Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
AI FLORES DO VERDE PINO MANEL E PEDRO
Manuel Guerreiro
Created on October 12, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Cantiga de D. Dinis (O lavrador)
"AI FLORES, AI FLORES DO VERDE PINO"
Trabalho realizado por:Manuel Guerreiro Nº12;Pedro Silva Nº14
Start
Ai flores, ai flores do verde pino Se sabedes novas do meu amigo? Ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo Se sabedes novas do meu amado? Ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo Aquel que mentiu do que pôs conmigo? Ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado Aquel que mentiu do que mi há jurado? Ai Deus, e u é? Ai Deus, e u é? Vós me preguntades polo voss'amigo E eu bem vos digo que é san'e vivo Ai Deus, e u é? Ai Deus, e u é? Vós me preguntades polo voss'amado E eu bem vos digo que é viv'e sano Ai Deus, e u é? Ai Deus, e u é? E eu bem vos digo que é san'e vivo E será vosco ant'o prazo saído Ai Deus, e u é? Ai Deus, e u é? E eu bem vos digo que é viv'e sano E será voscant'o prazo passado Ai Deus, e u é? Ai Deus, e u é?
CANTIGA.
ESTRuTURA INTERNA
Na estrutura interna, podemos verificar que a cantiga consiste em duas partes.Na primeira parte, podemos concluir que a donzela se encontra bastante preocupada com o seu amado, utilizando expressões como "Aquele que mentiu do que pôs comigo ", mostrando o seu desespero. O seu amigo tem estado desaparecido, como resultado, ela recorre ao seu confidente para desabafar, as "flores de verde pino".Na segunda parte, mágicamente, as flores do verde pino começam a falar e revelam a verdade chocante."...bem vos digo que é san'vivo", mostrando que de facto, o "amigo" encontra-se vivo e sano.
SENTIDOS DE REFERÃO
No refrão do poema encontramos a repetição da frase: "Ai Deus e u é?" (significa "ai deus onde está?"), exprime um sentimento de preocupacão pelo amigo repetindo varias vezes o mesmo, como se estivesse impaciente, querendo ver o seu amigo o mais rápido possível, e, pedindo auxílio a deus.
VALOR DOCUMENTAL
O valor documental do poema é Social porque existe a ausência do amigo, também se pode verificar fácilmente os sentimentos da donzela, que mostram medo, preocupação, desespero.
Recurso presente nas últimas quatro estrofes.
O recurso presente nas últimas quatro estrofes é a personificação, isto é, objetos inanimados ou animais falarem como seres humanos, ou seja, as flores do verde pino.As flores mostram que estão ofendidas, pois o amigo da donzela deixou-a sem sinal ou aviso.
Caracterizaçãoformal
De primeira, a donzela pensa que devido ao desaparecimento do seu amigo, ele tinha morrido, mas, com a consciência das flores, ela fica a saber a verdade.O amor dela encontra-se bem e sano, ele apenas não quis voltar para ela, então, ficou a morar noutro lugar.
ViDEO
FIM
FONTES
https://portugues-fcr.blogspot.com/2017/11/valor-documental-da-cantiga-de-amigo.htmlhttps://portugues-fcr.blogspot.com/2019/10/ai-flores-ai-flores-do-verde-pino.html