Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentaação sobre vulcanismo

Jhulia Macedo

Created on October 31, 2022

apresentação sobre vulcanismo em portugal continental

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Feito por:Jhulia macedo lucia cabeças e pedro ribeiro

Apresentação sobre Vulcanismo

Índice

4. Vulcão Das Sete Cidades

1. Vulcanismo

2. Tipos de Vulcões ativos

5. Vulcão D.João de Castro

6. Webgrafia

3. Vulcão Das Sete Cidades

Vulcanismo em Portugal Continental

O vulcanismo é o conjunto de atividades de movimentação e liberação de materiais magmáticos do interior para a superfície da Terra. Não há vulcões activos em Portugal continental e só profundas mudanças nos processos tectónicos, que demorariam milhões de anos, podem desencadear novamente actividade no território.

Vulcanismo Em Portugal Continental

  1. há uma concentração de actividade sísmica nessa área, o terramoto de 1755 pode ser encarado nesse contexto, por exemplo, a idade antiga da crosta oceânica, que fica mais densa e tem tendência a mergulhar sob a continental, é outra pista para acreditar que pode surgir um processo de subdução( porcesso pelo qual uma placa tectónica desliza sobre a outra ) no que hoje é a costa portuguesa.
  1. Há cerca de 70 milhões de anos que não há actividade vulcânica em Portugal continental, mas o planeta pode estar a entrar num novo ciclo geológico, com a criação de uma zona de convergência a sudoeste da Península Ibérica, que levará ao reaparecimento de vulcanismo no território.

Vulcanismo Em Portugal Continental

  • O mesmo acontece com outras manifestações que ocorreram no território nacional há centenas de milhões de anos: os vestígios de actividade surgem ainda noutras regiões, mas não é fácil detectá-los, sobretudo para quem é leigo na matéria.
  • No continente, a actividade vulcânica mais recente registou-se no Complexo Vulcânico de Lisboa, que tem como sinal mais óbvio a Serra de Sintra, cujos 200 quilómetros quadrados se estendem da capital a Torres Vedras.

Vulcanismo Em Portugal Continental

Um vulcão é declarado extinto se não teve manifestações exteriores de actividade nos últimos 10 mil anos e quando os estudos científicos demonstram que debaixo dele não há magma que o possa alimentar

Ainda a existência de um complexo vulcânico no Algarve. Associado à Serra de Monchique, este complexo teve derradeiros sinais de actividade há 72 ou 75 milhões de anos

Tipos De Vulcões Ativos

Apesar de muitos não darem sinal de vida há séculos, existem 26 vulcões ativos nos Açores, sendo que oito deles são submarinos.Das nove ilhas do arquipélago, apenas Santa Maria não tem qualquer vulcão ativo. Nas restantes encontram-se estruturas vulcânicas que podem entrar em erupção a qualquer momento, apesar de estarem adormecidos e não darem sinal de vida há muito tempo.

Tipos de Vulcão ativos

  • Água de Pau (Fogo)
  • Caldeirão
  • Banco D. João de Castro
  • Sete Cidades
  • Pico das Éguas
  • Serra Gorda
  • Congro
  • Furnas
  • Santa Bárbara
  • Pico Alto
  • Caldeira
  • Pico
  • Capelinhos
  • Caldeira
  • S.V. Serreta
  • S.V. Velas
  • S.V. Cachorro
  • Banco Monaco
  • S.V. Sabrina
  • Urzelina
  • Pico Vermelho
  • Cabeços do Fogo

Vulcão Das Sete Cidades

Vulcão Das Sete Cidades

O Vulcão das Sete Cidades é um vulcão central poligenético ( que tem origem Múltipla ou dá origem a varias coisas) de natureza traquítica

Vulcão Das Sete Cidades

  • possui uma pequena lagoa na sua cratera, como é o caso da Lagoa de Santiago e da Lagoa Rasa. No ano de 1439 terá ocorrido uma erupção explosiva num dos vulcões intra-caldeira das Sete Cidades
  • Embora este vulcão não tenha sido palco de atividade eruptiva histórica corresponde, provavelmente, ao sistema vulcânico do arquipélago dos Açores com maior frequência eruptiva nos últimos 5 000 anos, produzindo pelo menos 17 erupções explosivas centradas na caldeira nesse período.

Vulcão dos Capelinhos

Vulcão dos Capelinhos

O Vulcão dos Capelinhos, também referido na literatura vulcanológica como Mistério dos Capelinhos, localiza-se na Ponta dos Capelinhos nos Açores. É e uma das maiores atrações turísticas do Atlântico, nomeadamente dos Açores, pela singularidade de sua beleza paisagística

Vulcão dos Capelinhos

  1. O vulcão dos Capelinhos é reconhecidamente um marco na vulcanologia mundial. A designação erupção vulcânica do tipo capeliniano, que por direito natural era sua, não foi prontamente patenteada pelos cientistas. Em 1963, no Sul da Islândia, surgiu uma erupção idêntica - o Vulcão Surtsey. Os vulcanólogos ingleses rapidamente adoptaram terminologia surtseyana, quando na verdade deveria ter sido capeliniana. A erupção do vulcão dos Capelinhos começou a 27 de setembro de 1957 e, um ano depois, começou a perder força. A 24 de outubro de 1958 ocorreu a última emissão de lavas e o vulcão adormeceu.

Vulcão D.João de Castro

Vulcão D.João de Castro

O Banco D. João de Castro é um grande vulcão submarino localizado sensivelmente a meia distância entre as ilhas Terceira e São Miguel, no arquipélago dos Açores.A estrutura vulcânica é constituída por escoadas lávicas e depósitos vulcanoclásticos submarinos sobrepostos e tem o seu cume a apenas 12 metros abaixo do nível médio do mar.

Vulcão D.João de Castro

enquanto da atividade vulcânica ocorrida no ano de 1720 , a qual entretanto desapareceu por ação erosiva marinha e devido a colapsos do cone vulcânico. Neste geossítio( lugar de interesse particular para o estudo geologico) é possível fazer mergulho por entre focos hidrotermais e escarpas de falha e observar de perto este vulcão submarino ativo

O Banco D. João de Castro corresponde a um monte submarino localizado entre as ilhas Terceira e São Miguel, que se eleva a cerca de 1600 m dos fundos marinhos vizinhos e cujo topo encontra-se atualmente a cerca de 12 m de profundidade.

Webgrafia

Webgrafia

  1. https://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=56
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vulc%C3%B5es_de_Portugal
  3. https://www.dn.pt/arquivo/2008/novo-ciclo-tectonico-pode-acordar-vulcoes-994656.html
  4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o_dos_Capelinhos
  5. https://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=39
  6. https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-vulcanismo.htm

FIM!