Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Guerra Fria- Geografia C
a 1424
Created on November 12, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
II Guerra Mundial
1939 a 1945
Trabalho realizado por: Carolina Lourenco nº7 12ºano
Índice
Introdução
Guerra Fria
- Causas
- Capitalismo vs comunismo
- Bipolarização do mundo
- Conferência de Yalta e de Potsdam
- Criação da ONU e do Conselho de Segurança da ONU
- Divisão da Alemanha
- Plano Marshall (doutrina Truman) X Comecon
- OTAN X Pacto de Varsóvia
- Conflitos da Guerra Fria (ex: Guerra do Vietname e da Coreia)
- Corrida ao armamento e corrida ao espaço
- Macarthismo
- Fim da URSS (Perestroika e glasnost)
- Queda do Muro de Berlim
- Fim da Guerra Fria
- Vencedores e Vencidos
II Guerra Mundial
- O que foi a II Guerra Mundial?
- Que acontecimentos puseram fim à II Guerra Mundial
- Consequências da II Guerra Mundial
- Vencedores e Vencidos
Conclusão
Introdução
Neste trabalho pretendo explorar os temas sobre a II Guerra Mundial e Guerra Fria e tudo o que estes acontecimentos históricos englobam. Pretendo também aumentar o meu conhecimento e desta forma partilhá-lo.
O que foi a II Guerra Mundial
A II Guerra Mundial foi um conflito militar intenso entre governos, que afetou o mundo todo como o próprio nome indica. A II Guerra Mundial deu-se origem no dia 1 de Setembro de 1939 quando a Alemanha invadio a Polónia. Foi uma guerra que durou 6 anos (1939/1945) e que envolveu duas alianças militares opostas de um lado os Aliados e do outro lado o Eixo.
Acontecimentos puseram fim à II Guerra Mundial
O fim da II Guerra Mundial deu-se quando as tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha se renderam. A 7 de maio a Alemanha assinava a rendição, primeiro perante os aliados do bloco ocidental – que adotam a data de 8 como o final da guerra e depois com a União Soviética, para quem o dia 9 marca o fim do conflito. Os japoneses a 14 de Agosto, aceitavam a rendição incondicional e a 2 de Setembro, assinavam os documentos que punham fim à II Guerra Mundial.
Consequências da II Guerra Mundial
Houve consequências a vários níveis, isto é houveram consequências económicas, consequências sociais e demográficas e consequências política.
Consequências económicas:
- Cidades destruídas;
- Destruição dos meios de produção: Campos agrícolas, instalações industriais, vias de trasporte e vias de comunicação intransitáveis;
- Inflação isto é, um aumento geral nos preços de bens e serviços.
- Desvalorização da moeda;
- A economia europeia entrou em depressão económica, enquanto os EUA abriam novas fabricas e aumentavam a produção industrial.
Consequências sociais e demográficas:
- Milhares de mortes (a maioria civis);
- Redução da mão de obra ativa;
- Durante a guerra Hitler tentou subjugar populações vencidas pelo exercito alemão ao regime nazi (milhares de civis foram levados dos países de origem para trabalhar para os alemães).
- Holocausto isto é, foram criados campos de concentração dirigidos pela SS onde sacrificaram milhares de judeus, opositores ao regime e ciganos, logo houve um desrespeito pelos direitos humanos .
Campo de concentração
Consequências políticas:
- Os EUA e a URSS tornaram-se os grandes líderes políticos mundiais, englobando outros países.
- Alterção no mapa político mundial.
Consequência importante:
- Criação em 1945 da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mediar conflitos entre países assim evitar novas guerras.
Vencedores e vencidos
A II Guerra Mundial terminou com a vitória dos países Aliados sobre os países do Eixo. As tropas soviéticas ajudaram imenso quando derrotaram pela primeira vez o poderoso exército nazi, empurrando até atingir Berlim pelo lado Oriental.
O que foi a Guerra fria?
A Guerra Fria foi um conflito político que começou pouco depois da II Guerra Mundial ter acabado, foi entre 1947 e 1991. A Guerra Fria marcou a divisão do mundo em dois blocos de um lado os Estados Unidos e do outro a União Soviética. Países esses que representavam ideologias diferentes que era o capitalismo e o socialismo respetivamente.
Capitalismo vs Socialismo
Bipolarização do mundo
A bipolarização do mundo é a divião em duas ideologias diferentes os EUA e a URSS. De modo que os EUA defendiam o Capitalismo e a URSS defendia o comunismo. O comunismo é uma ideologia socioeconómica em que as propriedades são coletivas. Por outro lado o capitalismo refere-se a um sistema socioeconómico em que existe o direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.
Conferência de Yalta e de Potsdam
Foram conferências que reuniram as principais potências vencedoras da II Guerra Mundial, ao final do conflito, para redesenhar o mapa político mundial e as áreas de influência de cada uma.A Conferência de Yalta e Potsdam, a primeira foi realizada de 4 a 11 de Fevereiro em Yalta na região da Criméia, Ucrânia, com a participação de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, Franklin Roosevelt presidente dos Estados Unidos (EUA), e Josef Stálin governador da União Soviética (URSS). A segunda foi entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, ocorreu em Potsdam, nos arredores de Berlim, Alemanha, reuniu Stálin, Clement Attlee, do Reino Unido, e o novo presidente norte-americano, Harry Truman.
Em Yalta, foram abordadas questões como o tratamento a ser dispensado à Alemanha após a guerra, incluindo sua divisão em zonas de ocupação e a eliminação da sua indústria bélica, e a perseguição aos criminosos de guerra. Também se decide pela criação do Estado polonês e lançam-se as bases para a criação das Nações Unidas. A URSS concorda em combater o Japão após a derrota final da Alemanha, recebendo em troca áreas de ocupação no Leste Europeu e da Lituânia, Letônia e Estônia.
Em Potsdam, a Alemanha e a cidade de Berlim são divididas em quatro zonas de ocupação (sob o comando do Reino Unido, França, EUA e URSS). O país perde extensas porções do seu território, as suas Forças Armadas são desmobilizadas e o parque industrial é reduzido. A Coreia é dividida entre os EUA (sul) e URSS (norte) e o Japão mantém-se sob ocupação norte-americana.
Conferência de Yalta:
Conferência de Potsdam:
Churchill, Roosevelt e Stalin
Criação da ONU e do Conselho de Segurança da ONU
A criação da ONU foi uma consequência do final da II Guerra Mundial. A ONU- Organicção das Nações Unidas é uma organização intergovernamental foi fundada a 24 de outubro de 1945, sob a aprovação da Carta pelos cinco membros do Conselho de Segurança- França, República da China, União Sovietica, Reino Unido e Estados Unidos. Atualmente é composta por 193 Estados-membros. A sede das Nações Unidas fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em território internacional. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês. O chefe administrativo da ONU é o secretário-geral António Manuel de Oliveira Guterres .
Bandeira da ONU
AntónioManuel de Oliveira Guterres
Divisão da Alemanha
Após a derrota da Alemanha na II Guerra Mundial e o ínicio da Guerra Fria ela ficou dividida em dois blocos as potências aliadas e a União Soviética com ideologias diferentes, durante a Conferência de Postdam em 1949 ficou formalmente dividida em República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental). Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida pelos Aliados em quatro zonas de ocupação militar, as três zonas a oeste viriam a formar a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), enquanto que a área ocupada pela União Soviética se tornaria a República Democrática da Alemanha (Alemanha oriental). Só em 1990, com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, a Alemanha voltou ao normal.
Plano Marshall (doutrina Truman) X Comecon
O plano Marshall foi uma ajuda financeira dos Estados Unidos para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os principais objetivos desse plano eram garantir o apoio dos países da Europa Ocidental ao lado norte-americano e evitar o avanço da União Soviética sobre o Ocidente. Dessa forma, os Estados Unidos garantiam a presença capitalista na Europa, contrapondo-se ao comunismo liderado pelos soviéticos. A implantação do plano ocorreu entre os anos de 1948 e 1951, durante o governo Truman, seguindo as orientações do seu idealizador, o general George Marshal, secretário de Estado. A União Soviética fez o Plano Comecon, que buscava auxiliar financeiramente a Europa após a guerra, esperando o apoio dos países europeus a Moscou. Como reação ao plano soviético, o general George Marshall, secretário do Estado do governo Henry Truman, idealizou um plano cujo nome ficou Plano de Marshall.
George Marshall, idealizador do plano de recuperação
OTAN X Pacto de Varsóvia
A Otan foi um acordo militar feito pelos Estados Unidos que envolveu os países da América do Norte e da Europa Ocidental para defesa de ataques externos. A União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, em 1955, logo após a Alemanha Ocidental aderir à Otan.A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. A sua fundação, foi durante a Guerra Fria, com o objetivo de estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.O nome oficial do Pacto de Varsóvia era Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, sendo assinado em Varsóvia, capital da Polônia, em maio de 1955. O Pacto de Varsóvia permitiu consolidar o bloco socialista no Leste Europeu, embora tenha ampliado o controle dos soviéticos sobre aquela região.
Conflitos da Guerra Fria
- Guerra da Coreia
Até 1945 a Coreia era um território de domínio japonês, quando o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e assinou a sua rendição, os EUA e a URSS concederam então autonomia e soberania aos coreanos e a Coreia.A Guerra da Coreia ocorreu entre 1950 a 1953 e foi um conflito armado que resultou da divisão que existia na Península da Coreia e que havia sido imposta pelos Estados Unidos e pela União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial. Esse conflito refletiu a tensão que existia devido à bipolarização do mundo no contexto da Guerra Fria. Os diferentes governos que haviam sido formados na Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia), comunista, apoiada pela União Soviética e a Coreia do Sul (República da Coreia), capitalista por influência dos EUA. Ficou estabelecido na Conferência de Potsdam que a Coreia é separada pelo paralelo 38°. Ao longo de quase três anos, um sangrento combate entre irmãos mancha a história de uma das culturas mais notáveis da Ásia.A paz chega somente com o Armistício de Panmunjom, assinado em 27 de julho de 1953. O conflito, no entanto, continua sem solução definitiva, e a tensão permanece, com ameaças constantes entre os dois países até hoje.
- Guerra do Vietname
A Guerra do Vietname iniciou-se em 1959 quando Ngo Dinh Diem, presidente do Vietname do Sul, se negou a calebrar as eleições gerais previstas para 1956 pela Conferência de Genebra. Os elementos socialistas, defraudados, organizaram a clandestina Frente de Libertação Nacional, cujo braço armado, o Vietcong, iniciou uma guerra de guerrilhas, apoderando-se do campo e obrigando as forças governamentais a refugiarem-se nas cidades. Em 1962, o pais encontrava-se em plena guerra civil, embora os Estados Unidos terem apoiado Ngo Dinh Diem ou seja o Vietname do Sul. A partir de 1964, o Vietcong começou a operar com unidades maiores, em forma de exército organizado. Como represália, a aviação norte-americana e a do sul do Vietname atacou o Vietname do Norte. Negociações secretas entre o norte-americano Henry Kissinger e o norte-vietnamita Le Duc Tho a partir de Agosto de 1969 permitiu finalmente chegar a um acordo de paz a 21-1-1973, mas este foi subscrito em condições tão precárias, que depressa foi necessário um segundo documento para que a sua aplicação se tornasse efetiva e foi a 13-6-1973. As tropas dos EUA retiraram-se como combatentes, se bem que as forças sul-vietnamitas continuassem a ser apoiadas por Washington. A 30 de Abril de 1975 acabou com a rendição de Saigão e com uma rápida ofenciva comunista.
Guerra do Vietname
Guerra da Coreia
Península da Coreia
Corrida ao espaço e corrida ao armamento
- Corrida ao espaço
A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua. O primeiro homen a chegar à lua foi Neil Armstrong um americano no dia 20 de julho de 1969. O fim da corrida espacial aconteceu a 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de cooperação científica entre EUA e URSS.
- Corrida ao armamento
A corrida armamentista é um processo no qual um país se procura armar com o intuito de se proteger de outro país. Ao mesmo tempo o outro país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar e começa a querer também o melhor armamento daí no nome “corrida ao armamento”.Na corrida ao armamento na Guerra Fria (corrida nuclear), isto é dois países, os EUA e a União Soviética, disputavam poder tanto em armas quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo, os foguetes. A corrida armamentista implicava também uma estratégia de superioridade, isto é em que as alianças regionais e as instalações de bases militares eram de extrema importância. Os exércitos de ambos os lados possuíam centenas de soldados, armas convencionais, armas mortais, mísseis de todos os tipos, inclusive nucleares que estavam permanentemente apontados para o inimigo, com objetivo de atingir o alvo.
Arsenais nucleares dos EUA e da URSS
Macarthismo
Durante 1950 a 1957 , houve nos EUA uma política anticomunista. O senador norte-americano Joseph McCarthy instituiu uma campanha de perseguição aos comunistas em território estadunidense que ficou conhecida como macarthismo. McCarthy afirmava que nos Estados Unidos estariam milhares de comunistas infiltrados, agentes soviéticos agindo como espiões, articulando em algum movimento contra o país. O senador, reivindicando o patriotismo e solicitava em forma de apelo para que a sociedade estadunidense eliminasse os comunistas. Com a ascensão do macarthismo nos Estados Unidos, diversos atores e músicos foram perseguidos e acusados de serem comunistas. O ator britânico Charles Chaplin foi uma das pessoas que sofreu com o macarthismo, foi acusado de propagar a ideologia comunista e criticar o capitalismo nos seus filmes, assim foi expulso dos Estados Unidos e ainda teve os seus bens materiais todos confiscados pelo governo.
Joseph McCarthy, Marcarthismo
Fim da URSS (Perestroika e Glasnost)
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entrou em colapso nos anos finais da década de 1980. Essa derrocada do Império Soviético está relacionada com o desgaste do modelo comunista de governo, implantado na Rússia em 1917 e difundido para outros países do Leste Europeu nas décadas seguintes.Na virada da década de 1970 para 1980, a URSS via-se na contingência de cortar gastos com guerras e com o apoio a outros países. A guerra travada no Afeganistão, país profundamente influenciado pela estrutura de poder comunista soviético na década de 1970, expôs a URSS a uma grande debilidade militar. Forças de resistência islâmicas contra a “sovietização” afegã foram armadas e treinadas pelos EUA, mas também passaram a receber auxílio militar da China (que havia rompido com a URSS anos antes), o que conduziu o exército soviético a sucessivas derrotas.
Foi neste ambiente que houve uma nova eleição no Partido Comunista Soviético, em 1985, na qual foi eleito como novo líder Mikhail Gorbachev. Gorbachev ficou encarregado de promover reformas profundas na estrutura do Estado Soviético, de modo a garantir a subsistência do regime. Entretanto, tais reformas, que receberam o nome de Perestroika (reconstrução), cujo modo de procedência seria a Glasnost (a transparência), acabaram por dar abertura para a implosão do regime comunista. Gorbachev executou ações como a diminuição do auxílio a outros países comunistas e a retirada das tropas soviéticas da zona de combate no Afeganistão. Além disso, Gorbachev também tomou a iniciativa de firmar acordos com os Estados Unidos para a destruição em conjunto de certos números de objetos nucleares, pondo fim a uma das principais características da Guerra Fria, a “corrida armamentista”.
- Fim da URSS
- Mikhail Gorbachev, Ex-Presidente da União Soviética
Muro de Berlim
O muro de Berlim foi construído em 1961, para evitar a fuga dos cidadãos da parte oriental de Berlim inserida na República Democrática Alemã. A República Federal Alemã rigistava na década de 50 um crescimento económico espantoso, o que provocava a constante saída de alemães de leste para oeste, sobretudo através de Berlim. Os líderes comunistas decidiram então fechar e vigiar a fronteira entra a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã. Esta decisão foi brutalmente sentida em Berlim. A construção do muro de Berlim foi visto pelo Ocidente como um insulto à coexistência pacífica entre os dois blocos. O muro impediu o contacto dos berlinenses da RDA e da RFA durante 28 anos. Por outro lado o muro de Berlim foi palco de grandes artes desenhadas em graffitis.
Muro de Berlim
Muro de Berlim com graffitis
Queda do Muro de Berlim
No final dos anos 80, com a crescente revolução dos países do leste que exisgia o fim da dependência em relação à URSS, assistiu-se à queda do muro de Berlim em 1989 e à reunificação das duas Alemanhas. Este acontecimento tornou-se um dos maiores símbolos do desmoramento do bloco socialista.
Fim da Guerra Fria
O fim da Guerra Fria foi possível com o rompimento da União Soviética a 26 de dezembro de 1991. Quando a União Soviética acabou 15 países conquistaram a sua independência, tais como, a Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Armênia, Moldávia, Geórgia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão. Esses países reuniram-se na Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e realizaram a transição para o capitalismo.
Vencedores e Vencidos
Os países da Europa Ocidental, que foram beneficiados pelo Plano Marshall, o plano que ajudou económicamente a reconstrução dos países após terminar a Segunda Guerra Mundial. Reino Unido, França a Alemanha Ocidental, a Bélgica, e a Holanda formaram em 1949 uma alinça politico-militar, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Assim, podemos afirmar que estes países foram os vencedores da Guerra Fria.
Conclusão
Assim, no meu trabalho expliquei os acontecimentos da II Guerra Mundial e da Guerra Fria não só os negativos mas também os positivos como por exemplo o avanço das tecnologias. Consegui também aprender alguns fatores importantes daquela época que até então desconhecia, com este trabalho consegui também aumentar a minha cultura geral e aumentar o meu trabalho de investigação.
Informacões retiradas dos seguintes sites:
https://pt.wikipedia.org https://www.historiadomundo.com.br/ https://brasilescola.uol.com.br/ https://mundoeducacao.uol.com.br/ https://www.significados.com.br