Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sistemas Operativos Servidor

Rafael Pereira

Created on October 12, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Zen Presentation

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Transcript

Sistemas Operativos Servidor

Trabalho realizado por:-Rafael Pereira Nº20

Index

O que são?

História dos SO (Parte 1)

História dos SO (Parte 2)

O que fazem?

O que são?

Sistemas Operativos Servidor

O que são?

Existem alguns exemplos disto como quaisquer sistemas operativos domésticos de hoje em dia (AKA Windows, Linux, Apple etc)

É um Sistema dentro de um computador que serve para controlar/administrar esse mesmo. Por outras palavras, é um programa intermediário entre o utilizador e o Hardware.

O que fazem?

Sistemas Operativos Servidor

O que fazem?

É claro que no início da história destes sistemas o seu propósito era muito mais focado no aspeto prático de resolver problemas do que encontrar um médio termo entre utilidade e facilidade de utilizamento, mas felizmente estes conceitos têm se aproximado cada vez mais

Essencialmente, um sistema operativo servidor tem como objetivo principal gerir uma máquina, seja por organização de ficheiros, gestão de programas ou qualquer outras coisas que se possa imaginar! Quando falamos de mesmo objetivos concretos, este serve para utilizar o hardware o mais eficientemente possivel, facilitar a utilização da máquina ao máximo e ajudar na resolução de quaisquer problemas que leve ao utilizador ter ligado a máquina para.

A sua história

Sistemas Operativos Servidor

A história dos Sistemas Operativos (Parte 1)

Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram um melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operativo era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). Cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, utilizando uma linguagem de controle chamada JCL (job control language).

Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas inteiras, ou mesmo andares inteiros. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operativos "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso.

A sua história

Sistemas Operativos Servidor

A história dos Sistemas Operativos (Parte 2)

Diz-se que Alan Turing era um mestre nos primeiros Manchester Mark I, e que já estava a derivar a concepção primitiva de um sistema operativo a partir dos princípios da máquina de Turing universal.

No início da computação os primeiros sistemas operativos eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operativo específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem que cada máquina utilizava. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operativos que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas eram monoutilizador e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).

+ info

Sistemas Operativos Servidor

Trabalho realizado por:-Rafael Pereira Nº20