Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

V de Gowin extrair e Visualizar DNA de células eucarióticas vegetais

Maria Ferreira

Created on November 11, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Map

Akihabara Map

Frayer Model

Create Your Story in Spanish

Microcourse: Key Skills for University

Microcourse: Learn Spanish

Choice Board Flipcards

Transcript

V de Gowin da atividade laboratorial: Investigação da presença de DNA em células eucarióticas

Lado metedológico

Lado conceptual

Questão-problema

Teorias: Ácidos nucleicos (DNA e RNA)

Como extrair e visualizar macroscopicamente o DNA de células eucarióticas vegetais?

Resultados:

Imagem 1

Imagem 2

Princípios: -Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) têm certas funções relacionadas com o armazenamento e expressão da informação genética. -O DNA encontra-se, concentrado, no núcleo das células eucarióticas. Por essa razão, nesta atividade experimental, vão-se adotar técnicas e materiais que permitem a destruição das membranas biológicas, nomeadamente o invólucro nuclear. -O DNA é uma molécula de dupla hélice constituida por duas cadeias polinucleotidicas. -Nas céulas eucarióticas o núclo contêm o DNA associado a proteínas, entre as quais as histonas, formando a cromatina. -Os monómeros do DNA designam-se nucleótidos. Cada nucleótido é composto por uma pentose (desoxirribose), uma base nitrogenada e um grupo fosfato. -As histonas apresentam carga positiva que estabilizam as cargas negativas dos grupos fosfato das moléculas de DNA. -Ao utilizar o sal é permitido manter as proteínas dissolvidas na solução de forma a que estas não percipitem com o DNA. O ião Na+ do sal (NaCl), ao apresenatar carga positiva interage com o grupo fosfato da molécula de DNA tornando-a estável. -As menbranas biológicas são constituídas por uma bicamada fosfolipídica. Para a destruição das membranas plasmáticas é utilizado o detergente. Este promove a dispersão do DNA pela solução ao remover os lípidos constituintes das membranas biológicas. -A utilização do álcool a 4ºC promove a percipitaçãpo do DNA uma vez que é insolúvel à solução que contém DNA, o que permite a sua ascensão. - A maceração do material biológico (banana) permite a dissociação das células e a rutura da parede celular.

Após todo o procedimento descrito não foi possível isolar e observar o DNA macroscopicamente (Imagem 1). Isto deve-se ao número reduzido de cromossomas presentes nas células do material utilizado (banana da Madeira). O resultado obtido deveria ser a observação da formação de um precepitado (Imagem 2).

Procedimento: corresponde à metodologia usada na atividade laboratorial, incluindo os equipamentos e materiais (indicados no padlet)

Conclusão: Conclui-se assim, que o DNA encontra-se presente no núcleo e que para o libertar é necessário quebrar a parede celular e as membranas biológicas. Este processo pode ser feito pela maceração da banana e a adiçaõ do detergente. A adição do sal permite a estabilização da molécula de DNA e o álcool permite a sua precipitação.

Conceitos:DNA; Maceração; Lípidos; Núcleo; Membrana plasmática; Ácidos nucleicos; Célula eucariótica vegetal; Bicamada fosfolipídica; Bases nitrogenadas; Grupo fosfato; Parede celular; Invólucro nuclear; Nucleótidos; Histonas; Ácidos nucleicos.