Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Modelo de Dalton
Nikaelly Vasconcelos
Created on September 23, 2022
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
John Dalton
Teoria Atômica de Dalton
Quem foi Dalton?
John Dalton nasceu em 6 de setembro de1766, na remota aldeia de Eaglesfield, na borda do Lake District, na Inglaterra.
Dalton foi um grande estudioso da constituição da matéria. Por exemplo, ele estudou diferentes reações químicas, medindo as massas dos reagentes antes e depois das reações. Assim, em 1808, depois de muitas pesquisas e experimentos científicos, Dalton publicou um livro com o tema Novo sistema filosófico da química, no qual apresentava a teoria de que a matéria é constituída de átomos.
O que é o modelo Atômico de Dalton?
O modelo atômico de Dalton foi um experimento proposto em meados do século XIX, com o intuito de abordar o comportamento da constituição da matéria e do átomo. Antes de John Dalton já havia ideias preliminares sobre a unidade básica da matéria, entretanto, foi a partir deste químico que surgiram os primeiros indícios de que esta partícula é fundamental, indivisível e indestrutível.
Todos esses processos e teorias iniciais permitem explicar fenômenos discutidos nos dias atuais. Embora seja um conceito com muitas restrições e críticas dos pesquisadores contemporâneos.
Postulados de Jonh Dalton:
Depois de realizar vários experimentos para comprovar as suas hipóteses, ele formulou os seguintes postulados, isto é, proposições que não podem ser comprovadas, mas que são admitidas como verdadeiras e que servem como ponto de partida para a dedução ou conclusão de outras afirmações: • A matéria seria formada por pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis, denominadas átomos; • A matéria seria descontínua, pois entre um átomo e outro haveria espaços entre eles • Um átomo não poderia ser destruído; em uma reação química, eles apenas se rearranjariam para formar novas substâncias. Como é impossível um átomo ser visto, para defender as suas hipóteses Daltol utilizou uma bola de bilhar, na qual representaria um átomo, esférica maciça e indivisível o que tem por nome Modelo atomico de Dalton.
Modelo Atômico de Dalton:
Dalton também elaborou um sistema de símbolos com a finalidade de organizar os elementos e suas respectivas reações químicas. Pouco utilizado, esse sistema não encontrou muitas aplicações práticas. Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise. Apesar das deficiências, o modelo de Thomson, posterior ao de Dalton, não invalidou totalmente as ideias do seu antecessor. Thomson aprimorou as teorias inserindo suas próprias observações no processo e criando um modelo que explicava mais fenômenos que o anterior.
As falhas de dalton:
As principais falhas hoje apontadas por químicos para a teoria de Dalton é a existência de isótopos, a existência do núcleo, dos orbitais e dos níveis de energia, o fato de que átomos podem, sim, ser alterados durante reações, como em sua carga elétrica, ganhando ou perdendo elétrons, além da própria inexistência da menção dos elétrons em sua teoria.
E a sua principal falha do modelo atômico de Dalton que irá faze-lo ser substituído pelo modelo atomico de Tomson é que: para Dalton o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Porém, em 1897 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, pelo físico britânico Joseph John Thomson.