Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Stress
Elaine Ningoso
Created on November 2, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
UFCD 6581 - Gestão do Stress Profissional em Saúde 11A (22/23)
Objetivo 2 - Identificar o conceito de stress, causas e consequências negativas do mesmo.
Realizado por Elaine Ningoso
Professor: José Beiramar
Introdução ao stress................................................................................................................1Conceito....................................................................................................................................................2 Causas..........................................................................................................................................................3 Consequências negativas.................................................................................................4
Índice
1. Introdução
As pessoas sofrem de stress quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações. Embora seja psicológico, o estresse afeta igualmente a saúde física do indivíduo. O stress é um dos grandes problemas atuais, nomeadamente nas sociedades mais desenvolvidas e num mundo de trabalho caracterizado pela mudança de saberes e de fazeres, pela competição, pelas mudanças tecnológicas e organizativas e pela precariedade de emprego. Entre os fatores de risco mais comuns do stress relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.
2. Conceito
O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. Quando nos sentimos em perigo real ou imaginado, as defesas do organismo reagem rapidamente, num processo automático conhecido como reação de "luta ou fuga” ou de “congelamento", é a resposta ao stress.Inicialmente, o stress pode ser positivo, contudo para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral. São as diferentes fases do stress (v. adiante eustress e distress). Devemos saber reconhecer os seus sinais e sintomas e, consequentemente, tomar medidas para minimizar os efeitos do stress.
3. Causas
Identificar as causas do stress é uma importante forma de nos prepararmos melhor para o combater. As situações e pressões indutoras de stress são conhecidas como estressores. Geralmente, vemos o stress como sendo algo negativo que nos acontece: como um horário de trabalho cansativo ou uma relação complicada. No entanto, acontecimentos positivos, tais como: casar, comprar uma casa, ir para a faculdade, ou até receber uma promoção também podem estar na sua origem. Obviamente, o stress não é causado exclusivamente por fatores externos. Ele pode ser auto-gerado, por exemplo, quando nos preocupamos excessivamente, com algo que pode ou não vir a acontecer, pensamentos pessimistas sobre a vida, isto também pode constituir uma fonte de stress.
3. Causas
Causas de stress externas
- Stress no trabalho (stress profissional);
- Problemas financeiros;
- Grandes mudanças na vida;
- Problemas familiares;
- Etc.
- Padrão de comportamento ansioso (estressada / estressado);
- Preocupação constante;
- Pessimismo;
- Expectativas irreais / perfeccionismo;
- Pensamento rígido, falta de flexibilidade;
- Atitudes de “tudo ou nada”.
4. Consequências
O stress tem consequências consideráveis sobre o ser humano contribuindo para deteriorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Os custos do stress só podem ser calculados por indicadores indiretos. Estes consistem no mal-estar, nas incapacidades e nas mortes prematuras que gera, na maneira como afeta o coração e outros órgãos importantes, nos transtornos físicos, psíquicos que provoca, no consumo de analgésicos, tranquilizantes, tabaco, drogas ilícitas e bebidas alcoólicas. No plano organizacional reflete-se diretamente no comportamento do indivíduo e, indiretamente no clima da organização/entidade, na insatisfação com o desempenho das tarefas, na baixa adesão aos objetivos e propostas da entidade, nos atrasos de produção, nos acidentes com máquinas, nas mudanças de emprego e nas reformas antecipadas.
4. Consequências
Entre as caraterísticas do trabalho que podem ter consequências negativas sobre o indivíduo, salientam-se a sobrecarga de trabalho, a sobrecarga de trabalho, a pouca autonomia de decisão, a existência de trabalhos por turnos e, condições físicas adversas. Assim, o stress não é apenas um termo que se relaciona com alguma situação incomodativa. Quando é intenso, repetitivo e prolongado poderá ter consequências preocupantes que podem lesar o bem-estar e a saúde (física e psíquica) do indivíduo.