Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
E-portefólio F.Q Alexandre 8ºC
9457.alexandre.gaspar
Created on October 1, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
E-Portefólio F.Q
Trabalho realizado por: Alexandre Disciplina: Físico-Química Professora: Margarida Teixeira Ano letivo: 2022/2023
Começar
Índice
(interativo)
Biografia
Estados Físicos da Matéria
Natureza corpuscular da matéria
Propriedades dos gases
Átomos e elementos químicos
Moléculas
Iões e compostos iónicos
Reações de combustão
Reações Químicas
reações de precipitação
Reações Ácido Base
Reflexão
Vem conhecer-me!
O meu nome é Alexandre e tenho 14 anos, nasci em Abril, em Lisboa.Eu jogo ténis e a minha disciplina favorita é matemática e história, mas também gosto de físico química, principalmente das aulas práticas. Quanto ao meu futuro, existe imensas opções de trabalho mas eu gostaria de abrir a minha própria companhia aérea. As minhas cores favoritas são o preto e o vermelho Gosto muito dos meus amigos e da minha família.
Gosto de jogar video-jogos , ouvir música (RAP), jogar ténis e estudar.Não gosto de queijo, palhaços e de E.V. Espero que gostem do meu e-portefólio.
A minha foto
(voltar ao índice)
Natureza Corpuscular da Matéria
Natureza corpuscular da matéria
A teoria sobre a constituição da matéria que é hoje cientificamente aceite designa-se por Teoria Corpuscular da Matéria. Segundo esta teoria, a matéria é descontínua, isto é, toda a matéria é constituída por corpúsculos de dimensões muito reduzidas, entre os quais existem espacos vazios. Os corpúsculos estão em constante movimento. A agitação dos corpúsculos que constituem a matéria é tanto maior quanto maior for a temperatura.
A experiência do perfume
A professora borrifou o perfume de um lado da sala e todos os que estavam fora da zona do borrifo do perfume sentiram o cheiro, como isto aconteceu?Isto aconteceu graças aos corpúsculos, pois os corpúsculos do perfume misturaram-se com os corpúsculos do ar e como os corpúsculos estão em constante movimento todos os que não estavam perto da área do borrifo sentiram o cheiro do perfume.
Corpúsculos
Ião
Molécula
podem ser
Átomo
Estados Físicos da Matéria
propriedades macroscópias e submicroscópias
O estado sólido tem volume fixo e forma fixa independentemente do recepiente onde se encontra, logo as forças de atração entre os corpúsculos são muito fortes. O estado líquido tem volume fixo e adquire a forma do recipiente de onde se encontra, logo as forças de atração entre os corpúsculos são menos fortes do que nos sólidos. O estado gasoso adquire a forma e o volume do recipiente onde se encontra, logo as forças de atrações entre os corpúsculos são fracas.
+ info
Propriedades dos gases
Existem várias propriedades dos gases mas irei falar de 3 delas: o volume, a temperatura e a pressão.
Será que a pressão a que um gás se encontra varia a sua temperatura ou o volume ocupado?
Quanto maior for a tempertaura maior será a quantidade de força exercida pelos corpúsculos aumentado assim a pressão
Será que a pressão a que um gás se encontra varia a sua temperatura ou o volume ocupado?
Quando o volume diminui maior força é exercida pelos corpúsculos aumentando assim a pressão
Átomos e elementos químicos
Distribuição Eletrónica
Os eletrões da nuvem eletrónica movem-se desordenadamente mas estão distribuidos de modo organizado por níveis de energia
Os eletrões dividem-se por níveis de energia
- 1º nível = 2
- 2º nível = 8
- 3º nível = 18
- 4º nível = 32
- ....
2n^2
Máximo de protões por nível de energia
Legenda de um átomo
No último nível de energia qualquer que seja ele, existem no máximo 8 eletrões
ATENÇÃO:
Nível de Valência
O nível de Valência é o último nível de energia de um átomo Eletrões de Valência são os eletrões do último nível de energia de um átomo
Elementos Químicos
Os elementos químicos é tudo aquilo que nos rodeia.A IUPAC reconheceu a existência de 118 elementos químicos, dos quais 90 são elementos naturais e os restantes são sintéticos. Todos estes elementos estão organizados na Tabela períodica (consultar na página seguinte), a cada "caixa" da Tabela Períodica corresponde um elemento químico diferente que está associado a um número que corresponde ao número de protões que existe no núcleo dos átomos do elemento químico que a "caixa" se refere. Esse número é diferente para cada elemento químico, pois os átomos de elementos químicos diferentes têm obrigatoriamente número de protões diferentes.
Representação símbolica de átomos
Foram criados modelos de código de cores para representar os átomos de elementos químicos diferentes, esta representação torna-se muito útil para o estudo de modelos moleculares
exemplos:
Moléculas
As moléculas são corpúsculos eletricamente neutros.As moléculas podem ser formadas por átomos do mesmo elemento químico ou de elementos químicos diferentes Elas também são muito pequenas, assim como os átomos que as constituem. Para terem uma ideias existem cerca de 33 456 000 000 000 000 000 000 moléculas em 1g de água.
Logo, os átomos podem se ligar em ínumeras combinações diferentes criando novas moléculas. É por isso, que existem imensas susbstâncias à nossa volta com propriedades diversificadas.
Quando uma substância é formada por por moléculas de um só elemento químico diz-se que: A unidade estrutural desta substância é a molécula; A substância é elementar.
Para representar moléculas formadas por dois ou mais elementos químicos. À semelhança da construção da fórmula química de moléculas com átomos do mesmo elemento químico, depois de cada símbolo, indica-se, em índice, o número de átomos desse elemento químico. Quando existe apenas 1 átomo, omite-se o número 1 do índice.
Quando uma substância é formada por moléculas constituídas por dois ou mais elementos, diz-se que: A unidade estrutural desta substância é a molécula; A substância é composta
Como representar várias moléculas?
Para representar várias moléculas, deve escrever-se, antes da representação de cada molécula o número de moléculas. A esse chama-se coefeciente
As moléculas possuem nomes, uma pode representar 1 ou mais nomes de acordo com as regras da IUPAC
Imagem pode ser ampliada
É possível ampliar as imagens
Nesta atividade criamos modelos de moléculas com o código de cores. Criamos moléculas como: dióxido de carbono, dinitrogénio, dioxigénio, di-hidrogénio, dióxido de enxofre, etc...
Iões e compostos iónicos
À semelhança do átomo e da molécula o ião é um dos constituintes da matéria. Os iões não têm carga elétrica neutra. Caso o ião tenha carga elétrica negativa denomina-se por anião e se tiver carga elétrica positiva denomina-se por catião.
Para verificarmos se um ião é negativo ou positivo, basta verificar o número de protões e o número de eletrões, se tiver menor número de eletrões do que protões é um catião se tiver maior número de eletrões do que protões é um anião.
Como tudo na naureza tem têndencia a ficar neutro, os átomos têm tendência em preencher o seu nível de valência, para adquirirem estabilidade, perdendo ou ganhando eletrões respetivamente.
Para representar iões em simbologia química devemos incluir:
- O símbolo químico do átomo que lhe deu origem
- Quando a diferença entre o número total de protões e o número total de eletrões é superior ou inferior a um, deve-se indicar o valor da diferença antes do sinal de carga, à exceção do número 1, que é omitido;
- A carga elétrica do ião, como expoente no lado direito
O que é um composto iónico e como é que se formam? Quando se aproximam iões de carga contrária, ou átomos, ou até grupos de átomos, que tendem a formar iões de carga contrária, establece-se entre eles uma força elétrica atrativa que leva à formação de compostos iónicos.
Os compostos iónicos são eletricamente neutros, pelo que o número de cargas negativas é igual número de cargas positivas.
Para escrever a fórmula química?
Para escrevermos a fórmula química dos compostos iónicos, escreve-se primeiro o(s) símbolo (s) do ião positivo (catião) e depois do (s) ião negativo (anião)
Para atribuir nome ao composto iónico escreve-se primeiro o nome do anião e depois o do catião. Quando o catião e o anião forem monoatómicos, deve dar-se a indicação do número de iões existentes no composto iónico através do prefixo multiplicador ( di, tri, ...).
composto iónico: sal
As substâncias que são formadas por compostos iónicos apresentam uma rede cristalina em que há atração entre iões de carga oposta. Neste tipo de substâncias: As unidades estruturais são os iões; trata-se obrigatoriamente de uma substância composta
Os compostos iónicos são formados por iões e são eletricamente neutros.
modelo de um cristal de cloreto de sódio
Reações químicas
Para detetarmos uma ocorrência de uma reação química, existem provas quando são adicionadas novas substâncias à rreação estas podem ser: a formação de um gás, formação de um sólido, mudança de cor, mudança de temperatura e formação de chama.
Quando se adicionam novas substâncias à reação, podem ocorrer, ou não, colisões eficazes e haver formação de novas substâncias ou não.
Fatores que podem desencadear reações químicas
- Junção de substâncias
- Ação de luz (fotolíse)
- Ação do calor (tenolíse)
- Ação da eletricidade (eletrólise)
- Ação mecânica (um choque ou fricção)
A lei de Lavoiser
Segundo a Lei de Lavoiser ou a Lei da Conservação da massa, numa reação, a massa total dos produtos da reação originada é igual à massa total dos reagentes transformados.
O que acontece numa reação química no ponto de vista microscópio?
Durante uma reação química, os átomos que entram na constituição dos produtos da reação são os mesmos que faziam parte dos reagentes, quer isto dizer que não há alterações no número total de átomos durante a reação química. Os átomos apenas se ligam de forma diferente nos reagentes e nos produtos
Assim, durante uma reação química:
- Há rearranjos dos átomos dos reagentes que conduzem à formação de novas substâncias;
- Não há formação de novos elementos químicos;
- Os átomos dos reagentes e dos produtos de reação são os mesmos, ou seja, o número total de átomos de cada elemento químico mantem-se;
- Há conservação da massa total;
- Mantém-se a massa total dos corpúsculos que intervêm na reação
Reações de combustão
Para ocorrer uma reação de combustão necessita-se destes 3 elementos comburente (oxigénio, cloro), combustível (carvão, madeira, gasóleo) e calor/fonte de energia (fósforo)
Os perigos associados às reações de combustão são muitos pois quando se faz a combustão da lenha da fogueira, do gás num fogão, numa queimada no mato, etc... Se não se tiver os cuidados necessários, o fogo que resulta desta combustão pode transformar-se num incêndio ou numa explosão fora de controlo.
Para conseguirmos minimizar os gases poluentes libertados durante uma reação de combustão como o dióxido de carbono devemos:
- Andar de transportes públicos
- Cuidar das florestas e prevenir icêndios florestais
- Optar por produtos de origem biológica
- Reduzir o consumo de eletricidade
- Reutilizar para evitar a necessidade de comprar novos materiais
- Reciclar materiais de forma a serem usados novamente como matéria-prima
Reações Ácido-base
As soluções ácido-base são soluções aquosas que podem ser ácidas, neutras ou básicas.
Para distinguir estes três tipos de soluções temos de ter em conta o número de iões oxónio e hidróxido. Uma solução ácida contém mais iões hidróxido do que iões oxónio. Uma solução básica contém menos iões hidróxido do que iões oxónio Uma solução neutra possui igual quantidade dos dois tipos de iões
Características das soluções ácidas:
- Têm um sabor azedo
- Reagem com o calcário
- Reagem com alguns metais, corroendo-os
- Conduzem a corrente elétrica
Características das soluções básicas
- Têm um sabor amargo
- São escorregadias ao tato
- Conduzem a corrente elétrica
A escala de Ph
a escala do pH é uma escala numérica de 0 a 14 que serve para identificar se uma solução é basica, ácida ou neutra.
Indicadores Ácido-Base
Os indicadores ácido base sevrem para identificar se uma solução é Ácida, Básica ou Neutra. Um indicador é a Fenolftaleína que fica incolor nas soluções ácidas e neutras e fica carmim nas soluções básicas Outro indicador é a tintura azul de Tornesol que fica vermelha nas soluções ácidas, azul arroxeada nas neutras e azul nas básicas.
Neste trabalho prático eu e os meus colegas verificamos cada tipo de substâncias com fenoftleína e tintura azul de tornesol para verificar se as substâncias eram ácidas, básicas ou neutras.
No final medimos o pH de todas as substâncias com o indicador universal de pH
O que acontece quando misturamos um ácido com uma base?
Quando juntamos um ácido a uma base o pH vai diminuir Se juntarmos uma base a um ácido o pH vai aumentar
Se os reagentes de uma reação química forem um ácido e uma base os produtos de reação irão ser sempre um sal e água
Concluindo:
Reações de precipitação
Todos os sais são solúveis em água, uns mais que outros, porém todos são solúveis. Podemos classifcar os sais como solúvel ou pouco solúvel.
Durante a diluição de um sal, os iões durante a reação desagrupam-se e ficam rodeados por moléculas de água.
O que é a solubilidade de um sal?
A solubilidade de um sal em água representa a quantidade de soluto que se consegue dissolver numa dada quantidade de água, a determinada temperatura.
A dureza da água
A dureza da água está relacionada com a concentração de sais de cálcio e de magnésio
Desvantagens das águas duras A nível doméstico:
- forma pouca espuma, dificultando a limpeza;
- formação de depósitos calcários nas canalizações ou nos eletrodomésticos.
A nível industrial:
- formação de carbonato de cálcio em tubagens e caldeiras, diminuindo a eficiência e durabilidade das máquina e a maiores gastos energéticos, levando a prejuízos. financeiros.
Vantagens das águas duras
- A água dura pode fortalecer o corpo humano pois possui uma elevada quantidade de iões cálcio e magnésio
- A nível aquático as águas duras fazem baixar a disponibilidade de iões chumbo, cádmio, cromo e zinco o que favorece a vida aquática
Reflexão
Eureka!
Na minha opinião, ao longo deste ano letivo em F.Q aprendi materia muito interessante que me cativou para fazer este e-portefólio. As atividades práticas foram incríveis, pois transpomos os conceitos de aula para a realidade. O ano não correu como devido, por causa de fatores externos, logo não foi possível dar a matéria programada. Aquilo que mais me fascinou foram as reações químicas, pois mostram como a natureza é complexa e fascinante. Ps: Espero que tenham gostado do meu e-portefólio!