Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Witold Pilecki
José Antunes
Created on November 2, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
1901 - 1948
Witold Pilecki
Recluso 4859
Witold Pilecki
Nascido em 1901, em Olonets na Russia, o início de uma vida tranquila, sem muitas dificuldades, uma vez que era descendente de uma familia abastada, seu pai era guarda florestal, e seu avô tinha em sua posse uma boa quantidade de terras. Com apenas nove anos mudou-se com a mãe para a Polónia, na qual passou o resto da sua vida. Seguiu carreira militar assim que se tornou maior de idade, chegou à patente de tenente no exercito em 1926, e em 1944 atingiu o cargo de capitão de cavalaria. Um dos principais fundadores do Exército Secreto Polaco, que visava fazer frente as forças de Hitler na altura.
O Voluntario de Auschwitz
Witold foi para o campo de Auschwitz no ano de 1940, tinha o seu plano em mente, entrar, fazer-se passar por judeu, recolher informações, e tentar uma fuga. Só precisou de dois anos, e saiu de lá com um arquivo que confirmava a morte e inceneração do corpo de um reculuso. A fuga do nosso herói começou por cortar as redes telefonicas do campo, deixar um guarda inconsciente, e fugir por um enorme portão de metal. Assim que saiu do campo espalhou todas as informações para a media, ninguém dentro do império alemão acreditou nele, foi chamado de tolo e exagerado, porém foi o suficiente para expor aos aliados as barbaridades lá cometidas. Não só isso, como foi ele quem liderou a revolução de Auschwitz, os judeus tinham como tarefa queimar os corpos dos reclusos mortos, mas revoltaram-se contra os seguranças, matando três guardas e destruindo o crematório. "Camarada no Inferno; ou um Heroi aprisionado?" Sabaton: Inmate 4859
Varsovia
Revolta de Varsóvia - 1944 Forças alemãs contra o Exercito Secreto Polaco fundado e liderado por Witold Pilecki, este conflito acabou com a vitória da Alemanha Nazi Ocupação da Polonia pela União Soviética - 1945 Fim da Segunda Guerra mundial - 1945
Julgamento
Em 1946 Pilecki foi capturado pela polícia polaca soviética, não só isso, como também foi vitima de um injusto julgamento. Nele foi acusado de espionagem e ter morto um polícia soviético. Não teve direito a testemunhas que o defendessem. Foi sentenciado à pena de morte, após um ano de espera, Witold Pilecki é executado com uma bala na nuca, faleceu com 47 anos de idade.
Witold Pilecki no seu julgamento 1946
COragem, Resiliência, Paciência.
Witold foi uma vitmia do sistema autoritário do seu tempo, foi oprimido humilhado, torturado, e mesmo assim, continuou de cabeça erguida, e com uma vontade indomável de fazer justiça por si e pelo seu irmão. Um exemplo de coragem, fez face a um dos regimes mais sanguinarios da história da humanidade de peito aberto sem medo das concequências. Ele, assim como poucos outros, é o principal exemplo de ser humano que permite a evolução da raça. Resiliência: Mesmo depois de ser censurado, motivo de piada e acusado de maluco, Witold não mediu esforços e continuou em frente, a lutar pelo que acreditava, nem a ira de um touro era capaz de o parar. Paciência: Os seus planos demoraram a dar certo, e até pela morte foi obrigado a esperar. Coragem: Mesmo sabendo que podia ser morto a qualquer momento dentro do campo, ele tinha uma causa que não o deixava olhar para trás. Não tinha medo de enfrentar a morte, desde que isso trouxesse mais valias para quem o rodeava. Estes são três dos principais pilares para a sobrevivência, resistência e evolução da especie humana Witold Pilecki cumpriu e aplicou com maestria os três.
“Tentei viver a minha vida de tal forma que na hora da minha morte eu sentisse alegria, em vez de medo.”
Witold Pilecki