Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Hepatite B

Carla Denkiu Rizzardo

Created on August 19, 2022

Trabalho de Biologia

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

HepatiteB

Carla Denkiu, Dominic Ritter, Kauana Ghilardi, Melissa M.

S T A R T

Resumo

Transmissão

Sumário

Sintomas

Causas

Tratamento

Vacinas

Prevenção

Sequelas

Artigo

Link

Resumo

Vírus e resumo geral

A Hepatite B é causada por um vírus pertencente à família Hepadnaviridae.É um DNA-vírus envelopado, com fita de DNA dupla incompleta e replicação do genoma viral por enzima transcriptase reversa

AUTHOR

Resumo geral

É uma infecção no fígado causada por um vírus, que pode facilmente ser prevenida por meio de vacina.A doença é transmitida com maior frequência pela exposição a fluidos corporais infectados. Os sintomas variam e incluem amarelamento dos olhos e urina escura, entretando, algumas pessoas e, especialmente crianças não apresentam sintoma algum. Em casos mais leves, a doença desaparece sozinha, nos casos crônicos pode ocorrer até câncer, entre outros problemas.

+info

Transmissão

O vírus pode ser transmitido pelo sangue e outros líquidos e secreções corporais contaminados.Pode ocorrer no nosso dia a dia, como, no compartlhmento de alicates de unha.Há outras formas, como por exemplo:

  • De uma mãe portadora do vírus passar para o bebê;
  • Relação sexual com a pessoa infectada;
  • Injeções ou feridas provocadas por material contaminado;
  • Por tratamento com derivados de sangue contaminados.

Sintomas:NáuseasVômitos Mal-estar Cansaço Febre Fadiga Perda de apetite Dores abdominais Dor nas articulações e nos músculos Urina escura Icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas)

*Se você sentir alguns desses sintomas, marque uma avaliação com o hepatologista ou infectologista para informações detalhadas

A Hepatite B aguta tem cura espontânea na maior parte dos casos, devido ao próprio organismo criar anticorpos para eliminar o vírus. Contudo, em alguns casos, pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo por toda vida. Neste caso, além da medicação, possivelmente o paciente precisará de um transplante de fígado.O tempo de tratamento varia com o perfil de cada paciente, mas na maioria dos casos o tempo é indeterminado, ou seja, contínuo. Em alguns pacientes, o tratamento é feito com interferon e dura apenas 6 meses. A medicação é dada pelo SUS.

Tratamento

O tratamento da hepatite B varia de acordo com a fase da doença, sendo recomendado na hepatite aguda a realização de repouso, hidratação e cuidados com a dieta, enquanto que na hepatite crônica o tratamento normalmente é feito com remédios prescritos pelo hepatologista, infectologista ou clínico geral.

1ª dose: primeiras 12 horas de vida;2ª dose: 1º mês de vida; 3ª dose: 6 meses; Adultos: a vacina deve ser administrada via intramuscular, no braço 1ª dose: idade não determinada; 2ª dose: 30 dias após a 1ª dose; 3ª dose: 180 dias após a 1ª dose; Em casos especiais, o intervalo de cada dose pode ser menor

Vacinas

Crianças: a vacina deve ser administrada via intramuscular, ne região da coxa, por um profissional de saúde.

Prevenção

  • Se iminizar (vacinas);
  • Testagem regular (junto com o HIV, outras IST e as diversas hepatites virais);
  • Profilaxia pós-exposição (PEP), no caso da hepatite B, nas seguintes situações: criança exposta, nascida de mãe que tinha sido diagnosticada com HBV, acidente ocupacional (com material biológico), vítimas de violência sexual, relação sexual (parceria sexual com HBV aguda);
  • Profilaxia com recém-nascidos para previnir a transmissão vertical;
  • Diagnóstico e tratamento das pessoas com infecções sexualmente transmisíveis;
  • Uso de preservtivo masculino e\ou feminino nas práticas sexuais

Sequelas:A Hepatite B tem várias evoluções benignas, ou seja, que são curadas. Já as que não são, no caso que são raras e podem ser graves e acabar com o fígado em dias. As Hepatites Crônicas podem causar cirrose e eventualmente ao câncer no fígado

Artigos sobre Hepatite B

Links

https://www.tuasaude.com/hepatite-b/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite-b

https://www.tuasaude.com/hepatite-b/#:~:text=Na%20hepatite%20B%20cr%C3%B4nica%20h%C3%A1,o%20tratamento%20indicado%20pelo%20m%C3%A9dico.

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/hepatite-b-sintomas-transmissao-e-prevencao#:~:text=O%20v%C3%ADrus%20da%20hepatite%20B,compartilhamento%20de%20alicates%20de%20unha.

https://www.tuasaude.com/vacina-contra-hepatite-b/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite-b

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites/hepatite-b

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hepatite-b/amp/

http://www.aids.gov.br/pt-br/prevencao-e-profilaxias#:~:text=Dessa%20forma%2C%20a%20preven%C3%A7%C3%A3o%20da,todas%20as%20pessoas%20no%20SUS.