Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Slides Farroupilha

Alessandra Miranda

Created on April 4, 2022

Farroupilha.

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

farroupilha

2° EM B

Introdução

A farroupilha foi a última inssureição e regencial contida e guerra cívil mais duradora do Brasil;

Iniciou no dia 20 de setembro de 1835 no Período Regencial quando o país era comandado pelo Regente Feijó;

Terminou em 1° de março de 1845 com o Tratado de Ponche Verde

Por que a revoulação se chama farroupilha?

Os revolucionários que apoiavam a causa utilizavam um pedaço de pano vermelho em uma das partes da vestimenta para demonstrar o apoio à causa. Foi exatamente por essa característica que o conflito recebeu o nome de Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Principais Causas

Aumento de impostos

Mercadorias vindas do Rio Grande do Sul, com destaque para o charque

Má distribuição do Charque

Fez com que o produto de países como Argentina e Uruguai levasse vantagem no mercado brasileiro

Falta de autonomia da província

Os revoluncionários não queriam que os presidentes da província fossem nomeados pelo governo

Influências

Principalmente das ideias liberais

Adotar uma política liberal com mais autonomia para o Rio Grande do Sul, mas já que suas reivindicações não foram atendidas, a revolta se iniciou.

Principal objetivo

1. General Bento Gonçalves

7. Coronel Corte Real

Líderes

8. Coronel Joaquim Teixeira Nunes

2. General Antônio de Souza Netto

9. Coronel Domingos de Almeida

3. Coronel Onofre Pires

4. Coronel Manoel Lucas de Oliveira

10. General Mariano de Matos

5. Deputado Vicente da Fontoura

11. General Gomes Jardim

6. General David Canabarro

Acontecimentos

A Guerra foi liderada pela Elite Estancieira Gaúcha que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta;

Observação: - Com o bom êxito da Batalha do Seival, houve a Proclamação da República Rio-Grandense e, mesmo Bento Gonçalves na prisão, o tornaram presidente.

ILiderados pelo militar Bento Gonçalves, a revolta iniciou-se com a invasão e a conquista de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) em setembro de 1835, porém o líder acabou sendo preso na revolta;

Liderados por Antônio Souza Neto., em 1836 houve uma grande batalha em Bagé, chamada de Batalha do Seival, sendo ela um dos maiores trunfos dos farroupilhas.

Desfecho

1842

Duque de Caxias foi nomeado para acabar com o movimento, tendo mais apoiadores que os da farroupilha

1845

Os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e, assinado por Gomes Jardim, e a Guerra dos Farrapos terminou

Exigências do Tratado:

• libertação dos escravos que lutaram ao lado farrapos; • adesão dos rebeldes ao Exército Imperial com as mesmas patentes; • devolução das propriedades tomadas dos farrapos durante a luta;

E esse acordo ficou conhecido com Tratado de Ponche Verde, que foi bem vantajoso para os farroupilhas, porém as questões não atendidas foram a liberdade dos escravos e a nomeação do presidente da província seria feita pelos próprios gaúchos, mas conseguiram maior taxação do charque estrangeiro e a garantia de que eles não seriam processados

A) Foi uma revolução que teve seu início em Santa Catarina e se propagou para o Rio Grande do Sul.B) Teve como grande mentor Duque de Caxias. C) Caracterizou-se apenas como um movimento separatista sem outros fins. D) Foi um movimento revolucionário que visava a opor-se ao governo Central (monárquico) devido ao descaso com que se tratava a região Sul. Fundaram a República Piratini no Rio Grande do Sul e a República Juliana em Santa Catarina com fins separatistas, consagrando Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Davi Canabarro, entre outros, como líderes da Revolução. E) Uma revolução que buscava subsídio do governo para o café que estava com o preço baixo.

Questão 1.

(Univali-SC) Revolução Farroupilha: Um acontecimento marcante no Sul do Brasil envol­veu sobretudo os estados do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina, teve abrangência nacional e ficou conhecido como Revolução Farroupilha. Sobre este assunto, é correto afirmar:

Explicação

Alternativa correta

A) A revolução iniciou-se no Rio Grande do Sul e posteriormente se propagou para Santa Catarina. B) Duque de Caxias havia sido nomeado para acabar as revoltas que ocorriam no sul, não foi o mentor das revoltas. C) Não foi um movimento separatista, apresentando fins como a luta do aumento de impostos sobre o charque. E) O fator principal que causou a revolução não está relacionado com os baixos preços do Café, e sim com os elavados impostos cobrados pelo charque.

D) Foi um movimento revolucionário que visava a opor-se ao governo Central (monárquico) devido ao descaso com que se tratava a região Sul. Fundaram a República Piratini no Rio Grande do Sul e a República Juliana em Santa Catarina com fins separatistas, consagrando Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Davi Canabarro, entre outros, como líderes da Revolução.

A) A província do Rio Grande do Sul possuía uma identidade forte, marcada pela situação de fronteira que a caracterizava. Situada no interregno entre a América portuguesa e a América espanhola, suas elites recebiam influências culturais e educacionais de ambas as partes do mundo ibérico. B) Ao longo da Revolução Farroupilha, o Rio Grande do Sul tornou-se uma economia diversificada, que incluía a produção do açúcar e do café. C) O movimento farroupilha não teve, em seu início, caráter separatista ou republicano. Tratava-se, antes, de uma tentativa de estabelecer relações com o governo do Rio de Janeiro em termos fe­derativos. À medida que este se recusou a aceitar tais termos, radicalizou-se o movimento gaúcho em direção ao separatismo e à formação de uma república independente. D) O “Direito das Gentes”, conjunto de idéias refe­rentes à autodeterminação dos povos, foi um dos pilares intelectuais da Revolução Farroupilha. Esse conjunto de idéias foi disseminado sobretudo a partir das ligações das elites estancieiras com os meios intelectuais platinos. E) Coube ao então Barão de Caxias a chefia das forças de repressão ao movimento gaúcho, no início da década de 1840.

Questão 2.

(UFPR) Ao longo do período de formação do Estado e da nação no Brasil, a Revolução Farroupilha foi, sem dúvida, a mais duradoura das manifestações contrárias ao governo imperial sediado no Rio de Janeiro. Ela durou 10 anos (1835-1 845) e, durante esse tempo, revelou várias particularidades da província do Rio Grande do Sul – as quais explicam, em parte, a longa duração do conflito. Sobre a Revolução Farroupilha e a sociedade e economia gaúchas, é incorreto afirmar:

Explicação

Alternativa INcorreta

Alternativa B está incorreta, durante a Revolução Farroupilha a ecconomia do Rio Grande do Sul não incluia a produção do açúcar e do café.

B) Ao longo da Revolução Farroupilha, o Rio Grande do Sul tornou-se uma economia diversificada, que incluía a produção do açúcar e do café

Obrigada!

Alessandra Miranda n°1 Laura Gonçalves n°14 Pedro Gomes n°20 Samara Leiko n°22