Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Ode triunfal
Lu?s Pedro Pereira Gomes de Sousa
Created on November 11, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
View
To the Moon Presentation
View
Projection Presentation
Transcript
Apresentação
Álvaro de Campos
Ode Triunfal
Título e Tema
O título deste poema pode-se dividir em Ode - significa composição poética lírica, e em Triunfal - celebração do triunfo da civilização técnica e indutrializada. Tema - Celebração do triunfo da civilização.
Ode Triunfal
Análise estrofe a estrofe
Primeira Estrofe
- O eu lírico está numa fábrica: "A dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica" - O estado de espírito do eu lírico identifica-se pelo seu estado febril, pelo seu frio e dor: "Tenho febre...", "... rangendo os dentes..." e "A dolorosa..."
Segunda Estrofe
- A fúria está presente no eu lírico: "Em fúria fora e dentro de mim." - Ele dirige-se para as máquinas: "Com excesso contemporâneo de vós, ó máquinas"
Terceira Estrofe
- O eu lírico compara o ser humano à máquina: "Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força"- Refere-se a Platão (pelo pensamento) e a Virgílio (pela criação) das máquinas e luzes elétricas - Associa Alexandre Magno e Ésquilo às correias de transmissão, por serem aquilo que faz/fez funcionar e evoluir as coisas no seu tempo
Quarta e Quinta Estrofes
- Ele idolatra de tal maneira a máquina que deseja ser como uma: "Ser completo como uma máquina." - Fala de como a idustrialização mudou, e de que maneira, as vestes das pessoas.
Ode Triunfal
Análise geral e formal
Análise Geral
- Após lermos e analisarmos a obra, percebemos que, de maneira geral, fala-se sobre o triunfo das máquinas e da nova era chamada era industrial.
Análise Formal
- Composição estrófica, rima e métrica irregular ao longo de todo o poema.
Ali não havia eletrecidade
Tema
Tema: O eu lírico reflete de como era o tempo em que não havia eletrecidade e que hoje em dia já não se sabe viver sem ela.
Análise Formal
- É mais um poema irregular de Álvaro de Campos.- O poema representa a nostalgia do eu lírico com o seu passado
Esta velha angústia
Tema
Tema: O eu lírico sente-se angustiado com a sua vida, parece sentir-se "ninguém"
Análise Formal
- Composição estrófica, rima e métrica irregulares- O poema é marcado pela falta de realização do eu lírico, essa que já tem vindo a acontecer à algum tempo, por isso mesmo o título: "Esta velha angústia"