um acontecimento real, quando, num dos dias da revolução, a bandeira francesa foi levantada perto da Catedral de Notre Dame.

Assim, ao pintar a sua própria visão do que foi a revolução, o artista insere na obra as torres de Notre Dame, que podem ser vistas no fundo mascaradas pela névoa que está presente em todo o quadro.

Torres de Notre Dame

A liberdade guiando o povo

Paleta de cores

Para os pintores do romantismo as cores eram essenciais na construção das obras. E nesta obra, os elementos destacados têm uma grande importância, pois apresentam um símbolo nacional francês.

Grande parte da composição é formada por tons escuros, como ocres, castanhos, pretos e cinzentos. No entanto, a bandeira da França na parte superior dá um tom vibrante à cena. Além disso, alguns pontos de intensidade cromática aparecem, repetindo as cores da bandeira, como se pode observar nas vestimentas do homem que se ajoelha aos pés da mulher represetativa da liberdade, a meia do homem morto e semi-nu e o casaco do soldado caído.

Cores de contraste nos personagens

websites de referência

Obrigada!