Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

John Ssebunya e Isabel Quaresma

extremtuga12

Created on October 24, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

2022 - Outubro, 31

#0120

Jornal de Notícias

Edição semanal

Edição de papel pvp. 1,20€

Tema Especial da Semana:Histórias Pertubadoras

John Ssebunya

Isabel Quaresma

O jovem que sobreviveu na selva, junto de macacos.

Isabel Quaresma, menina de 9 anos, subnutrida e com idade mental de uma criança de 2 anos, voltou a dormir na mala, misturada com as galinhas, depois de andar de hospital em hospital. Este quadro de miséria regista-se no lugar de Vaqueira, a cerca de 20Km de Oliveira do Hospital.

Faz este ano 41 anos que o menino de 2 a 3 anos de idade se perdeu na selva, o que mudou a sua vida para sempre. O jovem natural do Uganda, da aldeia de Bombo adotou comportamentos primitivos , não sabia andar em pé, e tinha um sorriso atípico.

Obras na Biblioteca Joanina arrancam em janeiro de 2023

A espada de D. Dinis foi desenterrada: “É de uma importância imensa”

John Ssebunya o "Menino Macaco"

Resgate e Caracteristicas Iniciais

Em 1991, Milly Sebbavio percebeu que o menino, de aproximadamente de 6 anos, estava com os macacos a recolher alimentos. Sebbavio, que estava de passagem na cidade, sentiu a necessidade de resgatar a criança, e foi exatamente isso o que ele fez.

O seu percurso...

Perdido na floresta, juntos dos macacos.

Nasceu em um vilarejo próximo da cidade de Bombo, em Uganda, durante o período da Guerra Civil, entre 1981 a 1986. A família do pequeno não era muito bem estruturada. Seu pai era extremamente violento e costumava reagir, agressivamente, para tudo e com apenas dois anos presenciou seu pai assassinar sua mãe e, temendo por sua vida, fugiu para a floresta, onde perdeu todo o contato com a sociedade.

John Ssebunya o "Menino Macaco"

"Ele era selvagem"

Depois, em 1999, a história do menino foi retratada em um documentário produzido pela rede BBC.O aniversário de John é inventado e é celebrado no dia 3 de julho. Na adolescência, ele ainda apresentava um modo de andar meio desigual, além de dificuldade de entender questões muito emotivas e sorria com suas gengivas para trás. Seu plano para o futuro, segundo ele, era trabalhar com animais.

O seu percurso...

A Integração na Sociedade

John nunca reencontrou o pai. Acredita-se que ele morreu nos disA tarefa de reabilitar o menino ficou a cargo de Paul e Molly, que eram donos do orfanato onde o John Ssebunya foi internado. O rapaz não sabia andar ereto, nem falar ou chorar. Conforme os anos foram passando, John aprendeu a falar e posteriormente foi adotado pelo diretor do orfanato, chamado Paul Wasswa. Ele aprendeu a andar normalmente e ter hábitos sociais básicos, como comer em pratos e dormir sobre o colchão. O menino chegou a entrar para um coral e aprendeu a tocar violão.

Isabel Quaresma "Menina Galinha"

Características:

✦ Subdesenvolvimento ósseo;✦ Grande debilidade; ✦ Cabeça demasiado pequena para a idade; ✦ Face com semelhanças flagrantes com os galináceos: (posição labial, dentição formada como se fosse um bico); ✦ Olhos grandes (rasgados no sentido descendente);

"O Caso Português"

Maria Isabel Quaresma dos Santos nasceu em 6 de Julho de 1970 no distrito de Coimbra, na vila de Tábua. A sua mãe, Idalina Quaresma dos Santos, denotava alguma debilidade mental. O pai de Isabel não era membro da família. Isabel vivia com a mãe no Lugar Da Vacaria, pequena aldeia onde a agricultura e a pecuária constituem as principais actividades económicas. A pequena Isabel habitava um galinheiro onde supostamente a mão a terá colocado apenas algum tempo após o seu nascimento. Aí viveu durante oito anos da sua infância tendo como companhia as galinhas enquanto a mãe ia trabalhar para o campo. Alimentava-a de milho, couves cortadas e uma caneca de café

Isabel Quaresma "Menina Galinha"

Toda a sua vida Maria João interessou se por crianças e pelos seus problemas e resolveu ajudar Isabel. Decidiu levar a Isabel para sua casa em Torres Vedras, onde ficou durante cerca de 15 dias. Porém, sentindo-se incapaz de recuperar uma criança como esta, Maria João tentou interná-la num hospital, mas apenas conseguiu o interesse de alguns médicos em observarem a Isabel e realizaram-lhe alguns exames. Como não foram assinaladas razões suficientes para o seu internamento, Isabel voltou para as suas condições anteriores. O caso acabou por ser denunciado à polícia, pelos vizinhos. No decorrer deste processo, Isabel foi internada no Colégio Ocupacional Luís Rodrigues, em Lisboa, que entretanto foi fechado pela Segurança Social. Atualmente encontra-se na Casa do Bom Samaritano.

"O Caso Português"

A primeira tentativa de tirar Isabel desta situação surgiu do "Movimento Alfa", uma organização de carácter religioso, que foi buscar a criança. Através de um acordo com o Hospital da Tábua, a organização religiosa conseguiu o internamento da criança por um curto espaço de tempo, até encontrar uma instituição melhor preparada que não foi possível.​ Entretanto, Maria João de Oliveira Bichão, de 35 anos, que trabalhava como técnica de radiologia no Hospital de Torres Vedras, teve conhecimento da situação de Isabel.

Nascemos Humanos, ou tornamo-nos Humanos?

Tornamo-nos Humanos!

Todos nascemos humanos por o facto de contar com certas características biológicas, no entanto, adquirir o comportamento humano é algo que se consegue ao longo de seu crescimento e desenvolvimento. A cultura e o ambiente contribuem na formação deste comportamento já que o indivíduo não está sozinho, mas pertence a um grupo maior de pessoas com as quais convive diariamente.

"A sociedade produz a pessoa"