Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

"Sermão de Santo António aos peixes"-Torpedo

Matilde Vila Lopes

Created on October 12, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Vintage Photo Album

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Transcript

Sermão de Santo António aos peixes

Trabalho realizado por: -Inês Alcobia, nº 12 -Matilde Lopes, no 24 -Simão Antunes, no 27 Turma 11º5ª Disciplina de Português Outubro de 2022

Louvores específicos: o peixe Torpedo

Virtudes do torpedo

O torpedo, um peixe tão pequeno mas que apesar do seu tamanho é capaz de fazer tremer o braço do pescador. "Ambos estes peixes conhecemos mais de fama do que de vista" linhas 67 a 68

Está o pescador com a cana na mão, o anzol no fundo e a bóia sobre a água, e em lhe picando na isca o torpedo começa a lhe tremer o braço. Pode haver maior, mais breve e mais admirável efeito?

Vinte e dois pescadores destes se acharam acaso a um sermão de Santo António, e às palavras do Santo os fizeram tremer a todos de sorte que todos, tremendo, se lançaram a seus pés; todos, tremendo, confessaram seus furtos; todos, tremendo, restituíram o que podiam (...) todos enfim mudaram de vida e de ofício e se emendaram.

O Torpedo, com as descargas elétricas, "castigava" os pescadores, incitando ao arrependimento.

Santo António. com a sua atitude pregatória e repreensiva dos pecados humanos, incutia arrependimento, o que levava à mudança comportamental.

Pois é possível que, pescando os homens cousas de tanto peso, lhes não trema a mão e o braço?!

A Crítica aos homens

Mas será que quando nós levantamos o prato para repetir, olhamos para o taxo para ver se há mais para os outros? E, será que quando nós oramos, não estamos só a marcar presença? Às vezes, necessitamos de uma chamada à realidade, um "torpedo", para agitar a nossa cana e levar-nos a valorizar a boa vida e não tomar as coisas por garantido ou cair no pecado?

Conclusão

Concluindo, o padre António Vieira recorre à figura do Torpedo para criticar a passividade dos homens face aos seus pecados.Analisámos fisica, metaforica e analogicamente o peixe.

Fontes

Informação

Manual escolarWikipédia

Imagens

WikipédiaPixers