Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Arte Grega: e a sua contextualização histórica
Luca Sylva
Created on November 17, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Escola Básica e Secundáriada Bemposta
Curso Profissional deInstrumentista de Cordas e de Teclas
Professora Ana Lopes Estevens
História da Cultura e das Artes
E a sua
Lucas da Silva Guerreiro
A Arte Grega
contextualização
Histórica
Histórica
START
Introdução
Este trabalho, abordara, a contextualização histórica, a cerâmica, escultura e arquitetura da Arte Grega. Citando, e retratando cada um dos temas, afins de descobrir, e reforçar, o que já sabemos sobre a história da Grécia, Europa e do mundo.
Arte Grega: contextualização histórica
Índice
Cerâmica
Escultura
Arquitetura
Conclusão
Referências Bibliográficas
Arte Grega:Contextualização Histórica
A civilização grega começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e a sua história deu-se até 146 a.C., quando, foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge da civilização Grega.
A cerâmica foi introduzida entre os gregos, desde do Oriente, a partir do Neolítico (c. 6000 a.C.). Os vassos produzidos na Grécia, tinham uma qualidade superior. Os mais antigos eram revestidos a negro, ou tons escuros, mais tarde, evoluindo para tons mais claros. Com maior destaque, a cerâmica era uma mercadoria de primeira necessidade, pois era utilizada para serviço doméstico, usos artesanais e comerciais, apoio às cerimónias religiosas e fúnebres).
Cerâmica
«Neolítico: Designado primitivamente como sendo o período da pedra polida, por oposição à pedra lascada, cedo se verificou que se tratava de algo mais do que um simples progresso técnico. O Neolítico caracteriza-se pelo aparecimento da agricultura e da pastorícia, que transformaram decisivamente as sociedades humanas, estabelecem-se novas relações entre o Homem e a Natureza. A agricultura permitiu o sedentarismo, a acumulação de excedentes que libertaram o Homem para novas atividades como a tecelagem e a cerâmica. Neste período nascem os primeiros povoados, que deram origem posteriormente às cidades. A agricultura era particularmente de cereais, trigo e cevada, cujas espécies selvagens parecem ser originárias das regiões onde aquela surgiu. A pastorícia foi possível graças à domesticação de animais como o cão, a cabra, o boi e a ovelha.» (Infópedia dicionário Porto Editora).
Escultura
A Escultura Grega foi uma das mais importantes manifestações artísticas da Grécia Antiga. Inspirou de maneira significativa a arte ocidental. Sabe-se que as primeiras obras escultóricas gregas surgiram no período Arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C. e evoluíram durante muitos séculos.
Arquitetura
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. É vista principalmente em templos gregos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. As suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
O principal objetivo da arquitetura grega era homenagear os deuses. Por isso, as construções eram grandes e imponentes, superando até mesmo outros monumentos da época. Tudo era construído a partir de cálculos, proporções matemáticas e simetria, pois os gregos valorizavam a estética e a perfeicão.
Write a title
Write a title here
Write a title here
Conclusão
A Grécia Antiga teve uma cultura muito rica, deixando-nos boa parte das suas produções. Os vasos de cerâmica com desenhos de situações mitológicas, a música, a poesia, o teatro, os mitos, entre outros elementos fazem parte da cultura grega. A música era algo de muita importância, utilizada para alegrar banquetes e acompanhar os eventos religiosos. Estava presente também nos festivais, nos quais aconteciam os concursos de teatro. As peças artísticas utilizavam-se da mitologia, ressignificando os mitos para demonstrar a situação política do momento em que eram escritas. A produção intelectual grega foi muito profunda, sendo o berço de ciências como a História e a Filosofia.
Referências Bibliográficas
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura-grega-antiga/
https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$neolitico?intlink=true
https://www.history.com/topics/ancient-history/ancient-greece
https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/
https://www.britannica.com/place/ancient-Greece
https://www.artmajeur.com/pt/magazine/5-historia-da-arte/escultura-grega-interpretacoes-contemporaneas/331333