Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ESCRAVIDÃO

Anna Francisca

Created on October 19, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

ESCRAVIDÃO

Integrantes do grupo

Anna Francisca Pinheiro

01

02

Gustavo Holzhausen

03

04

KALINY RODRIGUES DOS SANTOS

NILSON

O QUE É A ESCRAVIDÃO?

É um regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração.

criativiexperiências

INÍCIO

No Brasil, quando os portugueses desembarcaram, em 1500, iniciou-se um movimento de aproximação e dominação dos povos indígenas que aqui viviam.

QUILOMBOS

Os negros e negras que conseguiam fugir do cativeiro organizavam-se em quilombos.Os quilombos eram comunidades constituídas de africanos fugitivos,lá era possível que eles exercessem suas crenças e vivessem em harmonia.

ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar.

fo

LEI ÁUREA

Em 1888 é assinada a Lei Áurea, que proíbe a prática que perdurou por cerca de 4 séculos. De qualquer forma, mesmo libertos, os trabalhadores negros permaneceram em condições precárias e sem oportunidades de emprego, pois foram substituídos pela mão de obra imigrante.

O TRISTE LEGADO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Hoje em dia, o Brasil colhe os frutos da escravidão, a principal delas é a desigualdade.Infelizmente, há ainda um comportamento opressor contra os negros, consequência do racismo estrutural O racismo é evidente em muitas situações, são os jovens negros as maiores vítimas de assassinatos, por exemplo.

A população carcerária é também em sua maioria negra, assim como o contingente de pessoas desempregadas ou em sub-empregos no país.São as mulheres negras as que mais morrem vítimas de abortos mal sucedidos ou são encarceradas devido a criminalização da prática. São elas também as que mais sofrem a violência obstétrica, aquela cometida durante o parto.