Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Comuna de Paris
Estela Azevedo
Created on October 29, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
Comuna de Paris
Movimento sociais
Instituto Federal do Rio de Janeiro
29NOV2022
Professor Omar
Sumário
Sumário
1.
7.
Sumário
Queda da comuna
2.
8.
Introdução
Principail consequências
3.
9.
Vídeos
guerra franco-prussiana
10.
4.
Apreentado por
contexto historico
11.
5.
Referências bibliográficas
Objetivo
6.
12.
Tipo de organização
Agradecimento!
INTRODUÇÃO
O que foi ?
A COMUNA DE PARIS FOI UM MOVIMENTO POPULAR OCORRIDO NA CAPITAL FRANCESA ENTRE OS DIAS 18 DE MARÇO E 21 DE MAIO 1871. A COMUNA FOI A PRIMEIRA EXPERIÊCIA DE GOVERNO POPULAR NA HISTÓRIA ,FORMADO PRINCIPALMENTE POR OPERARIOS.
Palavras Chave:
Comuma, Paris, Governo, Popular
Guerra Franco-Prussiana
Guerra Franco- Prussiana
A Guerra Franco-Prussiana aconteceu entre o Império Francês e o Reino da Prússia em 1870-71. Quando o Império de Napoleão Bonaparte começou a ruir, os países da Europa voltaram a celebrar o nacionalismo. No Reino da Prússia, o chanceler Otto von Bismark sonhava em unificar os estados germânicos do norte e do sul. Ele sabia que teria os estados do sul como aliado se a guerra fosse contra a França, uma inimiga em comum. Por isso, ele procurou um pretexto para que a França declarasse guerra contra o Reino da Prússia. O clima entre os países estava cada vez mais tenso. A Espanha, que estava sem um soberano desde 1868, estava em busca de um rei. Um dos candidatos era de família alemã, o que o fez ser recusado de imediato. O acontecido gerou uma animosidade entre os dois países. Quando o Imperador Francês exigiu uma explicação por escrito, Bismarck aproveitou sua chance. Ele alterou o telegrama do Rei da Prússia, inserindo um tom ofensivo aos franceses. O fato foi suficiente para Napoleão III declarar uma guerra contra a Prússia. O exército da França estava reduzido a armas antigas e nada puderam fazer diante da indústria bélica alemã, a derrota francesa era iminente.
CONTEXTO HISTORICO
A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) resultou na queda do Imperador Napoleão III e na criação da III República (1870-1940), tendo a frente Adolphe Thiers (1797-1877) no governo da França derrotada. Contudo, Paris continuava sitiada pelo exército prussiano e os deputados monarquistas eram a favor à rendição. Apesar disso, a população de Paris, especialmente os operários e a pequena burguesia, eram radicalmente avessos a essa política.
Contexto Historico
Assim, em 18 de março de 1871, os insurgentes revolucionários, apoiados pela Guarda Nacional, expulsam as forças legalistas da capital francesa. Em 26 de março, após a realização de eleições democráticas de cerca de noventa membros, é instituída a Comuna de Paris. Não obstante, o Comitê Central da Guarda Nacional irá centralizar o poder, enquanto a administração pública de Paris fica a cargo dos funcionários públicos eleitos e os representantes do operariado administram as fábricas da cidade.
Objetivos
A Comuna propõe um novo modelo de educação, pela primeira vez a educação pública, gratuita, laica e universal. A Comuna propõe um novo modelo de educação.
Objetivos
A separação entre o Estado e a Igreja; Adoção da Bandeira Vermelha como símbolo nacional; Substituição da Polícia pela Guarda Nacional; Fim do serviço militar obrigatório e do exército regular; Abolição da pena de morte; Instituição da igualdade civil entre os sexos;
Tipo de Organização
Tipo de Organização
A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) era uma organização que reunia organizações de trabalhadores de vários países industrializados. A estrutura de participação federalista da I Internacional foi um dos modelos organizacionais que serviram à Comuna de Paris. A AIT foi formada no início de 1900.
Consequências
Principal Consequência
O movimento operário do mundo todo enxergou a Comuna de Paris como referência e uma possibilidade real de chegar-se ao poder. Além disso, no campo ideológico, reforçou-se a tese marxista da luta de classes, de que os trabalhadores só conseguirão livrar-se da exploração burguesa mediante o enfrentamento com quem estiver no poder. Sendo, um lembrete do poder das pessoas para mudar o mundo.
Queda da Comuna
Queda da comuna
Após selar a paz com a Prússia, o governo oficial, agora instalado em Versalhes e sob o comando de Thiers, tinha como objetivo principal esmagar a Comuna de Paris. Assim, aconteceu o episódio conhecido como "Semana Sangrenta". Em sua queda, os revolucionários destruíram os símbolos do Segundo Império Francês - prédios administrativos e palácios - e executaram reféns, em sua maioria clérigos, militares e juízes.
Ao todo, a Comuna de Paris executou cem pessoas e matou outras novecentas em conflito com o governo oficial. As tropas de Thiers, por outro lado, executaram 20 mil pessoas, número que, somado às baixas em combate, provavelmente alcançou a cifra dos 80 mil mortos. Quarenta mil pessoas foram presas e muitas delas foram torturadas e executadas.
Vídeos
Hino da comuna
140 anos da comuna José Paulo Neto
Filme sobre a comuna
Apresentado Por
Apresentado por:
ESTELA DE AZEVEDO
Ana Clara Almeida
jAIANE QUEIROZ
Sarah Nunes
Referências bibliográficas
Referências bibliográficas
Toda Mtéria
https://www.todamateria.com.br/comuna-de-paris
History
https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/queda-da-comuna-de-paris
Brasil escola
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/comuna-paris
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/comuna-paris.htm
Mundo Educação
Educa Brasil
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/comuna-de-paris
Educa + Brasil
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/comuna-de-paris