Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SISTEMA ABO, RH E ALELOS MULTIPLOS
eliane cruz
Created on August 27, 2022
Aqui você vai encontrar um pequeno resumo sobre os assuntos: sistema ABO, RH e alelos múltiplos
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
SISTEMA ABO, RH E ALELOS MÚLTIPLOS
TRABALHO DE BIOLOGIA
fator rh: positivo ou negativo
tema
identificação de tipagem sanguínea rh
sumário
sistema abo
incompatibilidade materbo-fetal
SUMÁRIO
aglumtinogênios e aglutininas
ERITOBLASTOSE FETAL
quem doa para quem
rhesus e lansteiner
Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.
"Esses quatro grupos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas no plasma sanguíneo. O alelo IA é responsável por garantir que o sangue tenha aglutinogênio A, enquanto o alelo IB é responsável pelo aglutinogênio B. O alelo i não é responsável pela produção de aglutinogênio.
sistema abo
O sistema ABO classifica grupos sanguíneos em tipos A, B, AB e O. Esse sistema foi descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O. O fenótipo AB foi descrito apenas alguns anos depois, por Alfred Von Decastello.
aglutinogênios e aglutininas
No sistema ABO, existem dois tipos de aglutinogênios e dois tipos de aglutininas. Os aglutinogênios podem ser A ou B, e as aglutininas podem ser Anti-A ou anti-B. Veja a seguir os aglutinogênios e as aglutininas presentes em cada um dos tipos sanguíneos.
“As reações seguem um padrão, que é válido para o sangue de todos os seres humanos. Basicamente, existem quatro diferentes tipos de sangue humano, os chamados grupos sanguíneos.”
Karl Landsteiner
quem doa para quem
possíveis transfusões sanguíneas
Vídeo
RHESUS& lansteiner
O fator Rh ou sistema Rh foi descoberto em 1940 por Landsteiner e Wiener ao estudarem o sangue do macaco do gênero Rhesus (Macaca mulatta). Os pesquisadores perceberam que, ao colocar sangue do macaco em um coelho, este iniciava uma produção de anticorpos capazes de aglutinar as hemácias do macaco.
fator rh: Positivo ou negativo
Utilizando o Quadro de Punnett
Tempor Labore
- RR = Dois genes dominantes. Qualquer dominante prevalece (+)
- Rr = Um gene dominante, um recessivo. Dominante prevalece (+)
- rr = Dois genes recessivos. Sem dominante, recessivo prevalece (-)
IDENTIFICAÇÃO DE TIPAGEM SANGUÍNEA RH
A identificação do fator Rh é simples e feita adicionando uma solução de anticorpos em uma gota de sangue. Quando as hemácias se juntam, após adicionar a solução de anticorpos, significa que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.
VÍDEO
Teste de tipagem sanguinea
Veja como é feito na prática o teste
Incompatibilidade materno-fetal
A incompatibilidade ocorre quando o feto herda do pai um fator sanguíneo que não está presente na mãe. Como o organismo materno é incompatível com substâncias presentes no organismo do bebê, produz uma resposta autoimune e ataca a criança. Nos casos mais extremos, a doença pode causar a morte do recém-nascido.
ERITROBLASTOSE FETAL
Entenda a doença
Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo.
ALELOS MÚLTIPLOS
Característica em que os genes apresentam mais de dois alelos
O que é
Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.
Como ocorre
Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.
ALELOS MÚLTIPLOS
Genes alelos
O que é alelo
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos.
O que são homozigotos e heterozigotos
Os homozigotos são os indivíduos que apresentam genes alelos idênticos no mesmo locus. A sua apresentação é formada apenas por pares de letras maiúsculas ou minúsculas. Exemplo: AA ou aa. Os heterozigotos, por outro lado, são indivíduos que apresentam genes alelos diferentes. Eles são representados por uma dupla com alternâncias de letras, ficando da seguinte forma: Aa, Bb, etc. As letras maiúsculas representam alelos dominantes e as minúsculas representam alelos recessivos.
ALELOS MÚLTIPLOS
Cromossomos homólogos
O que são
Cromossomos homólogos são aqueles que fazem par com outros cromossomos. Eles são iguais em tamanho, têm o centrômero posicionado no mesmo lugar e a mesma posição de genes, ou seja, são muito parecidos em termos genéticos. Os cromossomos homólogos estão presentes nas células diploides (2n). O seu emparelhamento acontece na meiose, o processo de divisão celular que forma células sexuais.
Cromossomos não homólogos ou heterólogos
Os cromossomos não homólogos, ou heterólogos, são aqueles que fazem par com outros cromossomos, mas os genes não se encontram na mesma posição, o que faz com que não sejam geneticamente iguais.
EM RESUMO
Sistema RH
Alelos múltiplos
Sistema ABO
equipe
Eliane cruz
Gabrielly pereira
luanalima
ALUNA DO 3 B
ALUNA DO 3 B
ALUNA DO 3 B
EQUIPE
MARIA EDUARDA
WESLEY PAULO
ALUNA 3 B
ALUNO 3 B
equipe
JOSINADIA SILVA
emanuel victor
ALUNA 3 B
ALUNO 3 B
OBRIGADO!