Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

FITescola e Futsal

matildesilva131205

Created on May 15, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

FITescola

Aptidão Aeróbia, Aptidão Muscular e o IMC

ÍNDICE

Futsal : 1. Regras 2. Gestos de arbitagem 3. Webgrafia

FITescola :1. Introdução2. Teste do Vaivém 3. Teste de abdominais 4. Teste de flexões de braços 5. Teste de velocidade 6. Teste de impulsão horizontal 7. IMC

1. INTRODUÇÃO

Os testes do FITescola tem como objetivo avaliar a aptidão física e a atividade física de crianças e adolescentes. Para o efeito, engloba um conjunto de provas dividida em três áreas, a Aptidão Aeróbia, a Composição Corporal e a Aptidão Neuromuscular.

A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição, em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso também nos indica qual o intervalo de peso ideal que deve ter para garantir uma melhor qualidade de vida,

2. TESTE DO VAIVÉM

SAÚDE

O QUE É ?

EQUIPAMENTO

Durante a infância e a adolescência, uma eleveda adptidão aeróbia permite minimizar o risco de contrair doenças cardiometabólicas, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde, ao longo da vida.

Para a realizção deste teste é necessário: - Recinto, exterior ou interior, que permita delimitar um percurso de 20m - Cones, para delimitar o percurso - Fita métrica - Rádio/coluna de som com áudio do teste.

O teste de Vaivém, recomendado para avaliação da aptidão aeróbia, consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20m num ritmo pré-determinado.

3. TESTE DE ABDOMINAIS

O QUE É ?

EQUIPAMENTO

O material utilizado neste teste inclui: - Colchões de ginásio - Rádio/coluna de som com áudio do teste para a realização dos abdominais.

O teste de Abdominais consiste na realização do maior número de abdominais a um ritmo predefinido. Este teste pretende avaliar a força de resistência dos músculos da região abdominal.

SAÚDE

Na transição da infância para a adolescência, as melhorias da aptidão muscular relacionam-se com alterações positivas na densidade mineral óssea. Fortalecem a zona abdominal e contribuem para uma postura correta e um alinhamento eficaz da cintura pélvica. Deste modo promove a redução de dores na região lombar e minimiza o risco de doenças cardiometabólicas.

4. TESTE DE FLEXÕES DE BRAÇO

SAÚDE

O QUE É ?

Uma elevada aptidão muscular durante a infância e adolescência previne o risco de desenvolver doenças cardiometabólicas e tem consequências positivas na densidade mineral óssea.

O teste de Flexões de braços, que visa avaliar a resistência dos membros superiores, baseia-se na execução do maior número de flexões de braços (movimento de flexão dos braços e extensão dos antebraços), a uma velocidade pré-definida.

EQUIPAMENTO

Na realização do teste de flexões de braço é necessário: - Colchões de ginásio - Rádio/coluna de som com áudio do teste para a realização dos abdominais.

5. TESTE DE VELOCIADE

SAÚDE

O QUE É ?

EQUIPAMENTO

Como a velocidade é uma componente da aptidão neuromuscular, é utilizada como indicador da saúde do tecido ósseo. Adicionalmente a velocidade relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas.

Para realizar esta prova é necessário: - Recinto, exterior ou interior, que permita delimitar um percurso de 40m - Apito - Cronómetro

Para avaliar a capacidade de aceleração e a velocidade dos alunos, realiza-se o teste de velocidade. O aluno corre no menor tempo possível um percurso de 40m. Assim, avalia-se a velocidade de deslocamento, isto é, a capacidade máxima do aluno se deslocar de um ponto para outro.

6. TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL

EQUIPAMENTO

O QUE É ?

Para esta avaliação é preciso: - Superfície horizontal não escorregadia - Fita-cola - Fita métrica - Cones

O teste de Impulsão Horizontal, que avalia a força explosiva dos membros inferiores, resume-se em atingir a máxima distância num salto em comprimento a pés juntos.

SAÚDE

No período da infância e da adolescência, as melhorias da força explosiva também se relacionam com alterações positivas na densidade mineral óssea e contribuem para a prevenção de doenças cardiometabólicas.

7. IMC

O QUE É ?

O IMC é um parâmetro utilizado para avaliar se o peso está dentro do valor ideal para a altura. Isso significa que, a partir do resultado do IMC é possível saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado e também diagnosticar problemas de saúde como obesidade ou desnutrição.

COMO É CALCULADO ?

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura). O resultado de IMC é dado em kg/m2.

7. IMC

PORQUE É IMPORTANTE ?

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença. No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado. Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura.

FUTSAL

REGRAS E GESTOS DE ARBITAGEM

1. REGRAS DO FUTSAL

EQUIPA

A equipa é composta por 14 jogadores, cinco titulares e nove suplentes.

SUBSTITUIÇÕES

As substituições são ilimitadas e podem ser feitas a qualquer momento durante o encontro, desde que um jogador não entre em campo antes do colega de equipa sair. As trocas só podem ser realizadas na zona marcada em frente a cada um dos bancos. Os jogadores podem ser substituídos individualmente ou em bloco.

1. REGRAS DO FUTSAL

DURAÇÃO DO JOGO

CARTÕES

Um jogo tem duas partes de 20 minutos, com o cronometrista a parar o relógio sempre que o árbitro apita. Se após a segunda parte terminar o jogo estiver empatado, é disputado um prolongamento com duas partes de cinco minutos sem intervalo. Se, ainda assim, o resultado mantiver igual, terá lugar um desempate por grandes penalidades. Os treinadores podem pedir uma paragem técnica de 60 segundos durante cada parte, mas não há descontos de tempo no prolongamento.

Os jogadores são expulsos com dois cartões amarelos ou um vermelho direto, não podendo regressar ao jogo. Depois de cada expulsão, a equipa fica com menos um jogador durante dois minutos, a menos que sofra um golo nesse período, nesse caso volta imediatamente a ficar completa. No entanto, o jogador que foi expulso não pode voltar a ser utilizado

1. REGRAS DO FUTSAL

FALTAS

As faltas e as grandes penalidades têm regras semelhantes às do futebol. No entanto, sempre que uma equipa atinge as cinco faltas numa parte, por cada infração seguinte, o adversário tem direito a um livre de dez metros sem barreira (muitas vezes conhecido como livre direto). Se a falta for cometida numa zona mais próxima da baliza, o livre pode ser marcado onde a falta ocorreu. A contagem das faltas é limpa ao intervalo, mas isso não acontece antes do prolongamento, mantendo-se as faltas acumuladas na segunda parte.

SUSPENSÕES

Um jogador que seja expulso fica automaticamente suspenso para o jogo seguinte. Os cartões amarelos que não tenham resultado numa suspensão são limpos após os quartos-de-final. Um jogador é automaticamente suspenso para o desafio seguinte se vir dois cartões amarelos em dois jogos diferentes,

1. REGRAS DO FUTSAL

GUARDA-REDES AVANÇADO

Um jogador de campo pode entrar para o lugar do guarda-redes, mas o árbitro tem de assegurar que o chamado guarda-redes avançado usa uma camisola de guarda-redes com o seu número e que todos os guarda-redes avançados da equipa utilizam todos a mesma cor (um equipamento que terá de ser diferente do dos guarda-redes e dos jogadores de campo).

ÁREA

Os jogadores podem entrar na área e os guarda-redes pode sair dessa zona, mas estes não podem voltar a tocar na bola até que ela tenha passado para o meio-campo adversário ou tocado num rival. As reposições de bola têm de ser feitas com a mão.

1. REGRAS DO FUTSAL

REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO

REGRA DOS QUATROSEGUNDOS

Na reposição de bola em jogo, marcação de livres, reposição do guarda-redes e pontapés de canto, o jogador na posse da bola tem quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar. Se o jogo não for reiniciado dentro de quatro segundos, será atribuído um livre indirecto à equipa adversária. O guarda-redes não pode ter a bola controlada na sua área durante mais de quatro segundos.

A bola é reposta em jogo com o pé se tocar nas linhas laterais (mas não a linha de golo) ou sempre que toca no tecto. Não podem ser marcados golos directamente a partir de uma reposicão.

2. GESTOS DE ARBITRAGEM

PONTAPÉ LIVRE DIRETO / PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE
INÍCIO / RECOMEÇO DO JOGO
PONTAPÉ DA LINHA LATERAL

2. GESTOS ARBITAGEM

CONTAGEM DOS QUATRO SEGUNDOS
PONTAPÉ DE CANTO
QUINTA FALTA ACUMULADA
LANÇAMENTO DE BALIZA
TEMPO MORTO

2. GESTOS DE ARBITRAGEM

ADVERTÊNCIA (CARTÃO AMARELO)
ADVERTÊNCIA (CARTÃO VERMELHO)
VANTAGEM APÓS FALTA ACUMULADA

3. WEBGRAFIA

https://sites.google.com/site/omundodofutsal/sinaletica-dos-arbitroshttps://fitescola.dge.mec.pt/detalhesTeste.aspx?id=2 https://fitescola.dge.mec.pt/detalhesTeste.aspx?id=7 https://knoow.net/desporto/futebol/regras-do-futsal/ https://www.calculoimc.com.br/

FIM

Trabalho realizado por:Lucas Nº 13 Matilde Berrucho Nº 17 Miguel Gatinho Nº 23 Patrícia Pereira Nº 24