Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

MOSTRA DO CONHECIMENTO 2022 3º ANO

MOSTRA DO CONHECIMENTO 2022 3º ANO

O projeto “Água: tratar, preservar, reduzir e reutilizar” nasce do diálogo entre meninas e meninos do 3º ano do Ensino Fundamental e seus educadores que demonstraram o desejo de fazer diferente na busca pelo conhecimento, pautados na coerência entre o que é dito e o que é vivido nos espaços do Colégio São Luís.Conscientes de que somos parte de um todo e dos encontros que realizamos em vida, demos forma ao projeto que integrou educação às propostas que ofereceram possibilidades de expandir a consciência e mudar comportamentos, já que somos seres em constante transformação. Sejam bem-vindos e bem-vindas à Mostra de trabalhos de 2022!

começar

PROJETO ÁGUA: tratar, preservar, reduzir e reutilizar

PROJETO ÁGUA: tratar, preservar, reduzir e reutilizar

1

4

6

Clique nos ícones e números

3

4

5

2

Onde nasce o projeto?

Este livro é um convite a aprender, reaprender com nossas crianças. Além da oportunidade de estreitar laços com algo que não podemos abrir mão: a nossa responsabilidade com a permanência da vida na Terra.

Qual é o vilão do CSL?

Nossas ações - Podcast

Estudo de Campo Aquário de SP

Levantar hipóteses para construir ideias

Nossas investigações

Refeitório

7

Nossas ações - Podcast O Projeto água: tratar, preservar, reduzir e reutilizar!, iniciou-se com a nossa preocupação em relação à preservação da água em nosso planeta. Passamos a observar como esse recurso natural é utilizado em nosso dia a dia. Assim, iniciamos uma investigação sobre como o Colégio São Luís utiliza a água e o que faz para evitar o desperdício desse bem tão precioso. O Podcast é um registro desse percurso. Nele contamos nossas pesquisas e compartilhamos as informações obtidas. Apreciem esse registro, escutando nosso Podcast.

Visita guiada

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

    • Visita guiada - Refinar o olhar
  • O propósito da observação foi descobrir as tecnologias e suas atuações para que a finalidade da redução do consumo de água fosse atingida.

Estudo de Campo - Aquário de São Paulo A pesquisa de campo representa uma das dimensões essenciais para o aprendizado das nossas crianças. A visita ao AQUÁRIO como estratégia de aprendizagem visava ampliar a pesquisa para o projeto da série no qual os estudantes investigaram o uso da água no Colégio São Luís. A partir dessas investigações, do nosso espaço em comum, a escola, discutimos a importância desse recurso natural para o nosso planeta, assim como maneiras de usar esse bem de forma sustentável.

Qual é o vilão do CSL? Ao realizar nossas pesquisas com o Emerson, descobrimos que não são somente as histórias que possuem vilões! Existem os vilões do consumo de água!Aqui no CSL, o maior “vilão” de consumo de água é o restaurante. Em segundo lugar estão os banheiros e em 3º lugar os vestiários.

Nossas investigações - dialogar para conhecer Para a pesquisa, usamos o recurso da entrevista como meio para entender o espaço escolar e suas funcionalidades.

Levantar hipóteses para construir ideias – O pensamento que vira palavra e se manifesta no olhar atento na busca por respostas A primeira parte deste projeto guiou-se por um processo de investigação e entendimento dos recursos tecnológicos que foram pensados para garantir um colégio mais sustentável e preocupado com a utilização e preservação da água.

Onde nasce o projeto? Siga a trilha e caminhe junto com a gente neste projeto! Este registro é um convite a aprender, reaprender com nossas crianças, além da oportunidade de estreitar laços com algo que não podemos abrir mão: a nossa responsabilidade com a permanência da vida na Terra. Que tal um spoiler do projeto? https://youtu.be/oggz5LwbE7I

Conexões com nossas aulas

ONDE NASCE O PROJETO?

Por que cuidar desse recurso natural?

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 06

Por que cuidar desse recurso natural? O entrelaçamento das disciplinas pedagógicas ao longo do projeto de série e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) fez nascer um trabalho de pesquisa que revela as tecnologias pensadas e desenvolvidas dentro e fora do CSL para a manutenção e permanência de um recurso necessário, indispensável para a vida na Terra: Água. Que tal um spoiler do projeto? https://youtu.be/oggz5LwbE7I

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 6 Água potável e saneamento Este trabalho está em consonância com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas as pessoas. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.” Disponível em: >https://brasil.un.org/pt-br/sdgs <. Acesso em: 10 out. 2022.

CONEXÃO COM NOSSAS AULAS

No mundo em que vivemos, observamos a urgência de um maior número de pessoas conscientes e transformadoras. Acreditamos que essas são formadas desde a primeiríssima infância. Por esse motivo, realizamos diariamente ações, experiências, observações, além da escuta atenta e ativa das proposições feitas por nossos estudantes com o objetivo de que façam escolhas pautadas em valores, além da formação de uma sociedade com cidadãos corresponsáveis pelo ambiente que os cerca.

CONEXÕES COM AS NOSSAS AULAS

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES

Depois de assistir ao vídeo clique no ícone

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES

"Quantos litros de água o colégio gasta?""Que tecnologias existem no colégio para ajudar a economizar água?""Se o reservatório fica embaixo, como a água chega na parte de cima?""De onde vem a água que utilizamos no CSL? Como a água chega no colégio?""Existe captação de água da chuva? Para onde ela vai?"

NOSSAS INVESTIGAÇÕES

Por que os canos são coloridos? Por que tem canos vermelhos em toda a escola?

“O cano verde claro é de água potável.O verde escuro tem água de reúso. O marrom é do esgoto e o cano vermelho é para incêndio.”

NOSSAS INVESTIGAÇÕES

Quais tecnologias o CSL utiliza para economizar água?

"Na piscina existe uma borda que quando transborda, toda a água cai nela e ela cai nos reservatórios de água".

NOSSAS INVESTIGAÇÕES

Como a água chega na escola? Onde ficam as caixas d'água?

"No bebedouro tem um sensor que só funciona quando colocamos a garrafinha".

NOSSAS INVESTIGAÇÕES

A água da chuva é reutilizada?

"Para onde vai a água da chuva? A água desce até o Infantil e entra no tanque e depois ela sobe até o teto e entra em outro tanque".

"Lá na capela tem tubos que capturam a água da chuva e levam a água para o reservatório"."A água de reúso é utilizada na irrigação"

NOSSAS INVESTIGAÇÕES

De onde vem a água que vai para descarga? É água limpa?

" A torneira tem tempo. Tem 2 botões na privada, um pequeno é para o xixi e o maior para o cocô".

“Para o número 2 saem 5 litros de água. E para o número 1 saem 2 litros de água”.

CONVERSA NO AUDITÓRIO: EMERSON VICENTAINERGerente de Facilities

VISITA GUIADA

TELHADO VERDE

Os/As estudantes do 3º ano compartilharam seus pensamentos, curiosidades, descobertas com o Emerson - Gerente Facilities. Logos após, todos fomos levados a um passeio pelos espaços do CSL para observar a arquitetura predial e suas instalações tecnológicas.

JARDIM

RESERVATÓRIO

REFEITÓRIO

VISITA GUIADA - RESERVATÓRIO

“Lá tinha um cheiro muito ruim! Porque lá perto tinha um esgoto! Mas andamos 2 passos e o cheiro parou. Mas como? Lá tinha uma bomba de água que ela dava impulso para a água subir na cobertura.”

VISITA GUIADA - RESERVATÓRIO

“No reservatório tem um sensor que manda o sinal para esse painel com luzes”. "No subsolo tem 4 reservatórios: 2 de água potável e 2 de água de reuso. Em cada tanque tem 25.000 litros de água." “Imagina uma garrafa de um litro! Sim, são 25.000 garrafas para encher o tanque!!!”

VISITA GUIADA - RESERVATÓRIO

"O lençol freático é o lugar que a água fica armazenada embaixo da terra.” “A água da chuva entra na terra e ela ficou gelada porque a terra esfriou a água.” “O lençol freático é uma espécie de caminho subterrâneo para a água”.

VISITA GUIADA - JARDIM

“Eu aprendi que a água de reúso é usada para regar as plantas.”“No cano roxo tem água para a irrigação.”

VISITA GUIADA - TELHADO VERDE

“O telhado verde pega a água da chuva e leva para o reservatório de água.”“A água da chuva é tratada e enviada para a caixa de água de reúso.”“No telhado verde tem uma proteção para ninguém cair.”

“O telhado verde cria um lençol freático artificial. Ele pega a água da chuva e manda para os reservatórios.”“No telhado verde tem muitas plantações.”“A caixa d`água fica no telhado.” “As caixas d`água tem 25.000 litros de água”

VISITA GUIADA - REFEITÓRIO

ESTUDO DE CAMPO - AQUÁRIO DE SÃO PAULO

https://youtu.be/oggz5LwbE7I

ESTUDO DE CAMPO - AQUÁRIO DE SÃO PAULO

CONVERSA COM BIÓLOGO - AQUÁRIO DE SÃO PAULO

QUAL É O VILÃO DO GASTO DE ÁGUA?CARTA PARA O CAPIM SANTO

São Paulo, 24 de outubro de 2022. Queridos colaboradores do Capim Santo, Nós, estudantes do 3º ano, estamos fazendo um projeto sobre o uso da água no CSL. Depois de muitas pesquisas e descobertas, vimos que o restaurante é o maior “vilão” do consumo de água, mas sabemos que contribuímos com este desperdício e queremos ajudar! Pensamos em algumas dicas e gostaríamos de compartilhá-las com vocês:

  • Passar vassoura no chão ou se for limpar com água, usar um balde.
  • Instalar um sensor nas torneiras da cozinha.
  • Passar um pano nos pratos para tirar os restos de comida, antes de lavar.
  • A gente tem um código, um sinal que fazemos com a mão, que significa um pedido de colocar pouca comida. Por favor, estamos fazendo esse pedido porque não queremos gastar muita água e gerar desperdício. Às vezes, vocês não percebem que fizemos esse sinal e colocam muita comida.
  • Outra maneira de pedir pouca comida é dizendo a quantidade exata. Por exemplo: Queremos 2 colheres de arroz, meia concha de feijão ou 2 tomates.
  • Usar dois tamanhos de colher para servir (Uma grande e uma pequena)
  • Deixar os talheres de molho com a pia tampada.
  • Colocar um som ambiente que não seja muito alto para que quem for comer, fique mais tranquilo e coma tudo que está no prato.
  • Colocar um aparelho para controlar a quantidade de água gasta e planejar as novas ações.
  • Instalar no restaurante lixeiras para descartar o lixo orgânico.
Vocês concordam com as nossas sugestões? É possível colocar elas em prática? Esperamos o retorno de vocês. As turmas do 3.º ano estão localizadas no 1.º andar, podem nos procurar. Um grande abraço e um beijo, Alunos do 3.º ano

São Paulo, 03 de novembro de 2022. Queridos estudantes, Refletimos sobre as questões de vocês:

  • Passar vassoura no chão ou se for limpar com água, usar um balde.
Dentro de locais que manipulam alimentos e utensílios não podemos utilizar vassouras, mas estamos analisando a utilização de MOPs em alguns lugares, assim conseguindo diminuir a quantidade de água. Lembrando que já utilizamos balde.
  • Instalar um sensor nas torneiras da cozinha.
Em alguns locais temos torneiras com pedal (pias de higienização de mãos e na área de lavagem de panelas). Solicitamos pro CSL que instale torneiras com esguicho e pedal na área de devolução de bandejas ajudando bastante com o volume de água utilizada.
  • Passar um pano nos pratos para tirar os restos de comida, antes de lavar.
Os restos de alimentos que chegam nos pratos na devolução são retirados antes de ir para lavagem, mas temos que passar uma esponja antes de ir para máquina de lavar.
  • A gente tem um código, um sinal que fazemos com a mão, que significa um pedido de colocar pouca comida. Por favor, estamos fazendo esse pedido porque não queremos gastar muita água e gerar desperdício. Às vezes, vocês não percebem que fizemos esse sinal e colocam muita comida.
  • Outra maneira de pedir pouca comida é dizendo a quantidade exata. Por exemplo: Queremos 2 colheres de arroz, meia concha de feijão ou 2 tomates.
Vou avisar sobre esses códigos para os colaboradores das ilhas, mas já estamos fazendo treinamentos com eles.
  • Usar dois tamanhos de colher para servir (uma grande e uma pequena)
Os talheres que servimos em restaurantes são padronizados.
  • Deixar os talheres de molho com a pia tampada.
Os talheres são lavados em máquina de lavar louça, não sendo necessário deixar de molho.
  • Colocar um som ambiente que não seja muito alto para que quem for comer, fique mais tranquilo e coma tudo que está no prato.
Esta solicitação é diretamente com a gestão do CSL.
  • Colocar um aparelho para controlar a quantidade de água gasta e planejar as novas ações.
Vou conversar com o responsável no CSL (Emerson) para saber sobre essa possibilidade.
  • Instalar no restaurante lixeiras para descartar o lixo orgânico.
Antes de termos lixeiras com lixo orgânico, preciso que todos os estudantes se conscientizem em separar os lixos descartáveis nas lixeiras. Isso já ajudaria bastante. Achei muito importante as suas colocações. Vamos tentar, ao máximo, colocar em prática. Um grande beijo, Capim Santo.

PODCASTS - NOSSAS AÇÕES

PODCASTS - NOSSAS AÇÕES

PODCASTS - NOSSAS AÇÕES

Turma 3.2

Turma 3.1

Turma 3.3

Turma 3.4

Turma 3.5

Turma 3.6

COLABORADORES DO PROJETO

Eloá Fernanda de Freitas, Luciana Agnes da Silva Nunes, Alice Veronese Correa, Arthur Rossi Derani, Bruno Gattai Porto de Oliveira, Carolina Rosenberg Crestana, Clara Olszanski Fabiani, Enzo Ryu Minami Igutti, Felipe dos Reis Cardoso, Guilherme Molina Santana, Gustavo Vaz Guimarães de Oliveira Sampaio, Helena Belo Zacchi, Helena Borges Monteiro, Heloísa Pereira Tazinazo, Isabel Dutenhefner de Aquino, João Pedro Junqueira Villela, Laura Lemes Mottola, Laura Oliveira Blanco, Lorena Markarian Anders, Lucas Machado Zuccon, Luís Felipe Pavarina Vazquez, Luisa Albaneze Gomes Ribeiro Fernandes, Maria Beatriz Junqueira Rodrigues, Maria Passos Pires, Mariana Charbel de Mello, Mariana Yassuda Yamakami, Matheus D'elia Palma Ribeiro, Nicolas Contreras Contartezi, Rafael Pinho de Arruda Camargo, Samira Belfort Magalhães Andrade Tupinambás ,Tom Sassioto Bernhoeft e Vitor da Costa Botura. Cristina Mesquita de Castro Medeiros, Vitor Hugo da Silva Aguiar, Alice Lima Nobrega Corrêa, Ana Lúcia Assunção de Araujo, André Michelin Cardoso, Arthur Keller Secron, Caio Morais Sampaio, Caio Naoki Kuwabara, Eduardo Uliana Porto, Elis Margarido Abrahão, Felipe Gruppi Alves, Frederica Rudge Palmgren, Giovana Amoroso Mota Nascimento, Giovana Youn Ah Yun, Guilherme Koyama Braga, Helena Ricciardi Ferreira, João Estevão Colombini Ortiz, Joaquim Vasconcelos Pfaltzgraff, Julia Amy Shoji Komatsu, Laura Alencar Castro, Luiza Brant Almeida, Maria Fernanda Ondei Rizzo, Maria Luiza De Lucca Magalhães, Marie Esberard Beltrão Basile, Pedro Kenneth Codarin Pereira Barretto, Pedro Lemes Mottola, Rafael Pereira Passeto Da Silva, Rafael Shimizu Paulillo e Vinícius Rovito Dente.

COLABORADORES DO PROJETO

Érika Campos Tsukamoto, Danielly July Matos PaschoaAlice Petter Da Barrosa, Beatriz Barbosa Padovesi, Bernardo Martins Conde De Oliveira, Camila Freitas Monaco, Daniela Oliveira Rodrigues, Dora Cevolo Silva, Felipe Neto De Athayde, Francisco Mattar Alem, Gabriel Cocenzo Rubi, Gabriela Rezende De Almeida Avila, Gustavo Da Costa Mello Ascenção, Gustavo Iwakura Yamaguti, Heitor Cavalcante Zein, Helena Melaré Ramos Dos Santos Netto, Helena Spironelli Manduca, Henrique Faria Bion De Oliveira, Júlia Gruer Moreira Portella, Laura Cancela E Costa, Laura Lupinacci Santos, Lívia Fontes De Oliveira, Lucas Maselli Meyer, Luísa Dal Ben Corradi, Luiza Madiolo Facó, Maria Luísa Makhoul Floriano Gomes De Freitas, Marina Lopes Gambardella, Matheus Hiro Yamashita, Pedro Henrique Bueno Sartori, Pedro Sarti Rocha e Rafael Carneiro Zan.Elaine Cristina De Oliveira Lotufo, Daniela Lofiego, Alex Sassioto Bernhoeft, Amelie Oliveira O’neill, Alex Sassioto Bernhoeft, Amelie Oliveira O’neill, Ana Lucia Teixeira Marques Leite, André Angelozzi Saiani, Arthur Mendes Canton, Caio De Faria Pimenta Lopes, Carolina Prochno Egydio De Carvalho Araújo, Cecília Cordeiro De Noronha Gomes, Davi Raucci Saleme, Esther Heckmann Carrera, Frederico Rodrigues Bentivegna, Guilherme Cesar Couto, Helena Borges Monteiro, Igor Susumu Brito Tabuse, Isabela Keller Secron, João Diniz Amaral Dias Da Silva, João Taketani Vieira, Lara Paraíba Prestes, Lucas Grizante Lopes, Lucas Oliveira Machado De Campos, Luiz Eduardo Galvão E Silva, Maria Eduarda Cauduro Costa, Maria Eduarda Diezel De Queiroz, Maria Eduarda Lessa Tagawa, Murilo Alberio Guerra, Pedro Henrique Carrar De Aquino, Pedro Ramos Mendes Da Silva, Theo Saber Vinagre Barros, Valentina Di Grassi Zeppelini e Vivian Forti Kirkpatrick.

COLABORADORES DO PROJETO

Flavia Batistuci Rodrigues, Kelly Araujo dos Santos, Alice Centofante Belote, Alice Suleiman Nussallah, Anna Niemeyer Ferreira, Enzo Machado Zuccon, Felipe Lucas Gallo, Gabriel Araújo De Paiva Vidual, Gabriel Esteves Lugó, Gabriela Alves Gallafrio, Gabriela Escobar Colacioppo, Giovana Vieira Da Silva, Helena Cunha Caires, Isabella Giannini Pacifico, Jade Cardoso Ferraz De Almeida, João Pedro Galvão Marcon, Joaquim Faraj Lima Azoubel Antunes, Joaquim Ferreira Duarte Cançado, Joaquim Osório Maia Junqueira Gomide, Joaquim Porto Carvalho Da Silveira, José Pedro Carbone Poletto, Lucca Braga Campiolo De Oliveira, Luis Henrique Kolling Villas Boas, Manuela Bandeira De Mello Andrade, Marina Ruiz Schutz, Miguel Ferreira Paisana, Pedro Fornaciari Dórea, Pedro Frati Kalkevicius, Teresa Machado Bianconi, Tom Wertonge Borba, Valentina Navarro Vieira e Vinícius Haruo Shimazu Moreira. Maria Fernanda Siqueira Furmankiewicz, Gabriela Ricardo Silva, Álvaro Arcoverde Ayres Hohl, Antonio Dantas Chinaglia, Bernardo Tatsuta Ozorio, Bruno Giavina-Bianchi Dabbur, Catarina De Vargas Bretas, Clara Tagawa Azenha, Clarice Pinheiro Dias Perez Miori, Davi Vilela Rodrigues, Felipe Cunha Gabay, Felipe Vicentin Belmonte, Giovanna Rodrigues Panti, Júlia Gálico Pfeuti, Lara Batistussi Jau, Larissa Flores Rolim Luz, Lorenzo Magazzu Cunha, Lorenzo Ramos Mendes Da Silva, Lucas Steinert Borges, Manuela Devecchi De Matos, Maria Pasianotto Frezolone, Maria Taketani Vieira, Mariana Staut Federle, Pedro Henrique De Sousa Pereira Santos, Pedro Lanna Barbosa, Rafael Esteves Boraso, Rafael Pacheco Nardi, Samuel Nehmy Moreira, Theo Gontijo Pereira, Thiago Melo Junqueira Franco e Valentina Assis Pina.

COLABORADORES DO PROJETO

Professoras Regentes: Eloá Fernanda de Freitas, Cristina Mesquita de Castro Medeiros, Érika Campos Tsukamoto, Elaine Cristina De Oliveira Lotufo, Flavia Batistuci Rodrigues, Maria Fernanda Siqueira Furmankiewicz, Professores/ Professoras Assistentes: Luciana Agnes da Silva Nunes, Vitor Hugo da Silva Aguiar, Danielly July Matos Paschoa. Daniela Lofiego, Kelly Araujo dos Santos, Gabriela Ricardo SilvaProfessores/ Professoras Especialistas: Aline Gonçalves Silva, Daniela Ruivo Busch Sensato, Heber Ramos Sanches, Juliana Barone Cruz dos Santos, Paula Modenesi Ribeiro, Rafael de Andrade Kocamahhul, Renilda Teixeira Pereira, e Ricardo Michelone Acquesta. Orientadora Educacional: Ana Clara Gonçalves Bretos Lima Coordenação de segmento: Simone Lima Amaral da Costa Coordenação de área: Paula Cristina Marques Cardoso, Joana Cristina Oliveira Abbiatti, Max Filipe Nigro Rocha, João Rodrigo Lima Agildo e Denise Curi.