Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Caravelas e Naus

Sónia Lopes

Created on May 23, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Nature Presentation

Halloween Presentation

Tarot Presentation

Winter Presentation

Vaporwave presentation

Transcript

AS Embarcações dos Descobrimentos

A nau

A barca

05

01

Como era a vida a bordo das naus?

02

Da barca à caravela

06

Índice

A caravela

03

A vida a bordo das caravelas

04

A barca

Embarcação pequena com um só mastro e uma vela quadrada. A barca era usada na pesca e em viagens pequenas e de cabotagem. Os Portugueses usaram-na nas viagens que realizaram até à dobragem do cabo Bojador.

Da barca à caravela

Os Portugueses foram ganhando experiência de navegação. Nas suas viagens, enfrentavam ventos contrários e correntes marítimas, bem como dificuldades em navegar junto da costa por causa dos baixios de areia. Então, deixaram de usar a barca para usarem a caravela.

A caravela

Embarcação criada pelos Portugueses, usando alguns dos conhecimentos transmitidos pelos Muçulmanos . Era rápida e fácil de manobrar e, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Tinha velas latinas (triangulares) que lhe permitiam bolinar (navegar em ziguezague contra o vento).

A vida a bordo das caravelas.

Documento - A vida nas caravelas A vida a bordo das caravelas era extremamente dura. As tripulações, mal abrigadas do tempo, dormiam quase sempre no convés. Só os principais [comandante, piloto, ...] tinham um pequeno cubículo [quarto pequeno] no castelo da popa. Dormia-se vestido e andava-se descalço. No convés (...) muitas vezes havia galinhas e outros animais vivos para consumo durante a viagem. Os mantimentos embarcados em Portugal, à base de pão, biscoito [pão cozido duas vezes] , carne salgada, peixe seco, azeite, mel e frutos secos, depressa se estragavam. E os ratos eram sempre hóspedes indesejados a bordo.(...) A água doce, transportada em barris de madeira, era um bem precioso que tinha de se poupar, mas após algumas semanas, sobretudo em climas quentes, ficava estragada e não se podia continuar viagem. (...) Logo que se chegava a terra, procurava-se água, alimentos frescos e lenha. As doenças, ou causadas pela má alimentação ou tropicais, eram mal tratadas. A bordo não se podia adoecer. Foram muitos os que não regressaram, mas a maioria dos que voltavam tornava novamente a partir.

António Cardoso, "A vida nas caravelas", revista Descobrir (adaptado)

Como é que se vivia a bordo das caravelas?

A vida a bordo das caravelas era muito difícil. Geralmente, a tripulação contava com cerca de 20 a 30 pessoas. A maioria dos marinheiros não tinha onde dormir, nem roupa e calçado que os protegesse da chuva, do frio, do vento e do mar. As refeições eram feitas no convés usando lenha. Os alimentos eram poucos e muito controlados para que não acabassem durante a viagem. Destacam-se o biscoito (pão muito cozido), a carne salgada, o peixe seco, o vinho, o azeite, a farinha, o sal, o mel e os frutos secos. A água, essencial à vida, tinha de ser poupada e, em climas muito quentes, ficava imprópria para beber. Então, era necessário encontrar terra para se abastecerem de água.

Como é que se vivia a bordo das caravelas?

A higiene era pouca e os marinheiros conviviam com muitos ratos que lhes transmitiam algumas doenças. A falta de alimentos frescos, os acidentes e as doenças, como por exemplo o escoburto provocado pela falta de vitamina C, causavam muitas mortes. Os poucos tempos livres da tripulação eram ocupados a pescar, em pequenas peças teatrais ou com jogos de cartas, dados e xadrez. Os marinheiros das caravelas estavam dependentes de si e do vento, que era o "motor" que fazia a caravela navegar.

A nau

As naus eram embarcações mais resistentes relativamente às caravelas. Tinham grande capacidade de carga (200 a 600 toneladas) e passaram a ser usadas em viagens muito longas, nos séculos XV e XVI, como as da Carreira da Índia. Podiam já ser armadas com canhões, o que era importante numa altura em que os outros povos queriam apoderar-se das riquezas de Portugal.

A nau

Como é que se vivia a bordo das naus?

Nas primeiras décadas do século XVI, na "Carreira da Índia", cada nau necessitava de uma tripulação com cerca de 100 homens. Além do capitão, do piloto, dos oficiais e dos restantes marinheiros, a tripulação era constituída por um barbeiro-cirurgião, um capelão e alguns soldados.A vida nas naus não era confortável e as viagens eram muito longas e perigosas. A alimentação era igual a que já se utilizava nas caravelas, mas cada vez mais racionada, já que não se sabia quanto tempo a viagem podia demorar...

Como é que se vivia a bordo das naus?

Havia falta de higiene. Os homens viviam juntamente com os animais , que eram transportados a bordo para alimentação da tripulação: galinhas, cabras, porcos... A mortalidade entre a tripulação era muito alta, devido a doenças, naufrágios, ataques de piratas e acidentes vários. A vida a bordo e a falta de preparação e motivação de alguns membros da tripulação provocavam motins e muitas situações de indisciplina.

As viagens da "Carreira da Índia"

Bom trabalho!