Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

SEVEN WONDERS INFOGRAPHIC

Horizontal infographics

7 CONTINENTS

Horizontal infographics

A2 - ABENTEUER AUTOBAHN

Horizontal infographics

EUROPE PHYSICAL MAP

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

Transcript

ANÁLISE SWOT AUTOAVALIAÇÃO 2022/2023

Fatores positivos

Fatores negativos

FatoresInternos

FatoresExternos

FORÇAS

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

FRAQUEZAS

PONTOS FRACOS 1. Projetores multimédia obsoletos nalgumas salas de aula; 2. Falta de qualidade da ligação à internet (baixa largura de banda Wi-Fi) impeditiva de uma maior diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem; 3. Baixa integração de sistemas de informação/ferramentas digitais, nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes/aluno; 4. Equipamentos e mobiliário desgastado e/ou obsoleto; 5. Resposta à manutenção de equipamentos informáticos; 6. Instalações da escola sede em obras com limitações que condicionam negativamente as aprendizagens e o bem-estar dos alunos, dos docentes e dos assistentes operacionais; 7. Escassez de espaços exteriores cobertos na escola sede; 8. Burocracia percecionada pelos docentes; 9. Alteração sistemática de procedimentos; 10. Inexistência de Assembleias de Delegados de Turma (2.º e 3.º Ciclo e Secundário).

PONTOS FORTES 1. Bom ambiente escolar sentido no agrupamento promotor da integração e da aprendizagem dos alunos, sendo socialmente acolhedor, inclusivo e respeitador da diferença; 2. Promoção de uma cidadania responsável e inclusiva; 3. Elevado clima de segurança; 4. Abandono inexistente e absentismo escolar residual; 5. Elevadas taxas cortais em todos os ciclos de ensino, o que concorre para a equidade e inclusão; 6. Elevadas taxas de sucesso e colocação no ensino superior; 7. Cultura autoavaliativa consolidada e exigente em sede das várias instâncias de gestão pedagógica; 8. Liderança (órgãos de direção e lideranças intermédias) facilitadora dos processos de equidade, inclusão, inovação e mudança; 9. EMAEI e SPO pilares de um Agrupamento inclusivo, onde todos os alunos têm as mesmas oportunidades, são valorizados e respeitados nas suas diferenças; 10. Contribuição e valorização da BE na dinamização de projetos e como lugar de desenvolvimento pessoal, cultural e científico; 11. Dedicação dos diretores de turma na informação aos pais /EE de todos os assuntos respeitantes aos seus educandos; 12. Funcionamento útil e eficaz do Gabinete SOS, que tem aperfeiçoado a sua atuação, ao longo dos anos, na problemática da indisciplina; 13. Assistentes Operacionais responsáveis, atentos, contribuindo para a criação de um contexto favorável ao bem-estar de todos os alunos que estão na escola; 14. Apoio e colaboração da Câmara Municipal e Junta de Freguesia na dinamização de atividades pedagógicas e na manutenção das escolas/JI; 15. Associação de Pais e Encarregados de Educação sensível aos problemas da Escola, com iniciativa e capacidade de intervenção, sempre disponível para colaborar; 16. Imagem positiva do agrupamento junto da comunidade educativa e no concelho; 17. Proximidade e boa comunicação entre as diferentes Escolas e elementos da comunidade educativa; 18. Política ambiental, de sustentabilidade e de educação para a Saúde implementada no agrupamento; 19. Divulgação das atividades do Agrupamento (página Web e BE); 20. Orientação vocacional realizada a todos os alunos do 9.º ano; 21. Distribuição do Kit Escola Digital; 22. Plano de recuperação das aprendizagens 21|23.

OPORTUNIDADES 1. Obras de requalificação da escola sede; 2. Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE); 3. Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica); 4. Adequações curriculares consistentes com a visão e o compromisso de escola estabelecidos no Perfil dos Alunos; 5. Aumento do acervo das Bibliotecas Escolares através de candidaturas a projetos; 6. Adesão a projetos inovadores no âmbito do bem-estar pessoal e emocional das crianças e dos jovens; 7. Transferência de competências na Educação para o Município e a delegação de competências no APJB e nas juntas de freguesia; 8. Proximidade da Escola com diversas instituições na área da Educação e da Cultura (IPVC e suas escolas; CMIA – Centro de Monitorização e interpretação Ambiental; Associação Geoparque Litoral de Viana do Castelo, rede museológica; Teatro…); 9. Oferta de um Plano de Formação muito abrangente disponibilizado pelo Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo; 10. Colaboração dos encarregados de educação em iniciativas no âmbito da Educação, da Cultura, da Cidadania.

AMEAÇAS OU CONSTRANGIMENTOS 1. Excessiva burocracia e legislação dispersa no âmbito do trabalho docente (processos e procedimentos); 2. Descontentamento e desmotivação do corpo docente com as políticas educativas, estatuto da carreira docente e sistema de avaliação; 3. Pessoal docente envelhecido; 4. Limitações orçamentais; 5. Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) face à dificuldade em aplicar em horários com um número excessivo de turmas/alunos; 6. Sobrecarga de tarefas no âmbito dos programas Escola Digital e Manuais Escolares sem reforço de meios humanos às escolas; 7. Adequações curriculares pouco consistentes com a visão e o compromisso de escola estabelecidos no Perfil dos Alunos; 8. Desvalorização da escola e do seu papel por parte de algumas famílias. 9. Espaços inadequados às novas práticas pedagógicas que a Era Digital exige e que implicam o uso de equipamentos tecnológicos.