Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Adolf Hitler
Beatriz Silva
Created on November 7, 2022
Trabalho elaborado na disciplina de História
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Adolf Hitler
Professor responsável: Luís Oliveira
Disciplina: História Ano Letiva: 2022/2023
Beatriz Silva nº3; Gonçalo Silva nº10; Sofia Santos nº18
index
8. Campos de concentração mais importantes
1 & 2. Infância de Adolf Hitler
3. Nazismo
9 & 10. Seleção e morte dos Judeus
4. Fundação do partido nazi
5 & 6. Participação dos nazi na Guerra
11. Livro escrito por Hitler
7. Campos de concentração
12 & 13. Morte de Adolf Hitler
Infância de ADOLF HITLER
- Adolf Hitler nasceu no dia 20 de Abril 1889, na Áustria e morreu no dia 30 de Abril 1945, em Führerbunker. - A sua infância foi marcada pelos maus-tratos do seu pai e pela constante mudança. - Hitler era bom aluno, mas perdeu o seu interesse pelos estudos como forma de se revoltar contra o seu pai porque ele queria que ele fosse um agente alfandegário. - Hitler sempre disse que era um pintor frustrado, logo que aos seus 16 anos fingiu ter uma doença para ser expulso da escola para se poder dedicar à pintura.
- Foi então que começou a ler livros históricos e de mitologia alemã. - Esta obsessão com histórias sobre o povo alemão fez dele um fervoroso nacionalista pangermânico, que abominavam os Habsburgo e a diversidade étnica do Império Austro-Húngaro. - Adolf Hitler passou os anos seguintes a viver entre Linz, onde a sua mãe vivia, e Viena, onde após duas tentativas para entrar na Academia de Belas Artes, ganhava a vida a pintar quadros e também trabalhava como limpa-neves e construtor civil. - Quando Hitler recebeu a herança deixada pelo seu pai, mais de 800 coroas (ele só pode recebe-la com 24 anos), decidiu abandonar Viena e mudou-se para Munique, na Alemanha. - Hitler odiava a Áustria porque desprezava os Habsburgos e a diversidade étnica do Império e fugiu do país porque teve problemas com as autoridades austríacas por causa de seu serviço militar, pois ele não tinha cumprido com o serviço militar obrigatório.
Nazismo
Nazismo apoiou teorias pseudocientíficas como as hierarquias raciais e o darwinismo social, que atribuíam a mais alta pureza da raça germânica à raça ariana ou nórdica, que eles chamavam de "Raça Mestra". Um dos temas comumente defendidos pela extrema-direita no nazismo é que as pessoas "superiores" têm o direito de dominar os outros e que a sociedade deve ser expurgada dos chamados elementos "inferiores". Adolf Hitler e outros membros do partido descreveram formalmente o movimento nazista como nem de esquerda nem de direita, mas integrado, porém os nazistas foram fortemente influenciados pela extrema-direita alemã pós-Primeira Guerra Mundial, que tinha crenças comuns, tais como antimarxismo, antiliberalismo e antissemitismo, além do nacionalismo, do desprezo pelo Tratado de Versalhes e da condenação da República de Weimar por conta da assinatura do armistício em novembro de 1918
Fundação do partido nazi
Para manter a suposta pureza e força de uma «raça superior a raça ariana», os nazistas tentaram exterminar ou impor segregação excludente sobre os «degenerados» e grupos «antissociais», que incluía: Judeus, homossexuais, ciganos, negros, a deficientes físicos e mentais, as Testemunhas de Jeová e os adversários políticos.
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - mais conhecido como Partido Nazista ou Nazi, foi um partido político de extrema-direita cujo programa e ideologia ficou marcado pelo antissemitismo radical, nacionalismo e rejeição a democracia e ao marxismo. A perseguição atingiu o seu auge quando o Estado alemão controlado pelo partido organizou o assassinato sistemático de cerca de seis milhões de judeus e cinco milhões de pessoas dos outros grupos-alvo, no que se tornou conhecido como o Holocausto.
- A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945. - A Alemanha derrotou e invadiu a Polónia (Setembro de 1939), a Dinamarca (Abril de 1940), a Noruega (Abril de 1940), a Bélgica (Maio de 1940), a Holanda (Maio de 1940), a França (Maio de 1940), o Luxemburgo (Maio de 1940). a Iugoslávia (Abril de 1941) e a Grécia (Abril de 1941). Apesar de várias tentativas, a Alemanha não conseguiu derrotar a Grã- Bretanha. - No dia 1 de setembro, a Alemanha, invade a Polónia. A França e a Inglaterra, no dia 3 de setembro, declaram guerra à Alemanha e iniciou-se a Segunda Guerra Mundial.
Participação dos nazi na Guerra
- As forças alemãs atacaram a União Soviética em Junho de 1941, avançando mais de 965 km em direção aos subúrbios de Moscou. Uma segunda ofensiva, em 1942, levou os soldados alemães até ás margens do rio Volga e á cidade de Stalingrado. Apesar disto, a União Soviética, juntamente com a Grã-Bretanha e os Estados Unidos (que tinha entrado na guerra contra a Alemanha em dezembro de 1941), conseguiu mudar os rumos da disputa.
- Os alemães iniciaram a guerra com uma tática que lhes conferiu grandes vitórias, a guerra relâmpago (Bllitzkrieg); - A Polónia passado 3 semanas rendeu-se; - A Dinamarca e a Noruega renderam-se em Abril de 1940; - Hitler planeava a invasão da Inglaterra, e ordenou o seu bombardeamento; - Em apenas 3 meses o exército alemão chega às portas de Moscovo. Os russos conseguiram resistir; - O rigoroso inverno russo provocou imensas baixas no exército germânico; - No inverno de 1942 o exército alemão foi derrotado na Batalha de Estalinegrado; - Em 1943 a Alemanha foi derrotada no Norte de África;
Campos de concentração
Os campos de concentração estão presentes na história da Alemanha nazista desde o momento em que Adolf Hitler ascendeu ao poder desse país em 1933. Nesse ano, foi aprovada pelo governo a construção de campos de concentração para conter os grandes adversários políticos dos nazistas: os social-democratas e comunistas. Os judeus só começaram a ser enviados para campos de concentração a partir de 1938, quando foi realizado na Alemanha um pogrom contra eles conhecido como Noite dos Cristais. Nesse momento, os campos de concentração nazistas tomaram a sua face mais cruel utilizando os judeus como mão de obra escrava e executando-os nas câmaras de gás.
Campos de concentração mais importantes
Período de operação: de abril de 1940 a janeiro de 1945. Nesse campo morreram cerca de 1.100.000 a 1.500.000 de pessoas, a maioria de origem judaica.
Treblinka
Período de operação: julho de 1942 a novembro de 1943. Mortos: cerca de 800.000.
Auschwitz-Birkenau
-Quando os comboios que traziam os prisioneiros deportados chegavam aos centros de extermínio, os guardas ordenavam que os todos saíssem e formassem uma fila. -Em seguida, as vítimas passavam por um processo de seleção. -Os homens eram separados das mulheres e das crianças. -Um nazista, normalmente médico das SS, analisava rapidamente cada indivíduo para decidir se ele ou ela era saudável e forte o suficiente para o trabalho escravo. -Bebês, crianças pequenas, mulheres grávidas, idosos, deficientes e doentes tinham pouca chance de sobreviver àquela seleção inicial. -Os que haviam sido selecionados para morrer eram levados às câmaras de gás. Para evitar pânico, e consequentemente mais trabalho, os guardas diziam às vítimas que elas estavam sendo levadas para tomar banho e se livrar de piolhos.
Seleção e Morte dos Judeus
-Em alguns centros de extermínio, o monóxido de carbono era canalizado para dentro da câmara, em outros, os guardas jogavam pastilhas de “Zyklon B” através de uma entrada de ar. Zyklon B era um inseticida altamente venenoso usado para matar ratos e insetos. -Depois de mortos, vigiados pelos guardas, outros prisioneiros eram obrigados a arrastar os corpos até uma sala próxima onde os cabelos, dentes e obturações de ouro eram removidos. Os corpos eram queimados em fornos ou enterrados em valas coletivas. -Muitas pessoas lucravam com os cadáveres: guardas do campo roubavam parte do ouro, o resto era derretido e depositado em uma conta bancária das SS, e empresas privadas compravam e usavam os cabelos para fabricar diversos produtos, incluindo cordas de barcos e colchões.
Seleção e Morte dos Judeus
-Mein Kampf é o título do livro de dois volumes de autoria de Adolf Hitler, no qual ele expressou as suas ideias antissemitas, anticomunistas,antimarxistas,racialistas e nacionalistas de extrema-direita,então adotadas pelo Partido Nazista. -As principais ideias do livro são aquelas que mais tarde foram aplicadas durante a Alemanha nazista e a Segunda Guerra Mundial. Hitler desejava transformar a Alemanha num novo tipo de Estado, que se alicerçasse com o conceito de raças humanas e incluísse todos os alemães que viviam fora da Alemanha, estabelecendo também o Führerprinzip - conceito do líder -, em que Hitler dita que ele deveria deter grandes poderes, estabelecendo uma ideologia universal . O livro é dominado pelo antissemitismo. Hitler usou como tese principal o «Perigo Judeu», que fala sobre a conspiração dos Judeus para ganhar a liderança na Alemanha.
O Livro de Hitler
-No começo de 1945, a situação dos alemães era precária. -Em 20 de abril, no seu aniversário de 56 anos, Hitler saiu pela última vez do Führerbunker, em Berlim, para a superfície. -Durante uma conferência com seus líderes militares em seu bunker, em 22 de abril de 1945, Hitler irritado afirmou que as lideranças das forças armadas eram incompetentes e traidoras e, pela primeira vez, declarou que tudo estava perdido.
Morte de hitlER
-Ao fim de 1944, o exército vermelho e os Aliados Ocidentais continuavam avançando a todo o vapor contra a Alemanha. o exército alemão havia quase que completamente sido expulso da França, da Bélgica e Países Baixos. Na Itália, as forças nazifascistas também recuavam para o norte, mas o principal perigo estava no Leste, Hitler, decidiu que seria quebrando as linhas do inimigo no Ocidente que a guerra poderia mudar em favor dos alemães. Ele então começou a planejar um ataque contra os americanos e ingleses. Em 16 de dezembro, os nazistas lançaram a Ofensiva das Ardenas para tentar desunir os Aliados e talvez convencê-los assim a parar de lutar. a batalha das Ardenas terminou em fracasso e as últimas reservas de homens e máquinas da Alemanha foi perdida.
-Em 23 de abril, o exército vermelho cercava completamente Berlim e já havia tomado alguns pontos estratégicos na cidade. Perto da meia-noite de 29 de abril, Hitler se casou com a sua amante de longa data Eva Braun em uma pequena cerimônia dentro do Führerbunker. Após um café da manhã com sua nova esposa, Hitler ditou seu testamento político para sua secretária particular. -A 30 de abril de 1945, as tropas soviéticas estavam a apenas algumas horas de marcha da Chancelaria do Reich. Hitler então cometeu suicídio com um tiro na cabeça e sua mulher, Eva Braun, ingeriu uma cápsula de cianeto. Seus corpos foram colocados dentro de uma cratera de bomba e encharcados em gasolina, os corpos foram então incendiados. -Os corpos de Hitler e Braun foram completamente queimados quando o exército vermelho chegou e apenas uma parte da mandíbula com a arcada dentária que poderia ter identificado o cadáver de Hitler.
Conclusão
Concluindo, foi um trabalho fácil de realizar pois o tema de Adolf Hitler é muito abordado, conseguimos esclarecer tudo que pretendiamos.