Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
CLUBE DE LEITURA 2022/2024
Salta Letrinhas
Created on April 25, 2022
Neste documento estão disponibilizados os materias utilizados nas sessões de motivação do Clube de Leitura - informações sobre os autores e sobre as obras propostas para leitura pelos alunos.
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Clica para iniciar!
O Clube dos Cientistas Alerta no Mar Maria Francisca Macedo
Bicho em Perigo Maria Teresa Maia Gonzalez
A Caixa da Gratidão Margarida Fonseca Santos
Eu, Pedro Palito Maria Teresa Maia Gonzalez
A Bruxa Esbrenhuxa Margarida Castel-Branco
Posso juntar-me ao Clube? John Kelly
Uma corrida de vassouras Nicha Alvim
Tita e Trevo Megan Rix
O Ovo Bom Jory John
AVANÇAR
Graças e desgraças da corte de el-rei Tadinho Alice Vieira
Histórias do tempo vai tempo vem. Maria Alberta Meneres
A Aldeia das Flores António Mota
Rãs, Príncipes e Feiticeiros Ana Maria Magalhães Isabel Alçada
VOLTAR
O Tubarão na Banheira David Machado
A Cidade dos Cães e Outras Histórias Luísa Ducla Soares
Confia na Mudança Margarida Fonseca Santos
As andanças do Senhor Fortes António Mota
Mistério na Biblioteca Enid Blyton
AVANÇAR
O Prémio Desaparecido Enid Blyton
VOLTAR
A Aldeia da Flores
Autor: António Mota
A Aldeia das Flores é uma aldeia tranquila, o dia-a-dia sereno das gentes, a vida ao ritmo das estações do ano... A harmonia é perfeita. Mas a instalação de uma fábrica, nas imediações, vem alterar por completo a paz do lugar . A poluição chega à aldeia e o ambiente nunca mais é o mesmo.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
As andanças do Senhor Fortes
Autor: António Mota
O Sr. Fortes vive numa cidade, é um comerciante de coisas finas, delicadas, que transportava na sua mala. Um dia mete-se numa camioneta e parte com a sua mala, recheada de mercadorias, à procura de uma vida melhor. Na aldeia de Loivos, encontra o pastor Arnaldo e a cabra Ricardina. Ali nasce uma profunda amizade que os leva a uma extraordinária aventura.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
O Tubarão na Banheira
Autor: David Machado
O avô partiu os óculos e não vê um palmo à frente do nariz. Mesmo assim, compromete-se a levar o neto a pescar um peixe que possa fazer companhia ao pobre peixinho que vive no aquário que encontraram no sótão. E, quando a linha começa a puxar, têm os dois de fazer muita força para tirar o peixe da água. Mas não é, afinal, um peixe qualquer... É um tubarão, só que o avô, sem óculos, não percebe bem o que está a levar para casa. Quando lá chegam, claro que o tubarão não cabe no aquário e tem de ir para a banheira. Mas como é que as pessoas todas da casa vão reagir quando forem tomar banho? O menino que conta a história - o mesmo que pescou o tubarão - tem um caderno de palavras difíceis no qual descreve todas essas reações. Um livro que recebeu vários prémios de um autor e um ilustrador extremamente conceituados. Este livro recebeu o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores/RTP 2010.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
A Cidade dos Cães e Outras Histórias
Autor: Luísa Ducla Soares
Gostas de histórias de animais? Neste livro, Luísa Ducla Soares apresenta nove contos em que os bichos são os grandes heróis. Vais conhecer a bem organizada cidade dos cães, as aventuras de uma mosca atrevida, de um coelhinho saltão, de um macaco e de outros habitantes da horta, da selva, do mar. Nove contos originais e divertidos, mas que fazem pensar.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Confia na Mudança
Autor: Margarida Fonseca Santos
Carolina vive agora no campo, na Lapa do Lobo. Depois do confinamento imposto pela pandemia, os pais decidiram trocar a vida demasiado complicada da cidade por uma outra realidade. O grande desafio é a nova escola, mas depressa encontra um grupo de amigos que estão prontos para a acompanhar e há um projeto incrível para abraçar. Mas tudo se complica quando um professor substituto humilha alunos e tem um profundo desdém por esse projeto. Que fazer? Não vão restar dúvidas de que a união é que faz a força. Este livro faz parte da coleção: "A ESCOLHA É MINHA"
INFORMAÇÃO
BIOGRAFIA
VOLTAR
Mistério na Biblioteca
Autor: Enid Blyton
Os Cinco são o Júlio, o David, a Ana, a Zé e o Tim e há 70 anos que encantam os leitores com as suas aventuras. A Ana vê uma folha ser arrancada de um livro e Os Cinco decidem ir em busca do culpado. Mas primeiro precisam de fazer bolos e angariar dinheiro para a biblioteca local! Conseguirão os Cinco resolver o mistério e salvar a biblioteca?
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
O Prémio Desaparecido
Autor: Enid Blyton
Os Cinco são o Júlio, o David, a Ana, a Zé e o Tim e há 70 anos que encantam os leitores com as suas aventuras. Quando os Cinco vão à feira da vila, veem-se no meio de uma tempestade! Conseguirão eles encontrar o prémio do concurso de doces que desapareceu misteriosamente?
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Eu, Pedro Palito
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Neste primeiro volume, Pedro Brito (também conhecido por Palito) apresenta-nos as pessoas e os aspetos mais importantes da sua vida, bem como os principais traços da sua personalidade. Pedro é um rapaz de 11 anos que frequenta o 6. º ano numa escola atormentada pelas agressões constantes de um grupo temível a que ele chama Os Simonetos. Magro e franzino, mas muito corajoso, não se deixa intimidar facilmente e vai usando a sua inteligência para enfrentar as situações mais complicadas e resolver os problemas que vão surgindo. Felizmente, conta com a solidariedade dos seus melhores amigos, a Jô, o Jorge e a Ema, com quem descobre novas formas de olhar a vida e partilha muitos dos seus fracassos e vitórias.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Bicho em Perigo
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Cada animal tem as suas características próprias que, por vezes, muito se assemelham às dos seres humanos. A osga Pitosga quer ser jornalista, o carapau Nicolau deixou-se de aceleradelas e tornou-se bom condutor e o pinguim Joaquim é um grande comerciante... São 83 poemas que, com humor e o apoio de ilustrações, recriam tipos humanos bem conhecidos de todos nós.
BIOGRAFIA
VOLTAR
INFORMAÇÃO
O Cube dos Cientistas Alerta no Mar
Autora: Maria Francisca Macedo
Tudo começa quando o João, a Rita e os primos ouvem uma conversa telefónica muito estranha: uma mulher falava sobre barcos, jornalistas, raptos e... polícia! O assunto parece tão grave que vão contar ao Luís, que é detetive. Quando dão por si estão em alto mar, a ajudar a Polícia Marítima a investigar um perigoso bando de ladrões de corais vermelhos. Mas nem tudo corre bem... será o clube capaz de resolver mais um caso arriscado? Junta-te ao Clube dos Cientistas e vem descobrir o porquê do Alerta no Mar!
INFORMAÇÃO
BIOGRAFIA
VOLTAR
A CAIXA DA GRATIDÃO
Autora: Margarida Fonseca Santos
Que ideia era aquela? A professora Fátima estava sempre a inventar. Fazer voluntariado? Escrever uma mensagem a agradecer aos colegas um gesto, uma amabilidade, uma ajuda? Marco, para não variar, achava tudo aquilo um disparate.Sentada ao lado de Marco nas aulas, a Margarida foi descobrindo que havia fortes razões para o colega ser tão rebelde e provocador. Depressa percebeu que tinham de agir, a escola não podia abandonar o Marco. Marco, Margarida e todos os colegas envolvidos no plano do voluntariado viram as suas vidas ganhar um novo sentido. Derrubadas as resistências iniciais, a caixa da gratidão foi-se enchendo de mensagens.
INFORMAÇÃO
BIOGRAFIA
VOLTAR
TITA E TREVO
O mistério dos cãezinhos desaparecidos
Autora: Megan Rix
Uma menina que sonha ter um cãozinho. Um cãozinho que só quer voltar para casa. Um mistério patudo para resolver! Num dos seus passeios, a Tita vê um homem muito suspeito com uma carrinha cheia de cães. Com a pulga atrás da orelha, a Tita decide investigar.É então que um dos cãezinhos consegue escapar da carrinha e se esconde junto dela. A Tita leva-o para casa e partilha com os pais o que descobriu. Mas será que vai conseguir desmascarar aquele ladrão? E o cãozinho terá dono? É que não vai ser fácil deixá-lo ir embora...
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
O Ovo Bom
Autor: Jory John
O Ovo Bom tem sido bonzinho desde que se lembra. Enquanto os seus colegas de caixa se portam mal, o Ovo Bom faz sempre tudo certo, é gentil e amável. Aposto que estás a pensar, «quão bom pode ser um ovo»? Bem… Ele pode regar as tuas plantas. Pode trocar-te o pneu se tiveres um furo. Até te pode pintar a casa. Para qualquer coisa que precises, lá está ele! É verdade. É mesmo muito bom. Mas um dia começa a quebrar. Será da pressão de querer ser sempre perfeito?
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Posso juntar-me ao Clube?
Autor: John Kelly
O Pato quer juntar-se a um clube, para fazer novos amigos. Mas cada clube em que ele tenta entrar faz muitas exigências e ele não consegue rugir como um leão ou ter a memória de um elefante… resultado? «Candidatura recusada» é o que ele ouve a cada tentativa… O que poderá o pobre pato fazer?
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
A Bruxa Esbrenhuxa.
Autor: Margarida Castel-Branco Ilustradora: Carla Antunes
Sete contos, sete bruxas, sete aventuras com reis, sete princesas esbrenhuxas, sete bruxedos cruéis, sete fadas generosas, sete histórias fabulosas, quem lê uma, lê mais seis. Histórias originais e muito divertidas de bruxas, reis, rainhas e princesas, que nos fazem recordar as histórias tradicionais portuguesas. Coleção exemplar que reflete o dinamismo e a criatividade dos autores portugueses de Literatura Infantil.
BIOGRAFIA MARGARIDA CASTEL-BRANCO
BIOGRAFIA CARLA ANTUNES
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Uma corrida de vassouras.
Autor: Nicha Alvim
Era uma vez uma bruxa que tinha a mania das alturas. Não gostava nada de viver em cabanas ou cavernas e, por isso, escolheu um guindaste amarelinho e muito alto de onde podia ver tudo à sua volta.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Graças e desgraças da corte de el-rei Tadinho.
Autor: Alice Vieira
Este livro conta-nos a história de um rei de Portugal, mas não é um rei qualquer… El-Rei Tadinho, a sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças, ora do campo do quotidiano, ora do fantástico.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Rãs, Príncipes e Feiticeiros.
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
A tradição oral ganha forma escrita neste fantástico livro, composto por histórias tradicionais, lendas e contos dos oito países que, no mundo, falam a língua portuguesa, e por ilustrações magníficas.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
Histórias do tempo vai, tempo vem
Autora: Maria Alberta Meneres
Neste livro encontras 17 pequeníssimas histórias completas, ou seja, com princípio, meio e fim. Elas são o resultado de um exercício de escrita e de uma experiência do contar mais perto das coisas essenciais e simples do nosso dia a dia.
BIOGRAFIA
INFORMAÇÃO
VOLTAR
BIOGRAFIA
Maria Francisca Macedo
AVANÇAR
Maria Francisca Macedo nasceu em 1988. Sempre foi aventureira e curiosa. Desde pequena que é apaixonada por ciências, experiências e animais, mas também por histórias e mundos fantásticos. Seguiu o curso de Biologia, que era o que fazia mais sentido. Mas, quando percebeu que os verdadeiros apaixonados por experiências, perguntas e histórias eram as crianças, mudou de curso e tornou-se professora do Ensino Básico, em 2011.
BIOGRAFIA
Maria Francisca Macedo
AVANÇAR
No sentido de dar asas à sua imaginação, tem procurado cursos de escrita criativa, de ilustração e de literatura infantil. Para além de dar aulas, vai (sempre que lhe é pedido!) às escolas e bibliotecas encontrar-se com alunos e professores para fazer experiências e estimular a leitura, a ciência e a criatividade. Graças a este projeto, foi distinguida pelo Global Teacher Prize Portugal 2018, com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade Social.
BIOGRAFIA
Maria Francisca Macedo
AVANÇAR
Vários livros da coleção já fazem parte do Plano Nacional de Leitura e do catálogo LER+Ciência, numa parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA. Recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2019, de Literatura Infantil, pela obra Histórias de (En)contar de um Lobo que Não Gostava de Matemática (ed. Fábula).
BIOGRAFIA
Megan Rix
AVANÇAR
Megan Rix nasceu em Londres em 1962.A autora é vencedora de vários prémios. Megan Rix é mais conhecida pelos seus livros sobre cães, publicados pela Puffin. Ela é uma amante e defensora dos animais e seus dois cachorros, Traffy e Bella, inspiram sua escrita todos os dias.
BIOGRAFIA
Jory John
AVANÇAR
Jory John é um autor norte-americano, bestseller n.º 1 do New York Times e duplamente premiado com o E. B. White Read Aloud.É conhecido pelo seu humor negro e por retratar temas difíceis nos seus trabalhos. Os seus livros alcançaram o primeiro lugar dos livros mais vendidos do New York Times, tornando-se bestsellers imediatos.
BIOGRAFIA
John Kelly
AVANÇAR
John Robert Kelly é um ilustrador e designer britânico de livros infantis. Autor dos livros “O que fazer quando a tua casa é um Zoo” e “Chiu! Estou a ler”. Kelly também escreveu dois livros com sua esposa Cathy Tincknell. Nasceu a 8 de setembro de 1964 em Stockton-on-Tees, Reino Unido.
BIOGRAFIA
Margarida Castel-Branco
AVANÇAR
Nasceu em Macau em 1931 e faleceu em 2013. Viveu em Abrantes, onde casou com o conhecido arquiteto e urbanista Duarte Castel’ Branco. Foi orofessora do ensino secundário em Abrantes. Artista e intelectual de relevo, com um percurso premiado nas artes plásticas, foi autora de livros e outras publicações, sobretudo para o público infantil e juvenil.
BIOGRAFIA
Carla Antunes
AVANÇAR
Nasceu em abril de 1974 na cidade de Lisboa onde cresceu, estudou e criou raízes.Desde criança que foi transportada para o mundo fascinante dos livros de histórias ilustradas e, desde então, descobriu que o desenho e a pintura eram, além de uma paixão, uma parte de si. Fez do Alentejo a sua casa onde se dedica aos seus projetos, à editora “Luminaris”, que, entretanto, fundou. E em parceria com escolas e bibliotecas (sendo madrinha de três bibliotecas escolares) continua a promover o livro, a leitura e a ilustração – a sua maior paixão.
BIOGRAFIA
Carla Antunes
AVANÇAR
Adora ler, brincar dentro de água, cozinhar, tratar da horta, comer bombons em forma de coração e fazer bolinhas de sabão. Tornou-se ilustradora, porque não conseguiu ser fada.
BIOGRAFIA
Nicha Alvim
AVANÇAR
Nicha Alvim diz: “Aprendi a gostar de histórias com a minha mãe, mas foi o meu tio que me convenceu a inventá-las. O meu trabalho no Museu de Arte Antiga com crianças e também os meus filhos e netos ajudaram a manter a minha imaginação cada vez mais viva.”
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Nasci no dia 20 de Março de 1943 numa rua de Lisboa chamada Almirante Reis, mas saí de lá com 15 dias de idade… A casa onde eu nasci foi deitada abaixo, e é hoje uma enorme garagem. Vivi em muitas ruas diferentes, em muitas casas diferentes, mas sempre em Lisboa, que é a cidade mais bonita do mundo.
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Vivi em muitas ruas diferentes, em muitas casas diferentes, mas sempre em Lisboa, que é a cidade mais bonita do mundo.
Desde cedo que os meus brinquedos foram os lápis, as borrachas, os livros. Aprendi a ler e a escrever sozinha, era muito pequena. E os meus amigos eram as personagens que eu descobria nos livros que lia. Vivi em casas grandes, com grandes corredores escuros que rangiam pela noite dentro, e me faziam muito medo, e sem crianças da minha idade com quem brincar.
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Depois cresci e entrei para o Liceu Filipa de Lencastre, onde estudei do 1.º ao 7.º ano (então era assim que se dizia quando queríamos falar do que é hoje o 5.º e o 12.º ano). Gostava de português, mas gostava mais de inglês, de francês e de história. A matemática deu-me muitas dores de cabeça, confesso. Desde pequena que sempre disse “quando for grande quero ser jornalista” – e fui. Comecei cedo a escrever em jornais: Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias.
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Paralelamente fiz o curso de Filologia Germânica (que hoje se chama Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês e Alemão) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas nunca fui professora: o jornalismo tomou sempre o meu tempo todo. Casei (com um jornalista), tive dois filhos.
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Quando os meus filhos eram pequenos, pediram-me um dia que escrevesse uma história para eles: e assim nasceu, em 1979, a Rosa, Minha Irmã Rosa que, nesse ano, teve o Prémio de Literatura Juvenil do Ano Internacional da Criança. A partir daí não tive um minuto de sossego, com o jornal todos os dias (trabalhava então no Diário de Notícias), e as constantes idas a escolas e bibliotecas, e os livros para escrever. Até que em 1990 tive de optar: e então optei pela literatura. Não me desliguei do jornalismo (quem é jornalista por paixão é jornalista sempre), mas agora já não vou todos os dias ao jornal.
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
E continuo a escrever livros e a ir a escolas. Vou muitas vezes ao estrangeiro – sobretudo à Alemanha, Espanha, França e Suiça – porque os meus livros estão traduzidos em várias línguas, e as escolas desses países também me convidam. Também vou muito a Inglaterra, mas é porque o meu filho (professor de matemática) e os meus três netos vivem aí…
BIOGRAFIA
Alice Vieira
AVANÇAR
Já publiquei cerca de 40 livros. A maior parte deles são dirigidos a jovens – mas também tenho uma colecção para os mais pequenos de histórias tradicionais portuguesas. No entanto, o que eu gosto mais de escrever é romance. Como, por exemplo, Os Olhos de Ana Marta, Caderno de Agosto, A Lua Não Está à Venda, Se Perguntarem Por Mim Digam Que Voei, Um Fio de Fumo nos Confins do Mar, etc.
Fonte de imagens e informação:https://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/ammia.html
BIOGRAFIA
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
AVANÇAR
Nascemos em Lisboa na Primavera, somos irmãs mais velhas e pertencemos a famílias enormes. Crescemos num ambiente alegre e estimulante. Sempre gostámos de ler e em pequenas já inventávamos e escrevíamos histórias. Divertimo-nos e viajámos imenso na juventude. Adoramos dançar.
BIOGRAFIA
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
AVANÇAR
Tivemos muitos namorados. Tirámos o curso de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa e sempre fomos boas alunas. Fizemos estágio para professoras de Português e História do 2.º ciclo na mesma escola.
BIOGRAFIA
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
AVANÇAR
Começámos a escrever livros juntas em 1982 com um ritmo de trabalho alucinante.Somos casadas com homens do Porto. Visitámos países de quatro continentes para conhecer os sítios das nossas histórias.
Maria Alberta Meneres
AVANÇAR
BIOGRAFIA
Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, em 25 de agosto de 1930. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário. De 1974 a 1986, foi Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas. Foi a criadora do conceito e responsável pelo nome do "Pirilampo Mágico", campanha solidária que dura até hoje.
Maria Alberta Meneres
AVANÇAR
BIOGRAFIA
Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, com merecido destaque para Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos. Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 2010, foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador. Faleceu em Lisboa, a 15 de abril de 2019, com 88 anos de idade.
António Mota
AVANÇAR
BIOGRAFIA
António Mota nasceu em 1957, em Vilarelho, Ovil, no concelho de Baião, no distrito do Porto, onde continua a viver. Professor do Ensino Básico aposentado, publicou manuais escolares e é, com frequência, convidado a visitar Escolas Básicas, Secundárias e Bibliotecas Públicas em diversas localidades do país. Autor com muitas dezenas de títulos, regularmente publicados, a sua estreia literária foi a "A Aldeia das Flores" em 1979.
David Machado
AVANÇAR
BIOGRAFIA
David Machado nasceu em 1978, tirou uma Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa), trabalhou durante um ano no Instituto Nacional de Estatística. Desempregado, passou a dedicar-se a tempo inteiro à escrita. Começou por publicar contos no suplemento «DN Jovem» do Diário de Notícias. Alguns dos seus livros foram recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e tem participado com regularidade em encontros sobre literatura em escolas e bibliotecas.
Luísa Ducla Soares
AVANÇAR
BIOGRAFIA
Luísa Ducla Soares nasceu em 1939, é uma das mais relevantes escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil, em prosa e poesia, tendo publicado até agora 190 obras, algumas galardoadas e traduzidas. O humor, aliado à fantasia e ao non-sense, constitui uma das marcas distintivas da autora. Ao longo do seu percurso profissional foi tradutora, colaborou com vários jornais e revistas e escreveu guiões para séries televisivas. Trabalhou 30 anos na Biblioteca Nacional, sendo responsável pela Área de Pesquisa e Informação Bibliográfica. Ciente da importância do contacto direto com o público mais jovem na promoção da leitura, participou em projetos de divulgação e animação cultural em escolas e bibliotecas elaborando igualmente diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional.
Eu, Pedro Palito
VOLTAR
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
VATICANO
PABLO PICASSO
Bicho em Perigo
VOLTAR
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
ESPONJA MARINHA
CHAMARIZ
ÁGUIA IMPERIAL
ESCREVEDEIRA AMARELA
GUARDA RIOS
O Clube dos Cientistas Alerta no Mar
VOLTAR
Autora: Maria Francisca Macedo
CORAL VERMELHO INFORMAÇÃO
A CAIXA DA GRATIDÃO
Autora: Margarida Fonseca Santos
GRATIDÃO - Definição
1. Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor. = RECONHECIMENTO-
2. Qualidade do que é grato.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], [consultado em 12-01-2023].
AVANÇAR
A CAIXA DA GRATIDÃO
VOLTAR
Autora: Margarida Fonseca Santos
O Livro da Gratidão de Todd Parr
AVANÇAR
TITA E TREVO
O mistério dos cãezinhos desaparecidos
Autora: Megan Rix
Uma aventura divertida e inclusiva, com uma dupla que nos vai dar uma grande lição de amizade, bondade e persistência.
AVANÇAR
O Ovo Bom
Autor: Jory John
Uma história maravilhosa que nos lembra da importância de manter o equilíbrio, de cuidarmos de nós e de aceitarmos integralmente aqueles que amamos (mesmo os seus defeitos). Para seres feliz, não precisas de ser perfeito.
Semelhante: Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares
AVANÇAR
Posso juntar-me ao Clube?
Autor: John Kelly
Uma história sobre amizade, diferença, tolerância e um clube onde todos podem entrar!
Definição de “Clube”
1. Sociedade desportiva, recreativa ou cultural, ou de outra natureza.2. Associação de pessoas para um fim comum ou com um interesse partilhado. 3. Associação política.
AVANÇAR
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], [consultado em 12-01-2023].
A Bruxa Esbrenhuxa
Autora: Margarida Castel-Branco Ilustradora: Carla Antunes
Outros títulos desta coleção:
AVANÇAR
A Bruxa Esbrenhuxa
Autora: Margarida Castel-Branco Ilustradora: Carla Antunes
Uma canção de bruxas!
AVANÇAR
Uma corrida de vassouras
Autora: Nicha Alvim
Pequeno vídeo sobre o Museu de Arte Antiga
AVANÇAR
Graças e desgraças da corte de el-rei Tadinho.
Autora: Alice Vieira
É impossível não achar graça a esta história fantasticamente escrita por Alice Vieira. Uma história divertida, com muita, muita imaginação!
Ensaio da peça de teatro “Graças e desgraças da corte de el-rei Tadinho”
AVANÇAR
Rãs, Príncipes e Feiticeiros.
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
AVANÇAR
Histórias do tempo vai, tempo vem.
Autora: Maria Alberta Meneres
...
AVANÇAR
A Aldeia das Flores
Autor: António Mota
...
AVANÇAR
As andanças do Senhor Fortes
Autor: António Mota
...
AVANÇAR
O Tubarão na Banheira
Autor: David Machado
AVANÇAR
A Cidade dos Cães e Outras Histórias
Autor: Luísa Ducla Soares
AVANÇAR
Confia na Mudança
Autor: Margarida Fonseca Santos
AVANÇAR
Os mini-Cinco - Mistério na Biblioteca
Autor: Enid Blyton
AVANÇAR
Os mini-Cinco - O Prémio Desaparecido
Autor: Enid Blyton
AVANÇAR
Enid Blyton - BIOGRAFIA
Uma das autoras de literatura infantil e juvenis mais célebres mundialmente, nasceu em Londres, no Reino Unido em 11 de agosto de 1897 e faleceu a 28 de novembro de 1968. Enid Blyton estudou para ser professora primária, em Ipswish High School. Mais tarde, apercebeu-se que ser professora não era a sua vocação, por isso começou a escrever. Mas como no início teve dificuldades em encontrar uma editora, não deixou de ser professora (...) É autora de mais de seiscentos, escreveu sobre todos os temas: mistérios, o dia a dia na escola, as peripécias que acontecem nas férias de verão e do Natal, fantasias sobre criaturas imaginárias e outras com animais. Algumas das histórias preferidas dos leitores relatam as aventuras das Gémeas, da Rapariga Rebelde, do Noddy, dos Sete e dos Cinco – a emblemática coleção que serviu de inspiração para esta nova geração de aventureiros, Os Novos Cinco.
Margarida Fonseca Santos - BIOGRAFIA
Crescer é um desafio enorme. Às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir.“A Escolha É Minha” é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.Esta coleção juvenil tem como lema: «Nem sempre podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos sempre escolher como vamos reagir ao que acontece!»
Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. Em 2005 deixa o ensino da música, passando a dinamizar oficinas de escrita criativa e formação de professores.Em destaque temos a sua coleção «A Escolha É Minha», com os primeiros dois títulos já incluídos no Plano Nacional de Leitura.
Crescer é um desafio enorme. Às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir.“A Escolha É Minha” é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.Esta coleção juvenil tem como lema: «Nem sempre podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos sempre escolher como vamos reagir ao que acontece!»
Maria Teresa Maia Gonzalez - BIOGRAFIA
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa. Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora.
Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.
Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 (estas duas últimas nomeações foram feitas pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma). Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017. Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Margarida Fonseca Santos - BIOGRAFIA
Crescer é um desafio enorme. Às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir.“A Escolha É Minha” é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.Esta coleção juvenil tem como lema: «Nem sempre podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos sempre escolher como vamos reagir ao que acontece!»
Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. Em 2005 deixa o ensino da música, passando a dinamizar oficinas de escrita criativa e formação de professores.Em destaque temos a sua coleção «A Escolha É Minha», com os primeiros dois títulos já incluídos no Plano Nacional de Leitura.
Crescer é um desafio enorme. Às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir.“A Escolha É Minha” é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.Esta coleção juvenil tem como lema: «Nem sempre podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos sempre escolher como vamos reagir ao que acontece!»
Maria Teresa Maia Gonzalez - BIOGRAFIA
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa. Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora.
Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.
Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 (estas duas últimas nomeações foram feitas pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma). Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017. Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Enid Blyton - BIOGRAFIA
Uma das autoras de literatura infantil e juvenis mais célebres mundialmente, nasceu em Londres, no Reino Unido em 11 de agosto de 1897 e faleceu a 28 de novembro de 1968. Enid Blyton estudou para ser professora primária, em Ipswish High School. Mais tarde, apercebeu-se que ser professora não era a sua vocação, por isso começou a escrever. Mas como no início teve dificuldades em encontrar uma editora, não deixou de ser professora (...) É autora de mais de seiscentos, escreveu sobre todos os temas: mistérios, o dia a dia na escola, as peripécias que acontecem nas férias de verão e do Natal, fantasias sobre criaturas imaginárias e outras com animais. Algumas das histórias preferidas dos leitores relatam as aventuras das Gémeas, da Rapariga Rebelde, do Noddy, dos Sete e dos Cinco – a emblemática coleção que serviu de inspiração para esta nova geração de aventureiros, Os Novos Cinco.