Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Substâncias Psicoativas
Sara Raquel
Created on November 10, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Substâncias Psicoativas
Uma substância psicoativa, substância psicotrópica, droga psicotrópica ou só psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.
O que são drogas?
As drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Dependendo do tipo de droga consumida, da quantidade e das características pessoais de quem as ingere / utiliza.
Tipos de Drogas
- Drogas Depressoras: São drogas que diminuem a velocidade de funcionamento do cérebro.
Tipos de Drogas
- Drogas Perturbadoras: São substâncias cujo efeito principal é alterar a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal.
Tipos de Drogas
- Drogas Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral.
Consequências do uso de drogas no organismo
- Maconha / Erva: Distorce os sentidos e a percepção do tempo e pode causar confusão mental, paranoia, pânico, agitação e alucinações. As possíveis consequências do uso neste caso, são a perda de memória e da habilidade de processar informações complexas, irritação no sistema respiratório e desenvolvimento do câncer de pulmão.
Consequências do uso de drogas no organismo
- Cocaína: Pode causar a sensação de alerta e euforia ou de isolamento, ansiedade e pânico. As consequências do uso prolongado são diminuição do sono, do cansaço e do apetite, alteração nos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da temperatura. Quando usada em excesso, geralmente de forma injetável, pode causar overdose e morte.
Consequências do uso de drogas no organismo
- Ecstasy: O efeito da droga é a mudança na percepção de sons e imagens. Também causa aumento da temperatura corporal, desidratação, esgotamento físico e, em alguns casos, morte súbita. O uso contínuo pode causar ansiedade, medo, pânico e delírios.
Consequências do uso de drogas no organismo
- Solventes ou inalantes: O efeito inicial da droga é euforia, mas apenas por poucos minutos. As consequências do uso prolongado são: danos aos fígados e rins, perda de peso, ferimentos no nariz e na boca ou, ainda, a morte súbita por inalação de solvente, morte por falência cardíaca, ou morte por sufocamento.
Consequências do uso de drogas no organismo
- Nicotina: No caso do cigarro, quando usado por muito tempo, pode causar câncer de pulmão, de faringe, de boca, além de problemas cardíacos, circulatórios e pulmonares.
Overdose
A overdose pode ser definida como a exposição do corpo a uma quantidade excessiva de uma substância.
Cada organismo trabalha de uma forma diferente, os sintomas de overdose também variam de pessoa para pessoa. E além disso, a forma como a substância foi colocada no corpo pode influenciar o sintoma.
As drogas que mais causam overdose são a heroína, crack e a cocaína. Essas substâncias podem causar uma morte relativamente rápida se forem usadas em excesso. O álcool, diferente do que muitos pensam, também pode levar a uma overdose, no entanto, a grande maioria desmaia ou vomita antes de chegar a esse ponto.
Overdose
Príncipais sintomas:
- Agitação;
- Falta de ar;
- Enjoos e vómitos;
- Delírios;
- Febre extrema;
- Convulsões;
- Hipertensão arterial..
Overdose
Famosos que sofreram de Overdose:
- Amy Winehouse
É difícil não lembrar dela ao discutir sobre artistas que tiveram overdose. A cantora, compositora e multi-instrumentista Amy Winehouse utilizou drogas pesadas ao longo de toda a carreira. A primeira overdose aconteceu após uma experiência de aumento do consumo da maconha, seguida do uso da droga crystal meth. Acabou falecendo em 2011, por conta de uma intoxicação por álcool.
Overdose
Famosos que sofreram de Overdose:
- Michael Jackson
O cantor, compositor e talentoso dançarino deixou o mundo de luto em 2009. Apesar de transmitir uma imagem alegre ao público, ele teve vários obstáculos causados pelo uso de drogas. Sua rotina fora dos eventos não era tão equilibrada, já que se alimentava mal e buscava conforto em diversas substâncias prejudiciais. Michael entrou para a lista de artistas que tiveram overdose e acabou falecendo. A autópsia confirma a presença de grande quantidade de um anestésico cirúrgico chamado propofol.
Overdose
Famosos que sofreram de Overdose:
- Eminem
O rapper fez muito sucesso ao longo da carreira, principalmente a partir dos anos 2000. Apesar das conquistas e da visibilidade, o artista passou por várias questões complicadas. Uma delas ocorreu em 2007, quando Eminem consumiu grande quantidade de comprimidos para dormir. A prática colaborou para a piora do quadro depressivo que já vinha se instalando em sua rotina. Felizmente, ele investiu em reabilitação e adotou um estilo de vida saudável que ajudou a reverter os prejuízos.
Álcool e suas consequências
Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são as doenças do fígado. Como por exemplo as:
- Esteatose hepática;
- Hepatite alcoólica;
- Câncer no figado;
- Cirrose.
Cirrose
Cirrose é uma doença crônica, que costuma se desenvolver lentamente. Ela é caracterizada, principalmente, pela formação de fibrose e nódulos no fígado, sendo a fibrose um tipo de tecido cicatricial, que se forma quando o órgão sofre lesões hepáticas.
A cirrose é uma doença que pode apresentar variações de acordo com a causa e a forma como se manifesta no organismo. Assim sendo, existem alguns tipos de cirrose, entre eles:
- Cirrose alcoólica;
- Cirrose biliar;
- Cirrose pós-necrótica.
Cirrose
Principais sintomas:
- Náuseas;
- Fadiga;
- Mal-estar;
- Pele amarelada;
- Fraqueza;
- Perda de peso;
- Dor no abdômen;
- Queda de cabelo;
- Inchaço..
Álcoolismo
Famosos que sofreram de Alcoolismo:
- Brad Pitt
“Não me lembro de nenhum dia, desde que saí da faculdade, em que não tenha bebido alguma coisa ou fumado maconha, quando formei minha família, parei com tudo, exceto o álcool.Inclusive neste último ano bebia demais. O álcool havia se transformado num problema.”
Álcoolismo
Famosos que sofreram de Alcoolismo:
- Stephen King
No livro de memórias de King intitulado Na escrita , ele detalha seu processo de escrita e como ele se tornou o autor proeminente que é hoje. Ainda assim, infelizmente, apesar de seu sucesso, ele lutou contra o vício em drogas e álcool.
“Há um romance, "Cujo" , que mal me lembro de ter escrito, não digo isso com orgulho ou vergonha, apenas com uma vaga sensação de tristeza e perda. Eu gosto desse livro e eu gostaria de me lembrar de ter gostado das partes boas ao colocá-las na página.”