Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Peixe de Tobias
Luiza Carvalho
Created on October 20, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Sermão de Santo António aos Peixes
Peixe de Tobias
Luiza Carvalho nº11 Maria Santos nº14 Teresa Bernardo nº16
ÍNDice
1. História de Tobias
2. Leitura do texto
3. Análise do texto
4. Peixe vs S. António vs Padre António Vieira
5.. Síntese do tema abordado
6. Jogo
História de Tobias
O velho Tobias ordena a seu filho Tobias que faça uma viagem até junto do seu povo para cobrar uma dívida e ao mesmo tempo tomar esposa entre a sua tribo, protegido pelo anjo Rafael.
Texto integral
Capítulo III - Sermão de Santo António aos PeixesPeixe de Tobias
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III
Este é, peixes, em comum o natural que em todos vós louvo, e a felicidade de que vos dou o parabém, não sem inveja. Descendo ao particular, infinita matéria fora se houvera de discorre pelas virtudes de que o Autor da natureza a dotou e fez admirável em cada um de vós. De alguns somente farei menção. E o que tem o primeiro lugar entre todos, como tão celebrado na Escritura, é aquele santo peixe de Tobias a quem o texto sagrado não dá outro nome que de grande, comoverdadeiramente o foi nas virtudes interiores, em que só consiste a verdadeira grandeza. Ia Tobias caminhando com o anjo S. Rafael, que o acompanhava, e descendo a lavar os pés do pó do caminho nas margens de um rio, eis que o investe um grande peixe com a boca aberta em ação de que o queria tragar. Gritou Tobias assombrado, mas o anjo lhe disse que pegasse no peixe pela barbatana e o arrastasse para terra; que o abrisse e lhe tirasse as entranhas e as guardasse, porque lhe haviam de servir muito. Fê-lo assim Tobias, e perguntando que virtude tinham as entranhas daquele peixe que lhe mandara guardar, respondeu o anjo que o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demônios: Cordis eius particulam, si super carbones ponas, fumus eius extricat omne genus Daemoniorum: et fel valet ad ungendos oculos, in quibus fuerit albugo, et sanabuntur.
Assim o disse o anjo, e assim o mostrou logo a experiência, porque, sendo o pai de Tobias cego, aplicando-lhe o filho aos olhos um pequeno do fel, cobrou inteiramente a vista; e tendo um demónio, chamado Asmodeu, morto sete maridos a Sara, casou com ela o mesmo Tobias; e queimando na casa parte do coração, fugiu dali o demónio e nunca mais tornou. Um peixe de tão bom coração e de tão proveitoso fel, quem o não louvará mais? Certo que se a este peixe o vestiram de burel e o ataram com uma corda, parecia um retrato marítimo de Santo Antônio. Abria Santo Antônio a boca contra os hereges, e enviava-se a eles, levado do fervor e zelo da fé e glória divina. E eles que faziam? Gritavam como Tobias e assombravam-se com aquele homem e cuidavam que os queria comer. Ah homens, se houvesse um anjo que vos revelasse qual é o coração desse homem e esse fel que tanto vos amarga, quão proveitoso e quão necessário vos é! Se vós lhe abrísseis esse peito e lhe vísseis as entranhas, como é certo que havíeis de achar e conhecer claramente nelas que só duas cousas pretende de vós, e convosco: uma é alumiar e curar vossas cegueiras, e outra lançar-vos os demónios fora de casa. Pois a quem vos quer tirar as cegueiras, a quem vos quer livrar dos demónios perseguis vós?! Ah moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri estas entranhas; vede, vede este coração. Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não vos prego a vós, prego aos peixes.
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Apóstofre
Este é, peixes, em comum o natural que em todos vós louvo, e a felicidade de que vos dou o parabém, não sem inveja. Descendo ao particular, infinita matéria fora se houvera de discorrer pelas virtudes de que o Autor da natureza a dotou e fez admirável em cada um de vós. De alguns somente farei menção. E o que tem o primeiro lugar entre todos, como tão celebrado na Escritura, é aquele santo peixe de Tobias a quem o texto sagrado não dá outro nome que de grande, como verdadeiramente o foi nas virtudes interiores, em que só consiste a verdadeira grandeza.
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Ia Tobias caminhando com o anjo S. Rafael, que o acompanhava, e descendo a lavar os pés do pó do caminho nas margens de um rio, eis que o investe um grande peixe com a boca aberta em ação de que o queria tragar. Gritou Tobias assombrado, mas o anjo lhe disse que pegasse no peixe pela barbatana e o arrastasse para terra; que o abrisse e lhe tirasse as entranhas e as guardasse, porque lhe haviam de servir muito.
O peixe tenta atacar Tobias
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Virtudes do Peixe:
Fê-lo assim Tobias, e perguntando que virtude tinham as entranhas daquele peixe que lhe mandara guardar, respondeu o anjo que o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demónios: Cordis eius particulam, si super carbones ponas, fumus eius extricat omne genus Daemoniorum: et fel valet ad ungendos oculos, in quibus fuerit albugo, et sanabuntur.
As entranhas do peixe curam a cegueira e afastam os demónios
DocereFunção Pedagógica
Episódio bíblico
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Assim o disse o anjo, e assim o mostrou logo a experiência, porque, sendo o pai de Tobias cego, aplicando-lhe o filho aos olhos um pequeno do fel, cobrou inteiramente a vista; e tendo um demónio, chamado Asmodeu, morto sete maridos a Sara, casou com ela o mesmo Tobias; e queimando na casa parte do coração, fugiu dali o Demónio e nunca mais tornou. Um peixe de tão bom coração e de tão proveitoso fel, quem o não louvará muito? Certo que se a este peixe o vestiram de burel e o ataram com uma corda, parecia um retrato marítimo de Santo Antônio.
O Tobias utiliza as entranhas do peixe para curar a cegueira do pai e queima parte do coração do peixe na casa da sua esposa para expulsar os demónios.
Pergunta retórica
Comparação com Santo António
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Abria Santo Antônio a boca contra os hereges, e enviava-se a eles, levado do fervor e zelo da fé e glória divina. E eles que faziam? Gritavam como Tobias e assombravam-se com aquele homem e cuidavam que os queria comer. Ah homens, se houvesse um anjo que vos revelasse qual é o coração desse homem e esse fel que tanto vos amarga, quão proveitoso e quão necessário vos é! Se vós lhe abrísseis esse peito e lhe vísseis as entranhas, como é certo que havíeis de achar e conhecer claramente nelas que só duas cousas pretende de vós, e convosco: uma é alumiar e curar vossas cegueiras, e outra lançar-vos os demónios fora de casa.
Metáfora
Santo António, à semelhança com o peixe de Tobias, esclarecia os ouvintes, curava-os da cegueira e afastava os demónios, ou seja, mostrava o caminho do bem, e afastava-os do pecado
Ignorância dos Homens
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - Análise
Pois a quem vos quer tirar as cegueiras, a quem vos quer livrar dos demónios perseguis vós?! Ah moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri estas entranhas; vede, vede este coração. Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não vos prego a vós, prego aos peixes.
Pergunta retórica
O Padre António Vieira compara-se com o peixe e Santo António. Assim como eles, ele foi ignorado e desprezado quando a sua intenção era iluminar os ouvintes e afastá-los do pecado.
Interjeição e exclamação
Metáfora
Ironia
Comparação
Peixe de Tobias
Santo António
Cura a cegueira: "o fel era bom para sarar da cegueira" Afasta os demónios: "e o coração para lançar fora os demónios"
Impede a ignorância dos homens: "alumiar e curar as vossas cegueiras" Afasta os homens dos pecados: "lançar-vos os demónios fora de casa"
Padre António Vieira
- Compara-se a Santo António pois pretendia fazer o mesmo que ele e era tratado da mesma forma, era desprezado pelos ouvintes.
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - síntese
- Tobias vai à beira do rio acompanhado pelo Anjo Rafael e é atacado por um peixe.
- Tobias utiliza as entranhas do peixe para curar a cegueira do pai e o coração para afastar o demónio da sua casa, como o Anjo sugeriu.
- As virtudes de Santo António são comparadas às do peixe: ilumina os ouvintes e afasta-os do pecado.
- Padre António Vieira compara-se ao peixe e a Santo António. Diz ele que está na mesma situação de Santo António: é ignorado pelos seus ouvintes.
Sermão de Santo António aos peixesCapítulo III - síntese
Obrigada!