Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
DIGITAL TECH PRESENTATION
Al. Luísa Silva
Created on October 27, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Zen Presentation
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
Transcript
Modelo OSI
José Duarte Luisa Silva
o QUE É O MODELO OSI?
O Modelo OSI é um padrão de referência da Organização Internacional de Normalização (ISO), entidade responsável pela criação de normas que visam facilitar o comércio e promover boas práticas de gestão, além do avanço tecnológico. Esse modelo, cujo nome original é Open Systems Interconnection, foi criado em 1984 e, desde então, serve de parâmetro para protocolos de comunicação entre diferentes tipos de sistema, garantindo a comunicação end-to-end. Através do Modelo OSI, é possível realizar a comunicação entre máquinas distintas e definir regras genéricas para a elaboração de redes de computadores, independentemente da tecnologia utilizada ou até mesmo da distância entre essas redes. Entenda melhor o que é esse padrão e como ele funciona a seguir.
Como funciona o Modelo?
O funcionamento do Modelo OSI depende diretamente das suas sete camadas, que dividindo o processo pelas camadas torna o trabalho menos complicado, dentro de uma estrutura hierárquica fixa. Assim, cada protocolo de comunicação utiliza estas camadas na sua totalidade ou apenas algumas delas, mas ao obedecer a este conjunto de regras, garante que a comunicação entre as redes é eficiente.
01
02
03
Física
Rede
Dados
Nesta camada do modelo são exemplificados os dispositivos, como hubs e meios de transmissão. Em seguida, os dados são transmitidos e processados na próxima camada.
Em seguida os dados são recebidos do meio físico e passam por uma análise que premite identificar erros e corrigi-los. Outra função exercida por esta camada é o controlo do fluxo de transmissão dos dados.
talvez a mais atuante nas redes, sobretudo na internet, essa é a camada responsável pelo endereçamento do IP de origem e de destino, bem como pela seleção de pacotes que devem ser priorizados para envio. De modo resumido, a função dela é controlar o roteamento entre a origem e o destino dos dados.
04
05
06
Transporte
Sessão
Apresentação
Ao receber as solicitações da camada superior, o sistema operacional abre uma sessão, sendo esta responsável por iniciar, gerir e finalizar as conexões entre os hosts, e por se preocupar com a sincronização entre eles, para que a sessão aberta se mantenha a funcionar. A sua função baseia-se em que ao enviar uma solicitação, se abra uma sessão e só será fechada quando ele receber a resposta dessa solicitação.
Esta camada atua como se fosse um intérprete entre redes diferentes, por exemplo, uma rede TCP/IP e outra IPX/SPX, traduzindo e formatando os dados de comunicação, exercendo também esta função entre a camada de Aplicação (7) e a camada de Sessão (5). Ela nem sempre é utilizada.
A preocupação nesta camada é a qualidade da transmissão dos dados, tanto no envio como no receção. Depois dos pacotes vem da camada 3, esta camada é responsável por transportá-los de forma confiável, assegurando o sucesso desse transporte.
07
Aplicação
É nesta camada que se trabalha utilizando os software através de interações, enviando e recebendo dados. Nesta camada as aplicações são algo como navegador de internet, mensagens diretas, e qualquer outro aplicativo que utilize a rede para se comunicar.
FIM