Want to make creations as awesome as this one?

Globalização económica

More creations to inspire you

A2 - ABENTEUER AUTOBAHN

Horizontal infographics

EUROPE PHYSICAL MAP

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

STEVE JOBS

Horizontal infographics

Transcript

A globalização da economia

Primórdios da globalização da economia

1450-1850

2.ª Etapa - Globalização industrial, imperialista e colonialista

2021 ...

1950-Atualidade

Revolução Industrial - 1760

1850-1950

1.ª Etapa - Globalização expansionista e mercantilista

Pandemia COVID19

Guerra Rússia-Ucrânia

Economias-mundo

Antes Séc. XV

Características:

  • existência de 5 economias-mundo autónomas – Europa, África, Índia, China e Américas;
  • separação das várias economias-mundo por grandes extensões de terra e mar, que limitam os contactos e o comércio;
  • conhecimento reduzido das outras economias-mundo, limitado a relatos incompletos de viajantes e a lendas.

3.ª Etapa - Globalização tecnológica, associativa e digital

Descoberta do Novo Mundo

Descoberta caminho marítimo Índia

Comércio Triangular

O Comércio Triangular do Atlântico é a expressão utilizada para designar um conjunto de relações comerciais dirigidas por países europeus entre as metrópoles e os vários domínios ultramarinos, de carácter transcontinental apoiado em três vértices geopolíticos e económicos: Europa, África e América (Norte, Centro e Sul), com relações secundárias com a Ásia e os seus produtos.

Revolução Francesa - 1789

I Guerra Mundial

II Guerra Mundial

Progresso das Telecomunicações e Transportes

CECA - CEE - UENAFTAMERCOSULASEANOPEPOMCInternet - década 60HTTPS - 1991WWW - 1992Alterações ClimáticasBREXIT

Crise energética

Tensões inflacionistas

Guerras / Revoluções

Grande Depressão 1929

Criação ONU - 1945

30.01.2022: O PS vence as legislativas com maioria absoluta, 41,6% e 117 deputados. 24.02.2022: Começa a invasão da Ucrânia pela Rússia, com a condenação generalizada dos países do Ocidente. ... ... ... ...

A globalização da economia

Adamastor

Mitologia

Luís de Camões no Canto V da epopeia portuguesa Os Lusíadas, como o gigante do Cabo das Tormentas, que afundava as naus. Como ele foi "jogado ao fundo dos mares", desfazia-se em lágrimas, as águas salgadas que banhavam a confluência dos oceanos Atlântico e Índico, e revoltava-se sob a forma de uma tempestade ameaçando a ruína daquele que tentasse dobrar o Cabo das Tormentas, os alegados domínios de Adamastor. O episódio do Adamastor representa, assim, em figuração grandiosa e comovente, as forças da natureza, a sua oposição à audácia dos navegadores portugueses comandados por Vasco da Gama e a predição da história trágico-marítima que se lhe seguiria.

intensificação das trocas culturais e comerciais entre os vários continentes, como resultado da abertura do caminho marítimo para a Índia e da descoberta do “Novo Mundo” pelos portugueses e espanhóis; estabelecimento de colónias ultramarinas pelos vários impérios coloniais europeus (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, etc.); prática do comércio triangular, entre as várias colónias e com a metrópole. A metrópole vende às colónias produtos europeus manufaturados. As colónias trocam, entre si e com metrópole, matérias-primas e escravos. Por exemplo: Lisboa (quinquilharias)  Angola (escravos)  Brasil (cana-de-açúcar)  Lisboa.

Caraterísticas do período

Caraterísticas do período

# industrialização progressiva dos países europeus impulsionada pelo uso da máquina a vapor; # implantação do capitalismo industrial, expresso pela forte componente industrial das atividades económicas e produtivas (produção em série, produção em massa, produção detida por privados, etc.); # aplicação do capitalismo financeiro, caracterizado pela participação ativa da banca na economia, através de investimentos diretos, ou de avultados empréstimos às empresas;

# adoção de teorias económicas liberais (laissez-faire – livre comércio externo, sem intervenção dos governos) inspiradas nas obras de economistas ingleses como David Ricardo e Adam Smith

Caraterísticas do período

# disseminação, no campo político e ideológico, dos valores das várias revoluções liberais do século XVIII, como a Revolução Francesa de 1789; # desmoronamento dos grandes impérios europeus como resultado das duas grandes guerras mundiais (1914-18 e 1939-45); # independência das colónias dos impérios europeus, de que resultam novas nações; # progressos nas telecomunicações (telégrafo e telefone) e nos transportes (aviação, comboio e barco a vapor) que aproximam as populações dos diferentes continentes.

# aparecimento de associações supranacionais (constituídas por várias nações) para proteção dos interesses económicos, culturais e geopolíticos comuns (ONU1, CECA2, MERCOSUL3, União Europeia, OTAN4, OPEP5, PALOP6, etc.); # abertura do mundo comunista soviético ao capitalismo ocidental, com a queda do Muro de Berlim (1989) e a dissolução da URSS7 (1991); # abertura da China comunista ao investimento capitalista e adoção do chamado "capitalismo selvagem”, que se caracteriza por uma rápida liberalização da economia cujas regras de mercado nem sempre são garantidas por parte dos governos; # generalização da informática, tendo-se tornado num dos suportes fundamentais para as atividades económicas;# acesso a comunicações quase instantâneas (telemóvel, internet, televisão); # aparecimento e difusão da internet e tecnologia digital que contribuem para tornar o mundo mais próximo; # o mundo torna-se uma "aldeia global" (Marshall McLuhan). Esta metáfora traduz a proximidade que existe entre os povos do mundo, proporcionada pela rapidez dos meios de comunicação e transportes.

Caraterísticas do período