Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
John Ssebunya e Isabel Quaresma
extremtuga12
Created on October 24, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
2022 - Outubro, 31
#0120
Jornal de Notícias
Edição semanal
Edição de papel pvp. 1,20€
Tema Especial da Semana:Histórias Pertubadoras
John Ssebunya
Isabel Quaresma
O jovem que sobreviveu na selva, junto de macacos.
Isabel Quaresma, menina de 9 anos, subnutrida e com idade mental de uma criança de 2 anos, voltou a dormir na mala, misturada com as galinhas, depois de andar de hospital em hospital. Este quadro de miséria regista-se no lugar de Vaqueira, a cerca de 20Km de Oliveira do Hospital.
Faz este ano 41 anos que o menino de 2 a 3 anos de idade se perdeu na selva, o que mudou a sua vida para sempre. O jovem natural do Uganda, da aldeia de Bombo adotou comportamentos primitivos , não sabia andar em pé, e tinha um sorriso atípico.
Obras na Biblioteca Joanina arrancam em janeiro de 2023
A espada de D. Dinis foi desenterrada: “É de uma importância imensa”
John Ssebunya o "Menino Macaco"
Resgate e Caracteristicas Iniciais
Em 1991, Milly Sebbavio percebeu que o menino, de aproximadamente de 6 anos, estava com os macacos a recolher alimentos. Sebbavio, que estava de passagem na cidade, sentiu a necessidade de resgatar a criança, e foi exatamente isso o que ele fez.
O seu percurso...
Perdido na floresta, juntos dos macacos.
Nasceu em um vilarejo próximo da cidade de Bombo, em Uganda, durante o período da Guerra Civil, entre 1981 a 1986. A família do pequeno não era muito bem estruturada. Seu pai era extremamente violento e costumava reagir, agressivamente, para tudo e com apenas dois anos presenciou seu pai assassinar sua mãe e, temendo por sua vida, fugiu para a floresta, onde perdeu todo o contato com a sociedade.
John Ssebunya o "Menino Macaco"
"Ele era selvagem"
Depois, em 1999, a história do menino foi retratada em um documentário produzido pela rede BBC.O aniversário de John é inventado e é celebrado no dia 3 de julho. Na adolescência, ele ainda apresentava um modo de andar meio desigual, além de dificuldade de entender questões muito emotivas e sorria com suas gengivas para trás. Seu plano para o futuro, segundo ele, era trabalhar com animais.
O seu percurso...
A Integração na Sociedade
John nunca reencontrou o pai. Acredita-se que ele morreu nos disA tarefa de reabilitar o menino ficou a cargo de Paul e Molly, que eram donos do orfanato onde o John Ssebunya foi internado. O rapaz não sabia andar ereto, nem falar ou chorar. Conforme os anos foram passando, John aprendeu a falar e posteriormente foi adotado pelo diretor do orfanato, chamado Paul Wasswa. Ele aprendeu a andar normalmente e ter hábitos sociais básicos, como comer em pratos e dormir sobre o colchão. O menino chegou a entrar para um coral e aprendeu a tocar violão.
Isabel Quaresma "Menina Galinha"
Características:
✦ Subdesenvolvimento ósseo;✦ Grande debilidade; ✦ Cabeça demasiado pequena para a idade; ✦ Face com semelhanças flagrantes com os galináceos: (posição labial, dentição formada como se fosse um bico); ✦ Olhos grandes (rasgados no sentido descendente);
"O Caso Português"
Maria Isabel Quaresma dos Santos nasceu em 6 de Julho de 1970 no distrito de Coimbra, na vila de Tábua. A sua mãe, Idalina Quaresma dos Santos, denotava alguma debilidade mental. O pai de Isabel não era membro da família. Isabel vivia com a mãe no Lugar Da Vacaria, pequena aldeia onde a agricultura e a pecuária constituem as principais actividades económicas. A pequena Isabel habitava um galinheiro onde supostamente a mão a terá colocado apenas algum tempo após o seu nascimento. Aí viveu durante oito anos da sua infância tendo como companhia as galinhas enquanto a mãe ia trabalhar para o campo. Alimentava-a de milho, couves cortadas e uma caneca de café
Isabel Quaresma "Menina Galinha"
Toda a sua vida Maria João interessou se por crianças e pelos seus problemas e resolveu ajudar Isabel. Decidiu levar a Isabel para sua casa em Torres Vedras, onde ficou durante cerca de 15 dias. Porém, sentindo-se incapaz de recuperar uma criança como esta, Maria João tentou interná-la num hospital, mas apenas conseguiu o interesse de alguns médicos em observarem a Isabel e realizaram-lhe alguns exames. Como não foram assinaladas razões suficientes para o seu internamento, Isabel voltou para as suas condições anteriores. O caso acabou por ser denunciado à polícia, pelos vizinhos. No decorrer deste processo, Isabel foi internada no Colégio Ocupacional Luís Rodrigues, em Lisboa, que entretanto foi fechado pela Segurança Social. Atualmente encontra-se na Casa do Bom Samaritano.
"O Caso Português"
A primeira tentativa de tirar Isabel desta situação surgiu do "Movimento Alfa", uma organização de carácter religioso, que foi buscar a criança. Através de um acordo com o Hospital da Tábua, a organização religiosa conseguiu o internamento da criança por um curto espaço de tempo, até encontrar uma instituição melhor preparada que não foi possível. Entretanto, Maria João de Oliveira Bichão, de 35 anos, que trabalhava como técnica de radiologia no Hospital de Torres Vedras, teve conhecimento da situação de Isabel.
Nascemos Humanos, ou tornamo-nos Humanos?
Tornamo-nos Humanos!
Todos nascemos humanos por o facto de contar com certas características biológicas, no entanto, adquirir o comportamento humano é algo que se consegue ao longo de seu crescimento e desenvolvimento. A cultura e o ambiente contribuem na formação deste comportamento já que o indivíduo não está sozinho, mas pertence a um grupo maior de pessoas com as quais convive diariamente.
"A sociedade produz a pessoa"